Valor: 4,00 2º Trimestre 2014



Baixar 77.4 Kb.
Encontro29.10.2019
Tamanho77.4 Kb.

1ª Avaliação de HISTORIA

Prof: MASSAO HITO

3ª Série EM

Valor:

4,00

2º Trimestre 2014

Nome:

Nº:


1) No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de teologia da Universidadede Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses. (Baseado em Elton, G.R., "Historia de Europa", México, Siglo Veintiuno, 1974, p.2.) 


a) Cite duas práticas adotadas pela igreja católica condenadas por Lutero. 

Venda das Indulgências, Simonias e o Nicolaísmo.

b) Por que se considera que esse processo histórico acabou facilitando o desenvolvimento do capitalismo?



A Reforma Protestante traz em si, os germes do capitalismo, uma vez que deixa de combater a riqueza e passa a valorizar o trabalho, a vida regrada e a poupança como valores a serem seguidos.
2) "Arrancada a confissão do réu, os inquisidores proferiam a sentença em uma sessão pública denominada sermão geral. As sentenças previam três tipos básicos de penas: confiscação de bens, prisão e morte. A maioria dos condenados à morte eram queimados vivos numa grande fogueira. Somente a alguns permitia-se o estrangulamento antes de serem lançados ao fogo." COTRIM, Gilberto. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. O texto didático faz uma análise das ações do Tribunal da Inquisição.

a) Em que contexto histórico surgiram os Tribunais da Santa Inquisição?



Os Tribunais da Santa Inquisição surgiram no contexto da Reforma Católica, ou contrarreforma.
b) Qual a finalidade destes tribunais?

visavam combater as heresias e críticos da Igreja Católica.


3) "A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A Fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções da nobreza territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora." SKOCPOL Theda. "Estados e Revoluções Sociais". Lisboa, Editorial Presença, 1985. p. 62. O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta. 


a) Cite duas características do Absolutismo. 

A vontade do Rei era lei; concentração total do poder nas mãos do rei; o poder do rei era divino.

b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.



O rei Luis XIV da França ficou conhecido pela célebre frase L’Etat c’est moi, que significa O Estado Sou Eu. Seu reinado ficou caracterizado como apogeu do absolutismo francês.
4) A REVOLUÇÃO GLORIOSA, ocorrida na Inglaterra entre 1688 e 1689, interrompeu o reinado de Jaime II e colocou no trono inglês um príncipe de Holanda, Guilherme de Orange. Entre os fatores que levaram à revolução estão as lutas entre o poder real e o parlamento, a necessidade de superação do absolutismo e lutas religiosas.

Aponte:


a) Que relação esta revolução tem com o crescimento da burguesia inglesa?

Após as Revoluções Inglesas (Puritana e Gloriosa), a burguesia ascende ao poder implementando o Parlamentarismo. Dessa forma, a burguesia passa a construir o Estado de tal forma que atenda suas necessidades de acumulação de capital, criando a infraestrutura necessária ao seu enriquecimento.
b) Quais os principais reflexos da REVOLUÇÃO GLORIOSA em termos de transformação política e econômica da Inglaterra.

Após a Revolução Gloriosa, a burguesia implementa uma revolução na estrutura política, criando o Parlamento onde se fez representar; construiu o Banco da Inglaterra, prá fomentar o desenvolvimento capitalista, investindo pesado na criação da infraestrutura que facilitasse a produção e comercialização de mercadorias.

A folha de resposta é um documento do aluno, portanto este deve se responsabilizar pela mesma.



Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal