Usos do qim na sala de aula: cofre de atividades Natália Lopes



Baixar 6.15 Mb.
Página1/23
Encontro17.03.2020
Tamanho6.15 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23

Usos do QIM na sala de aula: cofre de atividades
Natália Lopes - natamlopes@hotmail.com

Centro de Investigação do IF da Universidade do Porto (Portugal)



Resumo
São inúmeras as mudanças que, um pouco por todo o lado, atravessam e pressionam o Ensino neste início do século XXI e, o futuro da Educação depende, assim, do ritmo de inovação que conseguirmos imprimir, do conhecimento que soubermos incorporar, dos resultados que formos obtendo, da possibilidade de mobilizar professores e alunos, de forma continuada, para uma nova cultura e ética de educação. Nesse sentido, a educação precisa de uma escola inovadora, sensível aos interesses dos alunos e aberta a um futuro não hipotecado.

É diante deste contexto de modernização tecnológica da escola portuguesa que surge o Quadro Interativo Multimédia (QIM), como mais um recurso didático que busca no contexto da sala de aula, pelo seu caráter motivador e simplicidade de utilização, constituir-se como resposta a algumas das dificuldades, dos problemas e desafios que se fazem sentir na educação.

Por isso, o espírito deste artigo, é mostrar as vantagens e desvantagens da utilização do QIM na sua integração em contextos educativos, princípios de funcionamento /funcionalidades das ferramentas, conselhos úteis de implementação e mandamentos para uso.

Sem certezas definitivas, mas esperançados no futuro, apresentamos também uma série de atividades para o uso do QIM, criadas durante a formação que ministramos na nossa investigação, pois estamos convictos de que é partilhando as nossas experiências que aprendemos. Através delas os professores poderão criar as suas próprias atividades usando o QIM.


Palavras-chave: Quadro Interativo Multimédia, Boas Práticas, Interatividade, Motivação, TIC.


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal