Universidade do estado da bahia uneb departamento de ciências humanas e tecnologias dcht



Baixar 32.42 Kb.
Página1/3
Encontro03.08.2022
Tamanho32.42 Kb.
#24443
  1   2   3
PAULO FREIRE



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS - DCHT
Campus XVI – Irecê / BA
Licenciatura em Pedagogia
Giselly Oliveira Figueiredo Soares

PAULO FREIRE: PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Considerado como o patrono da educação brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em Recife – Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921, filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire, foi um importe educador e filósofo brasileiro, contribuindo para a educação não só no Brasil, mas também em todo o mundo.


Indicado ao Premio Nobel da Paz em 1995, recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira em 2012, é ainda, o brasileiro mais homenageado com títulos de Doutor Honoris, do qual recebeu 48 qualificações. Mas então, o que tanto Freire teria feito para obter tais reconhecimentos?
Filho da classe média, Paulo Freire e sua família experimentaram a pobreza e as dificuldades provindas dela após da famosa crise de 1929, o que o impulsionou a questionar e lutar contra as desigualdades sociais através da educação.
Desenvolveu um inovador método de alfabetização quando, em Angico – Rio Grande do Norte – ensinou 300 adultos a escrever e ler num curto período de quarenta e cinco dias, baseando-se nas experiências prévias destes adultos, o chamado Método Paulo Freire. Na época, o Brasil passava por uma reformulação na base educacional, então demonstrando resultados muito positivos de alfabetização, o método de ensino de Freire foi cotado pelo Governo de João Goulart para expandir a educação para os trabalhadores do país, no Plano Nacional de Alfabetização. Contudo, em 1964, com o Golpe Militar, esse plano foi extinto e Paulo Freire acusado e preso como traidor por 70 dias e, posteriormente, exilado na Bolívia.
Lançou seu primeiro livro – Educação como Prática da Liberdade – em 1967, abordando o seu método de alfabetização de adultos no Nordeste Brasileiro. Neste período, o educador trabalhou por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã, no Chile. Contribuiu também como consultor de educação em colônias portuguesas na África, especialmente em Guiné-Bissau e Moçambique.
Após o um ano de regresso da Ditadura Militar, ele volta ao Brasil e filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e em 1989 torna-se o Secretário de Educação da cidade de São Paulo, onde cria o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), um modelo que propôs a aliança entre Estado e Organizações do Estado civil, a fim de combater o analfabetismo entre jovens e adultos.
Dentre os livros mais famosos de Freire, está a obra Pedagogia do Oprimido, lançada em 1970, o qual se a perspectiva marxista, criticando os ideais capitalistas excludentes e a relação entre opressor e oprimido.
Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997 em São Paulo. Sua morte teria sido ocasionada por complicações de uma operação de desobstrução de artérias.




  1. Baixar 32.42 Kb.

    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal