uel) Quando alguém capta ou percebe uma qualidade estética em um objeto, ele(a) tem



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(1,0) 1. (UEL)  Quando alguém capta ou percebe uma qualidade estética em um objeto, ele(a) tem 

uma  experiência  estética.  Mas  o  que  são,  afinal,  tais  qualidades  estéticas?  Essa  é  uma  das 

questões  que  são  objetos  de  investigação  da  estética  filosófica  e  que  enceta  uma  disputa  entre 

realistas e antirrealistas estéticos. 

 

Sobre essa questão, pode-se dizer que 



 

I.  “a  distinção  nítida  entre  o  âmbito  das  qualidades  estéticas  e  o  das  qualidades  não  estéticas  é 

problemática em termos filosóficos porque há uma relação das qualidades estéticas com qualidades 

não estéticas, isto é, qualidades estéticas não são independentes de qualidades não estéticas”. 

 

II. “o antirrealismo estético se caracteriza pela afirmação de que as coisas não são belas ou feias, 



excitantes ou entediantes, mas somos nós que as percebemos assim, isto é, as qualidades estéticas 

que atribuímos aos objetos não existem na realidade. O que existe somos nós e algumas qualidades 

comuns  (tais  como  as  qualidades  das  cores  e  das  formas)  às  quais  reagimos  ocasionalmente 

atribuindo-

lhes qualidades estéticas”. 

 

III.  “o  realismo  estético  afirma  que  as  qualidades  estéticas  não  são  meras  reações  privadas  aos 



objetos  do  mundo,  elas  existem  como  qualidades  estéticas,  ainda  que  como  qualidades  especiais, 

ou  seja,  as  qualidades  estéticas  existem  efetivamente,  mas  dependem  de  certas  qualidades  não 

estéticas.  Quando  um  objeto  possui  determinadas  qualidades  não  estéticas,  então  possui 

necessariamente  também  determinadas  qualidades  estéticas,  em  uma  relação  de  superveniência 

entre elas”. 

 

IV.  “a  relação  de  dependência  entre  qualidades  estéticas  e  qualidades  não  estéticas  –  a 



superveniência  pretendida  pelos  realistas  estéticos 

– não é  uma relação biunívoca, mas  unilateral, 

que funciona em uma única direção, na medida em que uma mesma qualidade estética pode estar 

fundada em muitas qualidades não estéticas diferentes 

– a harmonia, enquanto qualidade estética, 

de diferentes peças musicais 

pode estar ancorada em estruturas sonoras totalmente distintas”. 

 

V. “um argumento a favor do antirrealismo estético é a falta de consenso intersubjetivo no âmbito dos 



juízos estéticos: frequentemente duas pessoas concordam totalmente em relação às qualidades não 

estéticas de um objeto, mas discordam em relação às qualidades estéticas desse mesmo objeto”. 

 

Marque a alternativa correta, que corresponde a uma caracterização adequada de alguns termos do 



debate entre realismo e antirrealismo estéticos. 

 



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