Título do Tema



Baixar 66.43 Kb.
Página1/7
Encontro20.06.2021
Tamanho66.43 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NA RECUPERAÇÃO

Diana de Lima e Silva, advogada e jornalista

C I Ê N C I A

  • Ciência (do latim scientia, traduzido por “conhecimento”) relaciona-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.
  • Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
  • Ciência se caracteriza por dar uma explicação cientifica e comprovada para algum fato ou fenômeno.
  • Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento (o do homem comum, por exemplo).
  • Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando considerados científicos. A autoridade da ciência é evocada amplamente.
  • Essa atitude de veneração frente à ciência, deve-se, em grande parte, ao extraordinário sucesso prático alcançado pela física, pela química e pela biologia, principalmente. Assume-se implícita ou explicitamente, que por detrás desse sucesso existe um “método” especial, uma “receita” que, quando seguida, redunda em conhecimento certo, seguro.
  • Durante boa parte dos séculos XIX e XX predominou no ambiente acadêmico uma visão bastante negativa da religião e espiritualidade (R/E). Era tida como falta de cultura, de instrução. Acreditava-se que a R/E era uma forma atrasada ou patológica de funcionamento mental ou social. Também havia uma visão de que religião e ciência estariam sempre em oposição.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal