Trabalho de Metodologia Cientifica Aluno: Alysson Turibio Professora: Marinice Turma: 3 ano Introdução



Baixar 17.5 Kb.
Página1/3
Encontro07.07.2022
Tamanho17.5 Kb.
#24169
  1   2   3
Trabalho de Metodologia

Trabalho de Metodologia
Metodologia Cientifica

Aluno: Alysson Turibio
Professora: Marinice
Turma: 3 ano 2.

- Introdução:
A ciência invadiu nosso cotidiano. Mas será que sabemos o que é ciência?
Nosso embaraço em responder a essa pergunta se deve, além da complexidade da questão, é claro, ao paradoxo de nossa experiência cotidiana da ciência: o conhecimento científico regula nosso cotidiano e, por isso, acreditamos que ele seja algo natural. Não paramos para refletir sobre ele. Mas é justamente porque ele dita regras e normas de nosso cotidiano que deveríamos pensar sobre ele.
E é justamente um convite a pensar sobre a ciência e seus métodos que a Metodologia Científica vem fazer a você.

- Conceito:
A Metodologia Científica é, etimologicamente, um discurso sobre o caminho que alguém deve percorrer se pretende fazer ciência. Em outros termos, a Metodologia Científica é uma disciplina que capacita alguém a avaliar métodos, identificando limitações e implicações que dizem respeito às suas utilizações.
O método é uma série de preceitos abstratos que regulam a ação; a metodologia é um conjunto de procedimentos utilizados, uma técnica e sua teoria geral. A metodologia avalia a aplicação do método por meio de procedimentos e técnicas que garantem a legitimidade do conhecimento obtido.
Assim, a metodologia se relaciona com a epistemologia, um estudo que tem por objeto a própria ciência, os discursos e as técnicas específicas de cada ciência em particular. Ela tem interesse pela descrição e análise dos métodos, esclarece seus objetivos, utilidade e consequências. Ela compreende todo o processo de pesquisa científica.
A Metodologia Científica relaciona, de forma inseparável, referenciais epistemológicos, métodos e procedimentos técnicos. Quando se decide por um ou mais métodos de pesquisa, o pesquisador deve compreender que sua concepção tem uma dimensão fundamentalmente histórica e que depende da especificidade do objeto investigado.
Não há uma visão linear, estática e homogênea da investigação científica – ou seja, não há um método científico geral onde todas as ciências venham encontrar o seu lugar comum. Daí a importância e a extensão da Metodologia Científica.


Baixar 17.5 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal