2°Ano Turma : C 3°CPM-TML Membros da equipe : - Fernando Lucas
- Lucas Nalbert
- Mateus Kauã
- Marcos Vinícius
- Robert Gabriel
Giardíase - Oque é Giardíase
- Propagação/contágio
- Principais Sintomas
- Dados epidemiológicos
- Diagnóstico e tratamento
- Prevenção
O Que é Giardíase ? - A Giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode acontecer devido à ingestão dos cistos desse parasita presentes em água, alimentos ou objetos contaminados.
- A infecção por Giardia lamblia é mais comum de acontecer em crianças e pode ser percebida devido ao aparecimento de alguns sintomas como diarreia, náuseas, fezes amareladas, dor e distensão abdominal, sendo importante consultar o médico para que possa ser iniciado o tratamento.
Propagação/Contágio A transmissão da giardíase acontece pela ingestão de cistos maduros da Giardia , que pode acontecer das seguintes formas: Ingestão de água contaminada; De pessoa para pessoa, através do contato com mãos contaminadas, mais comum em locais com aglomeração de pessoas, como creches; Contato íntimo anal. Além disso, os animais domésticos também podem ser infectados e transmitir os cistos de Giardia, por isso, devem ser tratados caso haja suspeita Principais Sintomas : - Cólicas abdominais;
- Diarreia, que pode surgir de forma aguda e intensa ou pode ser leve e persistente;
- Inchaço abdominal;
- Perda de peso não intencional;
- Fezes amareladas, com sinais de presença de gordura;
- Aumento dos gases intestinais;
- Azia, queimação e má digestão
Os sintomas da giardíase costumam surgir entre 1 e 3 semanas depois da infecção, mas a maioria dos pacientes, especialmente os adultos, acabam não apresentando nenhum sintoma da doença devido ao sistema imunológico mais desenvolvido. Assim, é importante ficar atento aos sintomas de giardíase principalmente em crianças, como por exemplo: Dados Epidemiológicos - A prevalência de Giardia spp. no presente estudo foi maior entre os adolescentes.
- Das amostras consideradas positivas, 7,14% foram representadas por adolescentes pertencentes a faixa etária de 13 a 15 anos, e 3,92% por crianças com idade entre 3 a 5 anos
Tratamento/Diagnóstico O diagnóstico de giardíase é feito com base nos sintomas e avaliação clínica do paciente pelo médico, sendo também necessária a realização do exame de fezes, que identifica a presença de cistos parasita nas fezes. No entanto, não é incomum que o exame esteja negativo, mesmo na presença da infecção e, por isso, muitas vezes é necessário repetir o exame ou fazer outros tipos de exames com métodos mais confiáveis, como testes imunológicos no sangue e nas fezes ou, até mesmo, a coleta de aspirado ou biópsia do intestino Prevenção da Giardíase Para prevenir a giardíase são necessários, principalmente, medidas de higiene como sempre lavar as mãos antes de levá-las à boca, lavagem correta de vegetais, principalmente aqueles que são consumidos crus, tratar cães e gatos que possam estar contaminados, pois podem transmitir a doença, além de tratar corretamente a água antes do seu consumo, como através de fervura ou filtragem. Links usados para pesquisa: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-giardiase/ https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/giardiase/#:~:text=Giard%C3%ADase%20%C3%A9%20causada%20pela%20ingest%C3%A3o,causada%20pelo%20protozo%C3%A1rio%20Giardia%20lamblia. https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/protozo%C3%A1rios-e-microspor%C3%ADdios-intestinais/giard%C3%ADase Muito obrigado a todos !
Compartilhe com seus amigos: |