Timothy Keller Sermões Como Orar



Baixar 0.66 Mb.
Página1/33
Encontro21.06.2021
Tamanho0.66 Mb.
#12324
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33

Timothy Keller - Sermões

Como Orar

Como Orar.


sermão Rev. Tim Keller.
Texto base- Mateus 6:9-15.
Orar é uma coisa importante apenas para pessoas religiosas, para os outros é uma coisa impraticavel?
Hoje há uma busca por experiencias que tocam a nossa alma, e ela está bem na nossa frente, num dos textos mais comuns-familiar- que há na Bíblia.
Jesus coloca o seguinte: se há um vazio em nossa alma é porque nao sabemos como orar.
Aprender
O primeiro erro que cometemos ao orar é achar que será uma coisa fácil. Orar não é natural e nem é fácil.
JEsus acredita que deve ensinar-nos a orar.
ilustração
imagine um piloto de helicoptero novato, voando pela primeira vez, ele diz que isso será facil, que todos os botãos, comandos e tecnicas sao faceis, nem sua…que acontecerá….com certeza, o helicoptero irá cair porque ele nao sabe o que está fazendo.
outra ilustração
quando prego, por mais ruim que seja o sermão, nunca me esqueço de onde estou, ou o assunto principal por mais ruim que esteja…contudo, quando estou orando é tão facil esquecer que estou na presença do pai ou o que estou orando.
a dificuldade está que orar é uma coisa pessoal, nao há truques. algumas orações podem ser entediantes porque nao sabemos o que estou fazendo lá. é como ir numa festa, e sentar com pessoas que você não conhece, tente conversar por duas horas, será algo bastante dificil…. voce tem sempre que ficar procurando assuntos…
contudo, imagine você conversando com um amigo que ha muito nao ve, a conversa flui, o interesse é mutuo, ha felicidade.
base
é o nosso pai.
voce nunca terá uma conversa com alguém que não tenha uma base comum. tente falar com um estranho.
e nossa base, está em termos familiares, se deus é apenas seu rei ou seu criador a oração não funcionará. voce ficará com medo da autoridade e sempre estará pensando suas palavras.
se você acredita em cristo, voce terá a mesma liberdade que ele teve com o pai.
jo. 1:14
Gl 4:17-18
nascer de novo por si só não significa coisa alguma se você não desfruta de uma relacionamento familiar com deus. o poder de deus na sua vida, só vem quando você descobre que deus é seu pai.
o mesmo amor que deus teve por seu filho natural, jesus, ele tem por nós – esse é o segredo. imagina a diferença que fará se acreditassemos realmente nisto, nossa vida de oração mudará completamente.
Como você sabe se realmente é um cristão?
A nossa vida de oração é a resposta, nao está nos nossos atos, no nosso testemunho, está na oração, porque somente deus vê a nossa oração.
Há dois tipos aqui pessoas que oram.
1. Aquelas que usam Deus.
Ela tem seus objetivos: quero ser feliz, quero ser prospero,quero ser bem-sucedido ela chega a deus e diz diga-me o que você quer que eu faça, para ser assim ou ter isto. Tenho que ir na igreja, tenho que orar quantas horas, tenho que amar minha esposa?
2. Aquelas que servem a Deus.
Cristãos são aqueles que chegam a Deus, sabem que são falhos, e sabem que somente Deus pode salva-los, e chegam a Deus agradecidos e apenas dizem: Deus deixe-me servi-Lo.
Os que usam a Deus, somente oram quando há problemas. Nao ha um real interesse em servir e adorar a Deus, ha apenas um desejo de ser recompensado.
Outra diferença está na resposta da oração:
Quando Deus diz não, um que serve a Deus, sabe que está orando para o Pai, pois confia que Deus é quem sabe quais sao as melhores coisas para ele, ele sabe que nao está na igreja para Deus servir a ele, mas para ele servir a Deus.
Mas, o que usa fica com raiva.
Ambos estão nas nossas igrejas, mas a diferença entre eles está na vida de oração. Robert McCheyne diz- o que você é de joelhos quando ora a Deus é tudo que voce é espiritualmente e nada mais.
Adoração.
A oração sempre começa com adoração. No Pai nosso, há tres peticoes e o resto todo é adoracao, fala sobre Deus.
Exemplo
Jó- quando as coisas ruins chegaram para ele, ele somente orou assim- Senhor, tem que consertar isso, isso nao está certo. Ai, Deus falou com ele, mostrando quem Ele é. Ai, Jó parou com a reclamação, e começou a ser lembrar quem Deus é, e entendeu que tudo é graça e ele merecia coisa pior, ai começa a adoração e arrependimento.
A adoração coloca nosso coração na realidade de Deus, e a realidade de nossas motivações e necessidades, tudo passa a ser visto a partir da glória de Deus.
Um perigo que pode acontecer aqui é acreditar que Deus quer que sejamos miseraveis- Por exemplo, um pai leva um filho para uma loja de brinquedos, e diz, ta vendo garota, cada coisa incrivel, bem vamos embora porque nada disso é teu ou sera. Esta criança nunca mais poderá acreditar em seu pai.
Quando Adao e Eva estavam no jardim, Deus disse você nao pode comer toda arvore do jardim? (Gn 3:1). Nao, ele apenas disse nao coma desta arvore, porque vocês me amam. A serpente veio colocou a ideia que eles nao poderiam ter nada, que Deus é tirano, nao quer deixar voces serem felizes. Alguns que nao recebem certa coisas de Deus, começam a pensar assim.
Isso traz um tumor para nós, que apenas a adoraçao pode curar, e nos lembrar

Postado por allen vaz às 11:44 Nenhum comentário:



Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

Marcadores: Genesis 3, Mateus 6, Oração, Sermão em audio



Comendo com Jesus

 

Resumo de um sermão Pr. Tim Keller - "Eating with Jesus".



Texto-base João 21

Introdução.

Um americano médio diria que acredita em Jesus, mas não acredita na igreja.

1. Lance a rede- o que a igreja deveria ser.

2. Alimente minhas ovelhas-o que a igreja nunca poderá ser.

3.


1. Lançar a rede.

Muitos comentadores colocam o texto do cap. 21, como uma ilustração de como será a vida da igreja. Isto, em comparação com uma passagem.

Neste caso aqui ele não está no barco, João o reconhece após ele dar a ordem. Mesmo que Ele não seja reconhecido, mesmo que não seja sentido, é Ele quem carrega a igreja para onde deve ir, que supre a igreja.

A igreja foi chamada no mundo para ser pescadores de homens. Aqui, Jesus mantém sua ajuda ao propósito principal que foram chamados: pescar.

Contudo, pescar é uma linguagem do reino. É trazer o peixe de um lugar para outro, isso não significa apenas converter pessoas. No mundo antigo, os símbolos são importante, o mar significa caos, morte, desordem, escuridão. Em Gálatas 3:26, Paulo diz que somos tirados do reino das trevas para o reino da luz.

Esta é a mensagem de Jesus, ele busca que sejamos uma comunidade do Reino, não apenas trazendo pessoas para converterem. Em Mt 6:17, ele nos diz que devemos ser uma cidade na colina. isso significa que com as mesmas pessoas que moram na cidade, a mesma diversidade, só que com a transformação do Evangelho, num modo novo de viver. Não apenas uma agregação de pessoas, mas pessoas que demonstram um modo evangélico de tratar umas as outras, de tratar dinheiro de modo diferente, de tratar sexualidade de um modo distinto.

Não uma comunidade longe, fora da cidade, mas, plantada dentro da cidade, para que todos vejam que há outro modo de viver.

E todos os tipos de pessoas devem ser convidadas, veja quem está no barco-

Natanael - supersticioso.

Tomé- desconfiado.

Pedro- impulsivo.

João- compassivo.

Nunca seremos felizes, realmente cristãos sem comunidade, por exemplo, uma comunidade onde o dinheiro não é um ídolo, mas é compartilhado entre seus membros.

2. Alimente minhas ovelhas.

Por que a igreja constantemente falha?

Aqui é modo como Jesus lida com Pedro e seu arrependimento, mas há mais coisas que pode nos ajudar.

vs. 15.

Após a refeição, Jesus ali mesmo, não saindo donde todos estavam, pergunta a Pedro, se ele o ama. Por 3 vezes, claramente, relembrando a noite quando ele o negara.

Aqui Jesus esta colocando a base de uma comunidade - amigos verdadeiros.

No vs. 5, Jesus chama os discipulos de Amigos, não num sentido comum que seria a palavra "delfos", mas, com a palavra "paideia", que literalemente significa crianças. Jesus aqui usa uma expressão coloquial, como "caras", "galera", ele mostra uma forma super coloquial, intima de chamar seus amigos.

Antes, em João 15:15- Jesus havia dito que não chamaria mais servos, mas de amigos. Uma definição para verdadeiros amigos seria. Que é aquele que sempre te acolhe, e nunca te deixa.

Não são pessoas que usam outras pessoas, estão lá para o melhor da outra pessoa, e não para si mesmas.

Jesus nos chama para alimentar suas ovelhas- não são pessoas que nós escolhemos, não são pessoas com as quais nos importamos, ou que parecem conosco. E outra, não são nossas ovelhas, mas as ovelhas Dele.

Contudo, nunca seremos capazes de fazê-lo.

Pedro, antes havia dito: pode todo mundo te trair, mas eu nunca irei fazê-lo. Há muitos que usam Jesus, como aqueles caras que são próximos de alguém importante, quando estão perante eles, se comportam da melhor maneira possível, longe, dizem, não mexam comigo, eu sou amigo do Chefe. Lá, Pedro estava colocando todo mundo de lado, como se dissesse, o único aqui sou eu.

3. "Estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres"

Quando aprendemos a parar de confiar em nossas forças, mas na Deles, aí seremos capazes de alimentar as ovelhas Dele. Quando descobrimos essa amizade perfeita com Deus, podemos viver.

Jesus diz para nós, eu sou o único amigo que sempre te acolhe, e nunca te abandona.

Quando descobrimos essa aceitação, essa amizade, somos capazes de tudo, até de morrer por Cristo.

Então, se queremos mudar o mundo através da amizade, devemos sentar e alimentar-mos com Senhor- através da adoração e oração.

Lá atrás, quando Jesus fala com Pedro, ele está dizendo que ele falhou com ele, e Pedro reconheceu. Agora, qual é a relação entre Pedro falhar e alimentar suas ovelhas? Se você falha, e não se torna mais amável, e sim mais esperto, mercenário em suas relações, então você não descobriu o que é o evangelho.

Pedro pergunta o que será de João. Jesus não responde, porque não precisamos saber o que está acontecendo com os outros.

Em Lucas 5, quando há aquela grande pescaria, Pedro sai correndo de Jesus. Agora, ele corre para Jesus o mais rápido possível.

Pedro não entendeu o que aconteceu no coração dele, mas a transformação do evangelho chegou para ele, pois tudo que ele queria era estar próximo a ele, pois ele o amava, apesar de falhar com Ele.

Postado por allen vaz às 11:43 Nenhum comentário:

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut



Nascido do Evangelho

 

Born of Gospel


1 Pedro 1:12 e 22-25



12Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 22Já que tendes purificado as vossas almas na obediência ã verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 23tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 24Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 25mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada

 

Alguns acreditam que nascer de novo é para certas pessoas, ou para certo tipo de cristianismo. Contudo, todo escritor do Novo Testamento, mesmo Jesus Cristo disseram que devemos nascer de novo. Olhe o verso 23, o que Pedro está falando? O assunto aqui é nascer de novo.



.

Há três modos de entender o nascer de novo...como acontece, o que é e por que?

.

A resposta para como, que Pedro responde é a Palavra, a semente incorruptível. Aqui vou falar sobre 4 coisas:



  • poder da palavra

  • história da palavra

  • herói da história

  • maravilha da palavra

  •  

Poder

.

Você nasceu de uma semente imperecível, é uma forma muito semelhante a que Tiago fala em 1:16, como se a Palavra fosse plantada em nós, para nos salvar.



.

A Palavra de Deus é aplicada como uma metafora, ela é uma semente que é plantada em nós, que possui poder em si para dar vida, como uma semente.

.

Imagine, que você vai em seu jardim e planta um pedaço de metal, vidro ou uma pedra, isso não vai crescer não importa quanto você jogue água ou fertilize, isso não vai crescer. Contudo, há muitos conhecimentos humanos, livros, filosofias que continuam sendo plantados como se tivessem vida, mas são como metal, ou vidro. Eles podem deformar você, ocupar um espaço, mas não sementes, não podem produzir vida, e uma vida que não perece.



.

A Palavra de Deus sozinha tem poder para transformar sua vida.

.

Também é um poder penetrante, geralmente a semente tem que entrar profundamente para produzir vida, não pode apenas estar na superfície. Uma das coisas mais espantosas da Bíblia, é quando Jesus em Mateus 22 fala com lideres religiosos, são pessoas que tinham a Bíblia de cor na cabeça, mas Jesus diz que eles não sabiam nada dela, porque o poder de Deus não estava com eles.



.

Contudo, para semente entrar dependendo do solo, há varios modos, se for um solo duro, você precisará de uma pá batendo no solo, para a semente poder penetrar, contudo, se for um solo mais aerado, você simplesmente abre um buraco e coloca a semente.

.

Aqui ha 4 coisas praticas sobre como o novo nascimento opera:



.

1. Se você quer expressar o novo nascimento, você deve estar exposto a Palavra de Deus.

Não há outro caminho, Pedro fala esta é a Palavra que foi pregada para vocês( vs. 10 e 12). Quando Pedro fala de profetas, ele está falando sobre a Bíblia, sobre as escrituras. Só há um lugar onde você tem certeza que não há vidro, metal ou pedra, são escrituras, ela é a semente, são palavras humanas, mas não são opiniões humanas.

Você não pode nascer de novo, a menos que você seja exposto a Verdade, que é a Bíblia.

Eu não estou dizendo que você tem que conhecer toda a Bíblia para ser salvo, por exemplo, quando você toma um remédio, você não precisa saber de todos os componentes químicos, de todos efeitos, você simplesmente precisa tomar o remédio, assim também é com a Bíblia.



Baixar 0.66 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal