The discourse of cinderella is no longer the same: the wills of truth about modern cinderellas



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REVELL   Revista de Estudos Literários da UEMS   ANO 4, v.1, Número 6   TEMÁTICO  

 

ISSN: 2179-4456 



Julho de 2013

 

79 



 

O DISCURSO DA CINDERELA NÃO É MAIS O MESMO: AS 

VONTADES DE VERDADE ACERCA DAS CINDERELAS 

MODERNAS 

 

THE DISCOURSE OF CINDERELLA IS NO LONGER THE 

SAME: THE WILLS OF TRUTH ABOUT MODERN 

CINDERELLAS 

Maria Angélica de Oliveira (UFCG)  

Josilene Pinheiro-Mariz (UFCG) 

 

RESUMO:  Na  perspectiva  bakhtiniana,  dialogismo  é  a  ordem  do  enunciado,  sua 

natureza, sua regra, seu mandamento. Enquanto materialidade significante, o enunciado 

não  se  fecha  em  si  mesmo,  pois  ele  apenas  se  constituirá  como  enunciado  nesse 

interminável  diálogo  entre  enunciados  outros,  ditos  alhures  ou  ainda  os  não  ditos.  O 

dialogismo apresenta-se como fundamento de toda a discursividade; pois, considere-se 

que  todo  enunciado,  enquanto  materialidade  discursiva  abriga  um  universo  de  vozes 

sociais  em  múltiplas  relações  de  convergência  e  de  divergência,  de  harmonia  e  de 

conflito, de aceitação e de recusa. Partindo desse princípio, o texto, na sua qualidade de 

enunciado, é  compreendido, no seio dos estudos literários, como uma voz que dialoga 

com  outros  textos,  funcionando  também  como  ecos  das  vozes  de  seu  tempo,  de  sua 

história, revelando os valores, as crenças, as vontades de verdade de uma dada formação 

social.  A  partir  dessa  perspectiva,  trazemos  uma  releitura  de  um  tradicional  conto 

popular de origem de língua românica europeia que ficou conhecido em todo o mundo 

como a história da Cinderela ou da Gata Borralheira, sobretudo, após a publicação dos 



Contos  da  Mamãe  Gansa,  do  escritor  francês,  do  século  XVII,  Charles  Perrault.  Na 

realidade,  as  transformações  dessa narrativa  são tão  variadas, quanto  necessárias,  pois 

funcionam  como  aparelhos  que  sinalizam  importantes  mudanças  sociais  e,  neste  caso, 

apontam  para  as  conquistas  femininas  nos  mais  variados  âmbitos.  Assim,  o  nosso 

trabalho, à luz dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, busca analisar as vozes 

que  ecoam  no  conto  A  Cinderela  mudou  de  ideia,  de  Nunila  López  Salamero  (2009), 

evidenciando as vontades de verdade acerca da identidade dos sujeitos mulher e homem 

que desse conto fazem sítio. 

 




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