Texto 12 – ensino de história e teoria histórico-cultural: reflexões sobre a organizaçÃo do processo de ensino-aprendizagem



Baixar 19.4 Kb.
Página1/2
Encontro21.08.2021
Tamanho19.4 Kb.
  1   2





GRUPO DE ESTUDOS 5

ROTEIRO DE ESTUDOS - 8º ENCONTRO

HISTÓRIA E ARTE

TEXTO 12 – ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues. Ensino de História e teoria Histórico-cultural: reflexões sobre a organização do processo de ensino-aprendizagem. Rio Claro, SP/ Revista Educação: Teoria e Prática, Vol. 28, n.58/ p. 426-441/ maio/-agosto. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12426/8640. Acesso em: 03 mai. 2020.
1. O professor tem duas preocupações básicas quando organiza sua aula: o conteúdo e a metodologia de trabalho. Uma questão central para dar conta delas é compreender como o ser humano aprende, assim fica mais fácil avançar no conteúdo e preparar a metodologia. Você já parou para pensar qual é a relação entre estes três aspectos? Como se articulam na sua aula: o conteúdo, a metodologia e como seu aluno aprende?
2. Existe uma diferença entre o saber conceitual e transmissão de saberes e informações, como destaca texto: “No planejamento das aulas, pensa-se em detalhes sobre como o conteúdo será exposto, na particularidade do público, na linguagem a ser utilizada, etc., no entanto, há um ponto importante: como problematizar o tema? Como relacionar conhecimentos conhecidos e desconhecidos? Como perceber o que é um elemento essencial para construir um conceito? Como instigar dúvidas e a busca de soluções para a mesma?” (p. 431). Em nossas aulas, normalmente, buscamos que o aluno consiga nos dar um resposta, no entanto, o texto diz que “é necessário fazer um caminho inverso: da certeza para a dúvida, da resposta para a pergunta, do individual para o coletivo”. Como podemos fazer isso trabalhando com os conceitos?
3. O texto apresenta a necessidade de se colocar os estudantes frente a situações problema para que eles alcancem o real significado do conceito, uma vez que precisarão utilizá-lo para resolver a situação- problema. No caso da escola do campo, a situação-problema não precisa ser extraída “da cabeça do professor”, mas ele deverá usar o Dossiê da Realidade e ali buscar a situação-problema. Neste sentido, em que medida o Dossiê da Realidade contribui para que você elabore essas atividades de investigação para organizar o estudo com a situação-problema em suas aulas?
4. Na p. 436, o texto traz a explicação da formação de conceitos científicos e da apropriação destes conceitos. Explique a relação entre o o modelo de ensino ilustrativo informativo, pautado na explanação, demonstração e explicação de conceitos, processos e fenômenos como algo pronto e acabado” e a forma de ensinar que exige “uma postura mais ativa do estudante e não a memorização mecânica e dissociada da realidade”.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal