NOME
PREDICATIVO
COMPLEMENTO
NOMINAL
APOSTO
ADJUNTO
ADNOMINAL
ADJUNTO ADNOMINAL(aa) - Determina, qualifica ou caracteriza o nome a que se refere.
- Pode se referir a qualquer termo da oração (sujeito, objeto...).
- Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não pode haver nenhum outro termo que também não seja adjunto adnominal.
Ex.: Aquele hotel de luxo serve , durante as refeições, pratos sofisticadíssimos. Funcionam como adjunto adnominal :
artigo
Numeral
Pronome adjetivo
Locução adjetiva
adjetivo
EXEMPLO: Aquela interessante obra de arte obteve um honroso segundo lugar. Aquela= pronome adjetivo interessante= adjetivo de arte = locução adjetiva um = artigo honroso= adjetivo segundo= numeral Os termos que se juntaram ao nomes obra e lugar são adjuntos adnominais. PREDICATIVO ► A função do predicativo é expressar uma característica do sujeito, ou do objeto, daí termos dois tipos de predicativo: do sujeito e do objeto. - Predicativo do Sujeito (PS)– é o termo que exprime um atributo, um estado, um modo de ser do sujeito. O predicativo do sujeito prende-se a um verbo de ligação, que une o predicativo ao sujeito.
Ex.: Os alunos do terceiro ano ficaram felicíssimos. - Uma maneira prática de se identificar o predicativo do sujeito é excluir o verbo de ligação e observar se na oração continua a existir uma unidade significativa:
Ex.: Minha namorada está atrasada. => Minha namorada atrasada. 2-PREDICATIVO DO OBJETO(PO) é o termo da oração que nos informa alguma coisa do objeto. O predicativo do objeto pertence ao predicado verbo-nominal. Exemplo: Acho os teus direitos indiscutíveis. 0bservação: O predicativo do objeto direto pode vir regido de preposição (facultativa): Exemplos: • Alguns chamam o rapaz (de) impostor. • Muitos consideram o professor (como) um sábio. - A menina triste abandonou os brinquedos.
2. A menina abandonou triste os brinquedos.
Em 1, entende-se que a menina já era triste mesmo antes de abandonar os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica constante da menina, portanto é adjunto adnominal.
Em 2, entende-se que a menina ficou triste no momento em que abandonou os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica nova da menina, portanto é predicativo do sujeito.
PREDICATIVO OU ADJUNTO??? Substitua o termo do qual o substantivo for núcleo por um pronome substantivo: o substantivo e o adjunto adnominal, que compõem um mesmo termo serão substituídos.
Ela o obteve.
Aquela interessante obra de arte/ obteve um
honroso segundo lugar.
aa
aa
aa
aa
aa
O estudante / considerou o evento
empolgante.
Ele o considerou empolgante.
aa
aa
Predicativo do objeto
Agora...
Exercitando... Leia esta estrofe de Mário Quintana. Eu sou um homem fechado. O mundo me tornou egoísta e mau. E a minha poesia é um vício triste, Desesperado e solitário a-Identifique na estrofe os verbos de ligação e seus respectivos predicativos do sujeito. b- Identifique agora um exemplo de predicativo do objeto.
COMPLEMENTO NOMINAL é um termo integrante da oração.
É um termo que:
- Completa o sentido de substantivos , adjetivos e advérbios com sentido incompleto;
- Liga-se ao nome por preposição;
- Quando completa o sentido de um substantivo, indica o alvo da ação nominal.
COMPLEMENTO NOMINAL - Alguns nomes (substantivos e adjetivos) se comportam de maneira similar aos verbos transitivos, precisam de complementos, pois não possuem sentido completo.
Observem: A comunidade aguarda a construção. (de quê?) Percebam que o sentido da frase fica incompleto sem um complemento. É o mesmo raciocínio dos verbos transitivos.
►
Vejam agora: - Podemos perceber assim que o complemento integra o sentido do substantivo por isso recebe o nome de Complemento Nominal.
Outros exemplos... - Votou contrariamente ao
povo. - Fiquei indiferente a sua desculpa.
Vejam mais alguns exemplos de nomes incompletos: NOME COMPLEMENTO NOMINAL - Sede de viver
- Ávido pelo dinheiro
- Alheio aos estudos
- Prejudicado pelos irmãos
- Sorte no amor
- Atração pelo desconhecido
criação...
DIFERENÇA ENTRE OBJETO INDIRETO E COMPLEMENTO NOMINAL - Eu necessito de ajuda.
- Eu tenho necessidade de ajuda.
Em 1, de ajuda completa o sentido de um VTI, por isso é OI. Em 2, de ajuda completa o sentido de um substantivo, por isso é complemento nominal.
Adjunto adnominal x Complemento Nominal
- É muito comum confundir adjunto adnominal com complemento nominal.
Observem: I - A resposta do aluno foi satisfatória. II - A resposta ao aluno foi satisfatória. Qual a função sintática de “do aluno” em I e “ao aluno “ em II? - do aluno (loc. adj.) termo ativo = adjunto adnominal
- ao aluno termo passivo / complemento nominal
- Adjunto Adnominal – pratica a ação.
- Complemento Nominal – recebe a ação.
Resumindo...
Exercitando ... - Fuvest- Sabe-se que o bom funcionamento do coração de uma pessoa está ligado às condições física, psicológicas e emocionais às quais ela está submetida em sua vida cotidiana.
Considerando esse fato, leia as duas frases abaixo: A- O comerciante entrou preocupado no banco. B- O comerciante preocupado entrou no banco. Pergunta-se : qual dos dois comerciantes está mais sujeito a ter um ataque cardíaco? Justifique sua resposta. APOSTO - Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos. Ex.:Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro. Veja que o trecho “português casado com minha prima” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.
O aposto pode ser: 1- explicativo: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação. 2- enumerativo: Tocaram duas músicas: um samba e um forró. 3- recapitulativo (resumidor): Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá. 4- comparativo: “A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça...” 5- especificativo (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere): A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto.
Vocativo
é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
- Caros alunos , a aula vai começar!
- Ouçam o que eu digo, alunos, estudem!
É MUITO COMUM AS PESSOAS USAREM O VOCATIVO SEM VÍRUGLA.
FIQUEM ATENTOS!
Atividades apostila págs.262e 263 1- Em relação ao trecho que antecede , o seguinte fragmento do poema tem função apositiva. - “esses filhos do momento”
- “mais duradouro o pergaminho”
- “arte longa em vida breve”.
- “a tinta do jornal”.
- “azul , a tua promissória”.
2-Assinale a alternativa em que as palavras em destaque funcionam como aposto explicativo, acrescentando informações sobre a sequência anterior. - É a mais pura verdade, pode acreditar.
- ...seduzido e embriagado por uma loira daquelas.
- ...escrita no espelho com batom vermelho.
- Seu rim fora retirado. Uma variável dessa história.
- ... É a do menino – “filho da vizinha de um primo”
Compartilhe com seus amigos: |