Terapia Cognitivo Comportamental



Baixar 8.94 Kb.
Página1/4
Encontro11.10.2019
Tamanho8.94 Kb.
  1   2   3   4

Terapia Cognitivo Comportamental

Angélica Tozzi, Karoline Bevilaqua, Marciele Souza, Yasmim Araújo

BREVE HISTÓRICO

A TCC é uma abordagem que se baseia em dois princípios centrais:

1. Nossas cognições;

2. O modo como agimos ou nos comportamos.

  • Inicia-se em 1956 quando Aaron Beck realizou um trabalho de pesquisa com o intuito de verificar os pressupostos psicanalíticos acerca da depressão.

BREVE HISTÓrICO

O MODELO COGNITIVO:

  • De acordo com a Terapia Cognitiva os indivíduos atribuem significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos de sua vida, com base nisso comportam-se de determinada maneira e constroem diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre sua própria identidade.
  • Os elementos cognitivos dessa perspectiva foram reconhecidos pelos filósofos estóicos Epíteto, Cícero, Sêneca, entre outros, 2 mil anos antes da introdução da TCC.
  • O filósofo persa da Antigüidade Zoroastro baseou seus ensinamentos em três pilares principais: pensar bem, agir bem e falar bem.
  • Aaron T. Beck foi a primeira pessoa a desenvolver completamente teorias e métodos para aplicar as intervenções cognitivas e comportamentais a transtornos emocionais.
  • As teorias e os métodos descritos por Beck e por muitos outros colaboradores do modelo cognitivo-comportamental estenderam-se a uma grande variedade de quadros clínicos, incluindo a depressão, os transtornos de ansiedade, os transtornos alimentares, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, a dor crônica, os transtornos de personalidade e o abuso de substâncias.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal