Tema 3 a importância do voto consciente para a sociedade brasileira



Baixar 14.51 Kb.
Encontro10.12.2021
Tamanho14.51 Kb.
#19175
TRABALHO DE REDAÇÃO - WORD
Geografia Espa o e identidade Levon Boligian, Andressa Alves 3 C

TEMA 3 - A importância do voto consciente para a sociedade brasileira

No atual cenário político brasileiro são notórios os erros de má administração por parte do governo. Não é como se a corrupção fosse algo novo, tampouco como se pudéssemos facilmente contar os números de fatores que acarretam o empobrecimento da população. Com isso, vem se discutindo cada vez mais a importância do voto consciente; é imprescindível e urgente que a sociedade reflita.

Nem tudo mudou desde o período da república velha, que foi marcado por eleições ilegítimas, onde as fraudes e a corrupção eram comuns. O fato é explicado pela ausência da consciência e conhecimento do eleitor. É visível que a herança do passado influencia a questão política com a permanência da troca de favores e a compra de votos. Pois com a deflagração de instabilidades na situação democrática brasileira, a crença dos eleitores, de que o seu voto possa reverter panoramas medonhos de crise, esvai-se.

Contudo, independente da crença ou maior vontade, o cidadão obrigatoriamente tem de votar. Os conflitos políticos são complexos e, qualquer que seja o desfecho, esse, afeta diretamente as nossas vidas. É preciso que lembremos que o direito do voto por alguns grupos foi duramente conquistado, portanto, a população deve exercê-lo de forma correta, pensando no bem estar coletivo e não nos benefícios pessoais que a vitória de um candidato pode acarretar.



Dessa forma, é de extrema necessidade a atuação do estado e da sociedade na conscientização do voto. A seriedade e a importância desse sistema precisa ser ressaltada. Cabe às instituições de ensino mostrar o funcionamento do processo eleitoral, para que crianças desde cedo possuam a esperança de mudar o Brasil; assim como cabe ao âmbito familiar ensinar o que é honesto e desonesto, divergir o que é legítimo do que é imoral. Nós não temos as armas que possam transformar a nação, somos nós as próprias armas. A participação dos cidadãos não pode acabar na urna.

"O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus."

-Platão
Baixar 14.51 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal