Sobre os cursos



Baixar 17.98 Kb.
Encontro17.06.2020
Tamanho17.98 Kb.

SOBRE O CONSULTOR EGÍDIO G. VAZ RAPOSO

Egídio G. Vaz Raposo é consultor internacional dos média com mais de dez anos de experiência profissional dos quais seis de experiência internacional.

Egídio foi responsável pela criação de dois projectos de renome internacional voltados à promoção de justiça laboral e diálogo social através dos média, nomeadamente, VERIFICAÇÃO DO TRABALHO DECENTE e JUIZ MÓVEL. Através da Fundação Wage Indicator Internacional da Holanda, os seus projectos de promoção e advocacia pela justiça laboral são hoje implementados na América Latina, Asia e África Subsaariana. Saiba tudo em www.wageindicator.org/main. Em Moçambique, Egídio Vaz foi o primeiro secretário-executivo do Conselho de Negócios Inclusivos – CNI e esteve envolvido na sua criação e lançamento em 2012.

Desde 2004 que Egídio é formador em jornalismo económico, político e eleitoral tendo para tal co-autorado um Manual para Cobertura de Governação. Actualmente é também formador em jornalismo e comunicação multimédia tendo nesta qualidade formado dez jornalistas moçambicanos nos últimos seis meses.

Como investigador, Egidio Vaz é o único investigador moçambicano com pesquisas feitas e obras publicadas sobre redes sociais e segurança na internet. Saiba tudo sobre ele em www.egidiovaz.com

SOBRE OS CURSOS

O principal enfoque dos cursos de Egídio Vaz é a capacitação profissional dos comunicadores moçambicanos. Assim, Egídio trabalha com oficiais de comunicação para dotá-los de novas habilidades e novas ferramentas digitais que os permita maximizar o impacto do seu trabalho e das suas instituições.

A filosofia da consultoria visa não só capacitar para poupar como autonomizar para melhorar a eficácia na entrega dos produtos de comunicação requeridos.

NATUREZA DOS CURSOS

Os cursos de capacitação decorrem ao longo das quatro semanas do mês e têm a duração de 20 horas a razão de cinco horas por semana. Normalmente as aulas decorrem aos sábados. Porém, dependendo das turmas e da preferência dos profissionais, estas aulas podem ser levadas a cabo às sextas-feiras das 15-20 horas.

AS TURMAS

As turmas são constituídas pelo mínimo de dez e máximo de quinze participantes e decorrem em salas de conferência. Por cada semana, os comunicadores são orientados para diversos temas e depois recebem acompanhamento ao longo da semana com vista a resolver problemas ou tarefas práticas e especificas das suas empresas ou organizações. Isto significa que os formandos expõem-se a formação ao longo de todo o mês e não necessariamente as 20 horas. Na verdade, os formandos pagam apenas pelas 20 horas de lições e beneficiam de um mês de acompanhamento e mentoria profissional.



CUSTOS

As sessões de capacitação por turmas custam 20 MIL METICAIS ou o seu contravalor em dólares americanos à data do pagamento.

CAPACITAÇÃO PERSONALIZADA

Também possuímos pacotes para capacitação personalizada, principalmente para áreas de comunicação executiva, comunicação interpessoal e elaboração de estratégia e planos de trabalho. Os cursos de capacitação leccionados em turmas também estão disponíveis para iniciar a qualquer altura do mês e do ano. Os cursos personalizados têm igualmente mesma duração e mesmo custo e decorrem no local de trabalho.

PLANO TEMÁTICO

O plano temático da capacitação está de tal forma autonomizado para que cada módulo represente um conjunto de habilidades e conhecimentos para a solução de um específico problema ou conjunto de problemas. Para casos de capacitação personalizada, os módulos podem ser ajustados às necessidades do cliente.

Os conteúdos de capacitação estão centrados na solução de problemas e não na atribuição de adicionais conceitos teóricos intangíveis.

MÓDULOS TEMÁTICOS

O plano temático das capacitações está de tal forma autonomizado para que cada módulo represente um conjunto de habilidades e conhecimentos para a solução de um específico problema ou conjunto de problemas. Para casos de capacitação personalizada, os módulos podem ser ajustados às necessidades do cliente.


Os conteúdos de capacitação estão centrados na solução de problemas e não na atribuição de adicionais conceitos teóricos intangíveis.

I. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Estratégia de comunicação

Plano de comunicação

Pesquisa de comunicação

Auditoria de comunicação

Relatório de pesquisa e/ou auditoria de comunicação

Recrutamento e selecção de oficiais de comunicação

Esboço de termos de referência para oficiais de comunicação

Comunicação de crise

Plano de monitoria de estratégias de comunicação

Avaliação de estratégias de comunicação

Orçamentação de estratégias de comunicação

Relações públicas, comunicação e política

II. ADVOCACIA E COMUNICAÇÃO

Advocacia e comunicação

Definição de objectivos de advocacia e de comunicação

A política, advocacia e comunicação

Avaliação, monitoria e medição

Passos para definição de objectivos de advocacia e entrosamento de comunicação

Orçamentação

III. FERRAMENTA PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ EM MOÇAMBIQUE

Redacção  e edição de textos

Comunicação multimédia e suas nuances

Segurança na internet e higiene digital

E-marketing

Redes sociais

Edição multimédia online: som, vídeo e foto

Escrita e edição colaborativa

Fontes


Técnicas de vídeo

Técnicas de fotografia

Técnicas de entrevista

Como redigir um comunicado em um minuto

Como gravar e editar um vídeo em dois minutos

Como gravar e editar um áudio em dois minutos

Ferramenta multimédia para optimização de registos digitais

Como fazer Newsletters, Websites, Blogs, Podcasts?

Novas ferramentas de edição de vídeo e texto: Indesign, Final Cut, Adobe PhotoShop

Os módulos seguintes não obedecem o cronograma anterior dada a complexidade das matérias. São módulos excepcionalmente concebidos para cada situação e negociados por cada cliente.

IV. COMUNICAÇÃO MUNICIPAL (inclui componentes de módulos anteriores)

Plano de comunicação municipal

Comunicação multimédia municipal

Redacção e edição do texto municipal

Educação e advocacia municipal

Comunicação política municipal

Estratégia de comunicação municipal

Planificação de comunicação municipal

V. COMUNICACAO POLÍTICA

Sondagens

Discursos

Linguagem gestual

Lições de história e documentação

Campanhas eleitorais: primeiros passos

VI. COMUNICAÇÃO EXECUTIVA

Discurso político

Pesquisa e avaliação do discurso

Temporização, mímica e oratória

VANTAGENS DA CAPACITAÇÃO

METODOLOGIA

As metodologias de capacitação são centradas em cada profissional e focalizadas na solução de problemas de comunicação de cada organização. Assim e por exemplo, um profissional pode estar a enfrentar problemas na finalização da estratégia de comunicação, do plano de comunicação ou mesmo no melhoramento de mecanismos de comunicação externa. Ao longo da capacitação, o profissional e o formador irão centrar as suas atenções na entrega destes produtos ao mesmo tempo que beneficia da riqueza do curso e de outra informação.

PRÉ-TESTE PARA AFERIR AS NECESSIDADES, FORÇAS E ASPECTOS POR MELHORAR

Todos candidatos aos cursos de capacitação são submetidos a um pré-teste para aferir o grau de necessidades e melhorar a planificação

EXERCÍCIOS PRÁTICOS SEMANAIS

Os exercícios práticos serão administrados aos participantes com vista a assimilar as matérias dadas. Estes exercícios não serão gerais mas sim customizados às necessidades das empresas. Também tem por objectivo acelerar a conclusão dos trabalhos pendentes tais sejam estratégias, planos de acção, organização de eventos, finalização de relatórios, conclusão da redacção de documentos oficiosos, edição de texto, vídeo ou fotos, etc.

OUTRAS VANTAGENS

Uma hora de acompanhamento para sanar duvidas, esclarecimento e ajuda

Acesso livre a manuais e lições

Assistência remota por dois meses seguintes

Pós-teste para aferir a satisfação

Capacitação focalizada e personalizadas às necessidades da empresa e do formando

Produtos concretos por entregar no final do curso






Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal