Sintese: deus e o mundo criado itapecuru- mirim- ma



Baixar 21.36 Kb.
Página1/5
Encontro22.09.2021
Tamanho21.36 Kb.
  1   2   3   4   5

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS SUPERIORES DO

ESTADO DO MARANHÃO- CEERSEMA

CURSO DE LINCENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

TURMA: Q


PROFESSORA: MARIA ESTRELA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

SINTESE: DEUS E O MUNDO CRIADO

ITAPECURU- MIRIM- MA

2021

FERNANDA DOS SANTOS



ANTROLOGIA TEOLÒGICA

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDGOGIA,

DA DISCIPLINA DE HERMENÊUTICA, COMO REQUISITO

PARCIAL DE OBTENÇAO DA 3 NOTA PARA O 2

PERIODO.

PROFESORA: MARIA ESTRELLA

TURMA: Q

ITAPECURU- MIRIM – MA

2021

ANTROPOLOGIA TEOLOGICA



DEUS E O MUNDO CRIADO

1 A AÇÃO CRIADORA.



A criação é obra pela qual Deus produz tudo do nada. É um ato que continua enquanto dura a criatura. Não se refere somente à primeira coisa criada, mas também àquelas que vêm a partir da primeira.

A criação pode ser entendida pela filosofia, mas os filósofos não cristãos refletindo sobre ela caem no dualismo, no imanentismo ou no materialismo.

Pela filosofia poder-se-ia admitir que o mundo sempre tivesse existido, mas os estudos científicos por sua vez, indicam que o mundo teve um princípio temporal, o que está de acordo com a Revelação, que ensina a temporalidade do mundo.

2 A AÇÃO CRIADORA NOS TEXTOS BÍBLICA

Muitos textos bíblicos falam sobre o dogma da criação, mas os principais são os primeiros capítulos do Gênesis. Seu objetivo não é explicar a criação do mundo sob o ponto de vista da ciência, mas sim mostrar que Deus é único e é o criador do mundo. O livro do Gênesis trata do tema da criação de uma maneira mais espiritual. Apresenta Deus como criador e organizador dessa matéria caótica desorganizada. A matéria vai se organizando de acordo com a Palavra de Deus.

No Novo Testamento o tema da criação é abordado dentro da perspectiva de uma renovação. Nos Evangelhos Sinóticos é apresentada uma relação entre a criação, efeito da vontade de Deus, e a vontade divina para o modo de agir dos homens, bem como a ligação entre a criação e o Reino, que para todos está preparado. O Evangelho de João fala expressamente da criação e da participação de Jesus nela. Para São Paulo, o homem na graça vive uma nova criação. Deus não deixa de relacionar-se com suas criaturas, fruto de sua criação.

3 A CRIAÇÃO E A TRINDADE

As escrituras são claras quando falam sobre a Criação e demonstram por fato que Deus Pai é ativo na criação: “No princípio 



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal