Sinopses – espetáculos de novembro



Baixar 21.06 Kb.
Página1/3
Encontro10.12.2019
Tamanho21.06 Kb.
#2867
  1   2   3

SINOPSES – ESPETÁCULOS DE NOVEMBRO

BULLYING- ACONTECEU COMIGO

Direção: Edson Fernandes

Autor: Patricia Holanda

Data: 24/11

Local: Teatro Yguá

Horário: 19h30

Sinopse


O espetáculo Bullying, Aconteceu Comigo está em cartaz há cinco anos. A peça representou a Seduce Goiás no Festival de Teatro Nacional de Porangatu-TeNpo, e já foi visto por um público estimado de 20 mil adolescentes, jovens e adultos do Estado de Goiás. Uma peça que trabalha com a Escola como pano de fundo para o mergulho no universo de cinco personagens que cruzam suas estórias, sempre relacionadas ao Bullying aos cotidianos sofrimento e transtornos da adolescência.

Com cenas dinâmicas e linguagem voltada para o público jovem, temperadas com citações de Artur Távoa, a peça busca retratar o universo da diferença e da indiferença. Isso se dá através da tipificação de personagens alvo: o nerd, a menina pobre, o gordo e o homossexual, o negro tipos que se encontra ora sendo algozes e ora vítimas das relações sociais de um grupo específico de uma escola qualquer.

Com formato diferenciado a peça foge ao padrão informativo buscando suscitar no espectador uma catarse, uma identificação. Mais do que dizer propriamente o que é o Bullying, é importante evidenciar os sentimentos e o clima que vive um aluno vítima deste comportamento. A ideia é promover na plateia uma Flash-back das relações escolares, como se cada um identificasse em suas lembranças algum trecho vivido nas cenas. Afinal o Bullying acontece todos os dias em nossa esfera de relações, se não acontece, um dia vai acontecer comigo ou com você!

OS FARSANTES

Direção: Rosane Christina

Data: 25/11/2016

Local: Teatro Yguá

Horário: 19h

Espetáculo de tragicomédia, uma adaptação que tem por base o canovaccio da Commedia dell' art. Uma divertida história na qual os personagens de um triângulo amoroso, embalados pela paixão, expressam de forma intensa e desnudada seus sentimentos por Isabella, uma viúva rica e bonita que enlouquece os homens com seu desprezo. Seu amor é devotado somente a um deles. No calor da paixão, esses personagens se tornam vulneráveis e ingênuos e fazem de tudo para terem o amor da desejada dama. Há ainda aqueles servos que se aproveitam da situação e se utilizam de tramoias para se divertirem e se vingarem, pregando peças em seus patrões.



ALÉM DO QUE SOU!

Data: 25/11

Horário: 20h30

Local: Teatro Pyguá

Professora: Dorivânia Xavier

Aautor: (Roteiro coletivo)

Direção: Dorivânia Xavier

Turma: 1º ano vespertino (2ª e 4ª)

Sinopse

A partir de fragmentos de poetas brasileiros como: Cora Coralina, Eliza Lucinda, Cecilia Meireles, João Cabral de Melo Neto e outros, o grupo revela seu olhar sobre o mundo, suas sensações, seus sentimentos e reflexões sobre a alma humana.



O SONHO DA VOLTA AO MUNDO

Texto e Direção: Matheus Rosa

Data: 26/11

Horário:19h

Local: Teatro Yguá

Sinopse


Um Espetáculo mergulhado na imaginação de David, um menino levado e engraçado, que em uma família de classe média sonha em dar a volta ao mundo, mas para realizar o seu sonho ele se aventura no livro digital das viagens encantadas. A cada página ele se encanta e se diverte com os personagens de cada país, que logo de forma engraçada conhece mais sobre os países. Para descobrir que o melhor tesouro do mundo estava aqui no Brasil (país onde todas as culturas se encontram), ele precisou passar por uma boa confusão no nosso país vizinho, a Argentina. O que David não sabe é que a sua mãe estava por trás traçando esse sonho e assim quando a verdade vem à tona é que fica a dúvida do final da história. O espetáculo mostrará a cultura dos países através das danças e coreografias típicas e por isso e muito mais que fica o convite para todos realizarem o sonho de dar a volta ao mundo!

SINOPSE - Convite

Todos os dias milhares de pessoas em todo o planeta sonham... Sonham com o futuro, sonham com o sucesso, sonham com a prosperidade, sonham com a felicidade, com um presente, com um encontro, com um abraço... Todos nós sonhamos, porque sonhar faz parte da vida!

Há quem diga que o mundo dos sonhos pertence às crianças, pois é na inocência do coração infantil que todos os sonhos ganham força, cor, intensidade, brilho e se tornam realidade, transcendendo em felicidade e encantamento...

Os alunos das turmas de teatro infantil convidam você e sua família para viajar no imaginário dos sonhos... Conhecer diferentes culturas, num caminho deslumbrante e viver momentos inesquecíveis... No seu sonho, no nosso sonho... nos Sonhos...

MÃE CORAGEM

Direção: Rosane Christina e Ronei Vieira

Autor: Bertolt Brecht

Data: 26/11

Local: Teatro Pyguá

Horário: 20h30

Sinopse

Em meio à guerra, enfrentaram-se católicos e protestantes, a vendedora ambulante Ana Fierling segue exércitos com sua carroça. Acompanhada dos três filhos: Eilif, Queijinho e Kattrin, ela ganha a vida vendendo comida, bebida e roupas para soldados e oficiais. Ao longo do caminho, Ana, apelidada Mãe Coragem, vê um filho ser recrutado e o outro transformar-ser em tesoureiro de um regimento. Fica apenas com a filha que é muda.

Na peça, a guerra quase não é vista de frente, no campo de batalha. Em cenas cheias de tensão e iminente tragédia são revelados os bastidores do conflito: os acampamentos e as estradas por onde circulam soldados, oficiais, recrutadores, cozinheiros, capelães, prostitutas, vendedores e camponeses. Mãe Coragem, comerciante astuta e implacável, faz amigos e os perde ao longo da trama. É por meio dessa figura épica que Bertolt Brecht mostra o pesado preço cobrado a quem vive de guerra.

LENDAS DO BRASIL

Data: 27/11

Horário: 17h

Local: Teatro: Pyguá

Texto: Mário Bag

Adaptação e direção: Kleber Alves

Quantidade de alunos: 15

Sinopse


Ninguém sabe ao certo como surgiram as lendas que sobrevivem no imaginário popular, transmitidas de geração para geração. Acredita-se que tenham vindo com os imigrantes e, aqui no Brasil, misturaram-se às tradições indígenas. Muitas tentam explicar a natureza e seus mistérios. Fantásticas ou aterrorizantes, mas sempre alegres, as lendas reunidas neste espetáculo, são apresentadas por contadores de histórias, que recriam um ambiente lúdico e divertido. Crianças de todas as idades vão se deliciar com as histórias da Cabra-Cabriola, Boi da cara preta, Iara e do Boitatá...

POESIA NÃO COMPRA SAPATO

Data: 27/11

Horário: 18h

Local: Teatro Yguá

Turma das oficinas

Direção: Professores Matheus, Kleber, Ingrid e Renato

Sinopse

O espetáculo “Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia?”, tem no elenco os atores da turma de iniciação teatral do Gustav Ritter, sob direção da professora Joana Salles e supervisão de Edson Fernandes. O texto nos possibilita perceber os tipos de pessoas que podemos ser, as nossas metades, o mundo em que vivemos, grandes histórias de amor que traduzem nosso viver. Os poemas escolhidos para a montagem trazem uma rica expansão de mundos que surgem através da interpretação. A musicalidade tem mais do que sons, as letras que vem ao encontro dos poemas se encaixam definitivamente no espetáculo, procurando mostrar do início ao fim, as grandes emoções que a poesia pode nos proporcionar.

O universo da mente humana abrange várias facetas do desconhecido e por diversas vezes ficamos aprisionados entre a razão e a emoção, o ter e o ser, o querer e o estar e somos impulsionados pelos mais íntimos desejos a realizar nossas vontades. Sem medir esforços nos lançamos a um emaranhado de enigmas e conjecturas ferozes, que nos suscita a revestir de armaduras nossas fronteiras interiores. Nessa luta voraz vamos construindo verdadeiramente a nossa personalidade, cristalizada pelas estações as quais todo homem na sua jornada terrena é lançado sem direito a negar-se. A aventura do viver quase sempre traz uma eterna insatisfação o que nos faz buscar no outro um complemento, uma resposta, uma tradução.

TEXTOS E POESIAS

No meio do caminho, Verdade, Ideia – Carlos Drummond

Poesia não compra sapato, Genocídio – Emanoel Marinho

Das PedrasCora Coralina

Corridinho – Adélia Prado

Poema de Natal – Vinicius de Moraes

Belo, belo, belo – Manoel Bandeira

Tenho tanto sentimento – Fernando Pessoa

Bilhete – Mário Quintana

Eu – Paulo Leminski

Metade – Oswaldo Montenegro

Traduzir-se – Ferreira Gullar

Sonhos e Motivos – Cecília Meireles



Baixar 21.06 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal