Sim, existe droga na cena de música eletrônica



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O USO DE PSICOATIVOS NA CENA DE MÚSICA ELETRÔNICA DE SALVADOR – 

BAHIA: UMA INVESTIDA INICIAL 

(FEVEREIRO DE 2006) 

Texto  publicado  originalmente  em  Os  Urbanitas  (São  Paulo),  v.  05,  p.  ----,  2007 

(www.osurbanitas.com.br). 

 

 

RESUMO 



 

O  presente  trabalho  é  resultado  de  uma  investida  etnográfica  na  cena  de  música  eletrônica  da 

cidade  de  Salvador-Bahia,  com  a  atenção  voltada  para  questões  relacionadas  ao  uso  de 

psicoativos.  É  fruto  de  observação,  entrevistas  e  conversas  informais  e  procura  demonstrar  a 

amplitude do universo que compreende a música eletrônica, as clivagens que o mesmo comporta, 

com  o  objetivo  de  relativizar  a  compreensão  generalizada  da  existência  de  uma  relação 

automática entre o uso de psicoativos e a preferência pela música eletrônica.  

 

PALAVRAS-CHAVES 



 

Música eletrônica – Cena - Uso de psicoativos  

 

EM PRIMEIRO LUGAR: O QUE SE ENTENDE POR MÚSICA ELETRÔNICA ?  



 

Sob a denominação “música eletrônica” repousam estilos musicais variados e variáveis, entre os 

quais  há  de  comum  o  fato  das  músicas  serem  produzidas  de  forma  binária

1

,  possuindo,  porém, 



dentro  de  cada  gênero/subgênero,  estrutura,  velocidade,  timbres  e  climas  característicos

2

.  A 



expressão generalizadora “bate-estaca” é muito utilizada, especialmente de forma pejorativa, para 

denominar a música eletrônica. No entanto, esta compreende um vasto universo musical, do qual 

a  House,  o  Tecno,  o  Drum  and  Bass  e  o  Trance  são  os  principais  gêneros.  Embora  seja 

comumente  relacionada  às  pistas  de  dança,  a  música  eletrônica  abrange  também  estilos  não 

dançantes  como,  por  exemplo,  o  Trip  Hop,  o  Illbient,  e  o  IDM  (Intelligent  Dance  Music).  Os 

gêneros também se subdividem. A House, por exemplo, pode ser apreciada nas vertentes Deep, 

Funky,  Eletro,  Tech,  Minimal,  Soulfull,  Hard,  Tribal  ou  Progressive.  O  Trance  pode  ser  Euro, 

                                                 

1

 O termo “binário” refere-se à utilização do computador como ferramenta. 



 

2

 Atualmente, o computador já é utilizado por artistas dos mais diversos estilos. Portanto, elementos como os citados 



ajudam a conferir características do estilo eletrônico às produções. 


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Psy, Goa, Morning, Progressive, Fullon, Dark, Tech ou Hard, e assim por diante

3

. O surgimento 



da música eletrônica está relacionado a vários eventos, dispersos ao longo do planeta e dos anos. 

Sem  alongar  ou  entrar  em  aspectos  polêmicos,  serão  citados  os  principais  acontecimentos 

relacionados  à  emergência  do  que  viria  a  ser,  no  Brasil,  a  partir  de  meados  dos  anos  90, 

conhecido como música eletrônica.  

 

Experimentações com sons "sintéticos" são conhecidas desde fins do século XIX. Em relação à 



música  pop,  mais  especificamente  ao  que  hoje  corriqueiramente  se  denomina  “música 

eletrônica”,  pode-se  dizer  que  a  história  começa  com  o  Kraftwerk,  grupo  alemão  cujos 

componentes  experimentavam  produzir  música  a  partir  de  recursos  puramente  eletrônicos,  no 

final  da  década  de  60.  Esses  artistas  abriram  precedente  para  a  produção  de  uma  música  pop 

baseada em sons que não eram comumente associados com música, como o ruído de um trem em 

movimento,  vidro  quebrando  ou  buzinas  de  automóveis,  por  exemplo,  sempre  evocando  o 

contexto tecnológico e a vida nas sociedades industriais. 

 

Na  década  de  70  encontra-se  outro  elemento  relevante  para  o  surgimento  não  somente  do  que 



viria  a  ser  conhecido  como  música  eletrônica,  mas  também  de  um  contexto  para  sua  fruição  e 

formação de uma cultura relacionada, que é consolidação, com o advento da “disco music”

4

, da 


frequência aos nightclubs - ambientes fechados onde as pessoas se reuniam para dançar um som 

reproduzido  mecanicamente.  Além  da  freqüência  aos  espaços  de  dança,  é  importante  ressaltar 

que  a  música  House,  o  primeiro  dentre  os  estilos  do  que  viria  um  dia  a  ser  conhecido  como 

música eletrônica, começou a tomar forma no início da década de 80, a partir de influências da 

música Disco, com suas linhas de baixo melódicas e ritmo bem marcado, herdados, por sua vez, 

do funk.  

 

Em textos que relatam o surgimento do primeiro gênero de música eletrônica, a House, sempre 



aparecem em destaque dois nightclubs e seus respectivos DJs (disc-jócqueis): o Paradise Garage, 

                                                                                                                                                              

 

3

 Na verdade, não é somente em relação à música eletrônica que isso ocorre. No rock, por exemplo, também existe 



segmentação: rockabilly, hard rock, heavy metal, death metal, funk metal, new metal, punk rock, pós punk, new 

wave, grunge, entre outros 

 

4

 Este estilo ficou conhecido no Brasil como "Discoteca".  




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de New York - clube de frequência multirracial (e “multissexual”), onde atuava o cultuado Larry 

Levan  -  e  o  Warehouse  (cujo  nome  batizou  o  gênero),  de  Chicago,  onde  Franckie  Knuckles, 

considerado  o  criador  da  House,  comandava  o  som.  A  segregação  entre  brancos  e  negros, 

homossexuais e heterossexuais não era a atitude que predominava nesses clubes, ao contrário do 

que  costumava  ocorrer  em  outros  ambientes  nos  Estados  Unidos.  Como  afirma  Cheeseman  no 

artigo  "History  of  House":  “the  emphasis  was  in  the  music”.  Esses  acontecimentos  datam  da 

primeira  metade  da  década  de  80.  Quase  ao  mesmo  tempo,  em  Detroit,  Derrick  May  e  Kevin 

Saunderson davam ao mundo uma versão menos “soulfull” e mais robótica do som produzido em 

New York e Chicago, originando mais um gênero de música eletrônica: o Tecno

5



 



No fim da década de 80, com a chegada da House e do Tecno americanos ao velho continente e 

com  a  popularização  de  aparelhos  eletrônicos  como  o  sampler  (que  tem  a  capacidade  de 

armazenar e reproduzir uma amostra selecionada de som em qualquer velocidade, adequando os 

trechos  selecionados  à  escala  musical),  surge  na  Inglaterra  a  “Acid  House”,  estilo  no  qual  a 

construção musical se dava através de colagens de sons diversos e de trechos de outras músicas, 

além  de  explorar  bastante  o  som  da  TB  303,  aparelho  construído  para  simular  linhas  de  baixo 

que,  desprezado  pelos  músicos  “tradicionais”,  foi  alçado  à  categoria  de  objeto  de  culto  pelos 

produtores  de  música  eletrônica.  Também  não  se  pode  esquecer,  ao  contar  esta  história,  da 

influência da cultura dos Sound Systems, trazida pelos imigrantes jamaicanos para os EUA, vez 

que esta teve um papel importante na origem do rap, em fins da década de 70 do século passado. 

O Rap (que significa Rhythm and Poetry) é um estilo musical no qual a figura do DJ, elemento 

importante  no  que  viria  a  ser  chamado  futuramente  de  cultura  clubber,  era  também  uma  peça-

chave.  

 

A  partir  dos  anos  90,  a  música  produzida  para  pistas  de  dança  foi,  durante  algum  tempo, 



considerada de forma unívoca, sendo categorizada como "Dance Music". Com a consolidação e 

expansão do estilo, a denominação genérica de “Música Tecno” começou a ser utilizada, sendo 

                                                                                                                                                              

 

5



  Foram  todos  negros  os  precursores  da  House,  Tecno,  Eletro,  Hip  Hop  e  Drum'n  bass  (subgêneros  de  música 

eletrônica). Excetuando-se o Trance, pode-se dizer que a música eletrônica tem origem negra.   

 



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substituída  depois  pela  expressão  "Música  Eletrônica",  já  que  “Tecno”  é,  na  verdade,  a 

denominação de um gênero específico. 

 

Como  visto  neste  pequeno  histórico,  o  que  hoje  se  chama  de  música  eletrônica  é  fruto  do 



cruzamento de vários movimentos, em várias partes do globo. O contexto histórico do surgimento 

da  ME,  envolve  ainda  aspectos  como  a  criação,  popularização  e  conseqüente  barateamento  de 

aparelhos  como  sintetizadores  e  grooveboxes,  assim  como  de  computadores,  além  do 

desenvolvimento  e  disseminação  de  softwares  destinados  à  produção  musical.  Esses  também 

foram  fatores  de  potencialização  do  gênero,  pois,  embora  usados  atualmente  por  músicos  de 

todos os tipos e estilos, é na música eletrônica que tais recursos adquirem papel central, não só na 

produção das faixas, mas também na própria concepção musical, pensada e elaborada a partir dos 

mesmos.  

 

Um  elemento  que  define  a  música  eletrônica,  ao  lado  de  características  estéticas  específicas  – 



como determinados andamentos, timbres e texturas - e do modo de composição – binário, é sua 

associação com o underground. O termo underground adjetiva produtos  culturais cuja intenção 

artística  sobrepuja  a  intenção  comercial,  e  que  são  produzidos,  executados,  divulgados  e/ou 

distribuídos  de  forma  alternativa.  Assim,  mesmo  que  sejam  construídas  de  forma  binária  e  que 

possuam  timbres  e  texturas  aproximados,  faixas  de  caráter  mais  pop  não  se  encaixam  na 

definição de música eletrônica como música underground.  

 

De  acordo  com  esta  ótica,  predominante  no  meio  da  música  eletrônica,  a  música  tocada  na 



maioria  dos  clubes  direcionados  à  freqüência  homossexual  –  segmento  social  costumeiramente 

associado ao estilo – não é considerada exatamente como eletrônica, visto que nesses locais são 

executadas as vertentes de caráter mais comercial, baseadas em fórmulas, da House Music.  

 

DIFERENTES SONS, DIFERENTES PÚBLICOS, DIFERENTES IDENTIFICAÇÕES 



 

Na Inglaterra, as primeiras festas de música eletrônica – as Raves - eram misturadas em termos de 

som  e  de  público.  Nessas  festas,  os  participantes  eram  todos  ravers  e  dançavam  ao  som  de 

música  “tecno”.  Com  o  tempo,  aquela  música  foi  se  especificando,  gerando  subgêneros, 




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ganhando  nomes  diferentes,  e  públicos  mais  específicos  foram  se  formando.  As  maneiras  de 

desfrutar  daquela  música  também  foram  se  diferenciando.  Fortaleceu-se  a  associação  de 

determinados  costumes,  preferências  e  objetos  -  inclusive  substâncias  psicoativas  -  com  os 

diferentes  gêneros  de  música  eletrônica.  Assim,  embora  não  exista  uma  correlação  necessária, 

existe uma convergência / associação consagrada entre determinados segmentos sociais e alguns 

subgêneros da Música Eletrônica. Por exemplo: a House é constantemente associada aos gays e, 

ao menos em São Paulo, onde a cena Drum’n Bass foi muito forte no início deste século, o estilo 

é  associado  a  jovens  pobres  das  periferias,  em  sua  maioria  negros  e  afrodescendentes, 

denominados  “cibermanos”  (ou  clubbers-favela,  como  já  chegaram  a  ser  chamados,  segundo 

Palomino, 244). Já o Tecno e o Trance são mais comumente associados à preferência de jovens 

brancos pertencentes às camadas média e alta. 

 

Assim,  a  fragmentação  dos  estilos  foi  acompanhada  por  uma  diferenciação  do  público  e  dos 



contextos  de  fruição.  Deste  modo,  as  festas  de  Drum  and  Bass  se  tornaram  bem  diferentes  das 

festas de Eletro, por exemplo, que, por sua vez, também são bem diferentes das festas de Trance

6

.  


 

Antes  de  prosseguir,  é  preciso  frisar  que  não  se  pretende  examinar,  aqui,  a  exatidão  de  tais 

correlações ou fazer um acompanhamento do processo da diferenciação musical ou de público. O 

objetivo  do  presente  trabalho  é  dar  uma  idéia  geral  sobre  a  cena  de  música  eletrônica  de 

Salvador-Bahia,  procurando  evidenciar  as  clivagens  existentes  e  também  desvelar  aspectos 

relativos ao uso de psicoativos.  

 

A FORMAÇÃO DA CENA DE SALVADOR 



 

Embora  seja  consenso  que  a  primeira  festa  de  música  eletrônica  em  Salvador  tenha  sido 

promovida  pelo  Dj  Lúcio  K,  no  dia  13  de  agosto  de  1993,  no  Solar  do  Unhão,  pode-se  falar 

realmente  em  uma  cena  de  música  eletrônica  -  compreendendo  cena  como  rotina  de 

acontecimentos / regularidade - conforme conceitualiza Duarte - a partir de 1999.  

 

                                                 



6

 Hoje em dia, as raves, por exemplo, são, na maior parte das vezes, festas de música Trance, embora em São Paulo 

ocorram algumas raves de Tecno. 

 



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Só  para  deixar  registrado,  um  pouco  antes  disso,  Salvador  já  havia  possuído  uma  cena  de  Djs. 

Nesta  época,  havia  na  cidade  um  circuito  dedicado  ao  Miami  Beat  ou  House  Miami,  estilo 

musical  caracterizado  por  batidas  eletrônicas  quebradas  e  vocais  melodiosos.  A  história  desta 

cena,  contada  em  entrevista  pelo  Dj  Lucio  K.,  que  foi  um  dos  expoentes  do  estilo,  é  curiosa. 

Segundo ele, em meados da década de 80, um dos poucos locais onde era possível adquirir discos 

importados  era  uma  loja  carioca  localizada  em  Copacabana,  que  recebia  os  singles  da  parada 

norte-americana.  De  acordo  com  Lúcio  K.,  os  discos  do  Top  Ten  americano  eram  rapidamente 

adquiridos pelos Djs do Rio de Janeiro. Assim, restava aos Djs baianos, em uma época em que 

não  existia  internet  e  as  fontes  de  informação  eram  escassas,  confiar  nas  sugestões  dos 

vendedores da loja, que indicavam os discos que sobravam, faixas, justamente, da cena de Miami 

e  Porto  Rico  -  na  verdade  discos  de  Freestyle  -  que  também  conseguiam  boas  colocações  na 

parada americana, por venderem bastante entre os jovens americanos de ascendência latina. Aos 

poucos  os  Djs  baianos  assumiram  o  estilo  e  várias  danceterias  -  termo  que  era  usado  para 

designar os espaços onde se podia ouvir e dançar o Miami - surgiram em Salvador, formando, na 

periferia da cidade, um circuito de festas e eventos. Ainda hoje existem apreciadores do Miami, 

que costumam se reunir  nas danceterias Pop Dance (na Rua Carlos Gomes, Centro) e Emoções 

(no  Engenho  Velho  de  Brotas),  espaços  remanescentes  de  uma  cena  que,  há  vinte  anos  atrás, 

incluía diversos bairros populares de Salvador, como IAPI, Liberdade, São Caetano e Periperi e 

Paripe, entre outros. 

 

Voltando  especificamente  ao  que  depois  viria  a  ser  categorizado  como  música  eletrônica,  antes 



de 1999, o que havia em Salvador eram iniciativas esparsas. Tem-se conhecimento, por exemplo, 

de  uma  festa  ocorrida  em  1996  numa  barraca  de  praia  em  Itapoã,  assim  como  de  uma  série  de 

festas  denominadas  Ogumadélica,  ocorridas  no  ano  de  1998.  O  som  dessas  festas  não  possuía 

ainda  caráter  segmentado.  Na  primeira  edição  da  Ogumadélica,  por  exemplo,  na  qual  estive 

presente, foi possível escutar faixas de artistas e grupos como Fatboy Slim, Chemical Brothers, 

Prodigy e Kraftwerk, por exemplo. 

 

A partir de 1999 é que os primeiros coletivos de música eletrônica – Pragatecno e Soononmoon – 



começaram  a  atuar  de  forma  mais  sistemática.  Foi  quando,  também,  um  circuito  de  festas  gays 

itinerantes,  que  reivindicavam  o  status  de  raves  /  festas  de  música  eletrônica,  começou  a  se 




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desenvolver e com isso surgiram produtoras voltadas para a promoção deste tipo de evento, como 

Idéia Fixa e Oops Up.  

 

Como no início da era das raves, na Inglaterra, também no início da cena de Salvador as festas de 



música  eletrônica  misturavam  públicos  e  estilos  musicais.  Já  as  festas  itinerantes  atraíam 

majoritariamente um público gay masculino e restringiam o som às vertentes mais comerciais da 

House Music, incluindo ainda, por vezes, música pop brasileira remixada ou clássicos da “Disco 

Music”. Mas também possuíam características de acordo com o que prescrevia a cartilha clubber: 

eram  divulgadas  através  de  e-mails  e  flyers

7

,  traziam  Djs  como  atração  principal,  pista  com 



iluminação de boate, lounges

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 com pufes e almofadas e, por vezes, stands de roupas alternativas, 



óculos escuros e outros adereços. Em relação ao contexto musical e de entretenimento da cidade, 

essas festas podiam perfeitamente ser consideradas alternativas, apesar de trazerem, em termos de 

som,  o  que  era  considerado  lixo  pelos  conhecedores  de  música  eletrônica.  Com  isso, 

estabeleciam-se  polêmicas  entre  os  aficcionados  –  que  ansiavam  por  música  eletrônica 

“legítima”-  e  os  produtores  desses  eventos,  acusados  de  se  aproveitar  do  carisma  que  a  música 

eletrônica começava a adquirir para promover festas com som comercial.  

 

Nos  anos  00,  a  música  eletrônica  tornou-se  “hype”  e  com  isso  atraiu  o  interesse  da  mídia  e  de 



grandes corporações, dando origem a um fenômeno interessante: a realização de festas de perfil 

comercial,  porém  com  a  presença  de  Djs  prestigiados  no  underground.  Essas  festas  costumam 

atrair  especialmente  adolescentes  e  indivíduos  que  almejam  participar  dos  contextos  que 

estiverem desfrutando de prestígio na mídia. Em Salvador este tipo de evento começou a ocorrer 

há  cerca  de  três  anos,  formando  um  pequeno  mercado  “mainstrean”  de  festas  de  música 

eletrônica.  Assim,  a  cidade  hoje  conta  também  com  eventos  de  caráter  nitidamente  comerciais, 

mas que levam o som de Djs respeitados no underground a um público não especializado.  

 

                                                 



7

  F


ilipetas  confeccionadas  em  formato  de  postal,  produzidas  em  papel  especial,  e  que  são  geralmente  objeto  de 

esmerado  cuidado  gráfico.  Os  flyers  são  distribuídos  /  depositados  em  locais  frequentados  pelos  apreciadores  de 

música eletrônica, numa estratégia típica para divulgar festas e eventos específicos.  

 

8



 Espaços para descanso. 

 



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Com tudo isso, hoje já é possível dizer que Salvador possui uma cena de música eletrônica. Esta é 

modesta e sobrevive, especialmente, graças aos esforços dos coletivos

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 que atuaram para formá-



la e continuam movimentando-a até hoje, ao manter uma rotina de festas, além de cuidarem da 

promoção de cursos de Djs, seminários, etc. Quanto às produtoras mais comerciais, representam 

iniciativas esparsas e pontuais, cujo objetivo é mais restrito e imediato: a obtenção de lucro, sem 

compromisso  com  a  formação  de  público  ou  manutenção  da  cena.  Entretanto,  é  inegável  que 

acabam por contribuir neste sentido, por exemplo, ao fazer  circular informação a  respeito desta 

música,  na  mídia,  ou  ao  trazer  Djs  de  outros  estados,  cujos  custos  dos  altos  cachês,  além  das 

passagens e hospedagem, os torna inacessíveis para as produções de perfil underground. 

 

Este foi um esboço rápido da formação da cena de música eletrônica em Salvador. Procurou-se 



apresentar  as  principais  informações,  de  uma  maneira  geral,  no  sentido  de  ilustrar  como  se 

configurou a cena e se deu a formação de seu público. É interessante evidenciar que o presente 

trabalho é resultado do investimento de uma componente da cena, mais especificamente, da cena 

House  da  cidade,  onde  atua  como  DJ  há  mais  de  cinco  anos.  Neste  sentido,  representa  uma 

iniciativa empreendida por uma testemunha, que  escreve, em  grande parte, sobre o que viveu  e 

presenciou, sobre uma realidade que ajudou a construir, com todas as vantagens e desvantagens 

que esse fato pode trazer para um trabalho de caráter científico.  

 

EM QUE SENTIDO ESTÁ SENDO USADO O TERMO CENA  



 

Cena é, segundo Duarte, “uma subcultura quanto tem visibilidade (...) é a efervescência contínua 

de  uma  cultura  específica  (...)  É  o  povo  se  reunindo  sempre  em  torno  de  algo,  num  ´point`”.  

Assim, de acordo com Duarte “O que chamamos de cena é nada mais que uma comunidade se 

encontrando sempre para consumir o que elas gostam e se identificam, culturalmente”

10

. (Em 



http://planeta.terra.com.br/arte/pragatecno/textoclaudio2.html)

 

 



                                                 

9

 Além dos pioneiros Soononmoon e Pragatecno, existem ainda os coletivos Audiotrix (com Djs de House e Tecno), 



Amplex (House), U-Groove (Drum and Bass, Dub e Rap), Booh (Drum and Bass), Enviroment Sound, Miclets e 

Grilo, (dedicados ao Trance).  

 

10

 O grifo não existe no texto original 




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Em Salvador, a música  eletrônica já possui um público fiel e uma rotina de eventos. Com base 

neste  ponto  de  vista,  é  possível  afirmar,  portanto,  que  a  cidade  possui  uma  cena  de  música 

eletrônica. Outra razão para destacar o termo, é porque o mesmo é utilizado pelos freqüentadores 

e  aficcionados  para  definir  o  conjunto  de  iniciativas  relacionadas  à  promoção  da  música 

eletrônica,  de  festas  e  eventos  onde  a  música  eletrônica  é  o  motivo  –  e  o  que  dá  o  tom  -  dos 

encontros. A cena, neste caso, é uma abstração, que procura circunscrever o universo relacionado 

à musica eletrônica, e é utilizado para referir-se a este, seja em nível musical, mundial, nacional, 

regional  ou  local.  Assim,  fala-se,  por  exemplo,  na  “cena  de  House”,  na  “cena  brasileira”,  na 

“cena do Nordeste”, na “cena de São Paulo”, e assim por diante. 

 

A CENA HOUSE E A CENA TRANCE 



 

Levando  em  conta  a  segmentação  de  som  e  público  da  qual  se  falou  anteriormente,  é  mais 

adequado  dizer  que  Salvador  conta,  na  verdade,  com,  pelo  menos,  duas  cenas  de  música 

eletrônica,  duas  rotinas  diferenciadas  de  eventos,  constituídas  em  torno  da  House  e  do  Trance, 

que são as vertentes de maior destaque na cidade, e que têm, por isso, a capacidade de promover 

identificações  além  da  questão  musical,  possuindo,  pode-se  dizer,  potencial  para  formar 

identidade.  

 

A cena House e a cena Trance possuem algumas características em comum, como a apreciação 



de  música  binária  reta,  a  divulgação  dos  eventos  via  internet  e  flyers,  os  Djs  como  atração 

principal  das  festas,  etc.  No  entanto,  dão  origem  a  contextos  de  apreciação  bem  diferenciados, 

como será visto a seguir. 

 

Embora binária e reta, a música Trance é bem diferente da música House, assim como a cultura 



que  se  associa  a  ambas.  O  Trance  é  mais  acelerado,  geralmente  mais  melódico  e  impõe  climas 

bem diferentes dos da House. Os públicos também são diferenciados, a começar pela questão do 

gênero  e  da  orientação  sexual.  As  “baladas”  de  House  contam  com  afluência  predominante  de 

homossexuais  do  sexo  masculino,  enquanto  que  nas  festas  de  Trance,  pelo  que  foi  possível 

perceber até o momento, a proporção de homens e mulheres é bem equilibrada e os homossexuais 

– de qualquer sexo - não têm presença predominante. Em relação à geração, nas festas de House é 




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possível encontrar pessoas de idades variadas, sendo muito comum a presença de pessoas acima 

dos  trinta  anos.  O  público  do  Trance  parece,  de  maneira  geral,  em  média,  ser  mais  jovem, 

aparentando  estar,  em  sua  maioria,  abaixo  dos  trinta  anos.  Os  contextos  de  apreciação  também 

são diversos.  

 

Em Salvador, a cena House possui, em relação ao som, uma face  comercial e outra alternativa. 



Os  eventos  ocorrem  principalmente  à  noite,  em  boates  e  locais  pequenos,  e  costumam  ser 

restritos ao perímetro urbano. Em relação ao uso de psicoativos, além do álcool, que é bastante 

usado,  foi  possível  testemunhar  /  ouvir  testemunhos  acerca  do  uso  de  maconha,  cocaína, 

ketamina (special k), poppers (nitrito de amila) e ecstasy. Entretanto, embora tenha sido possível 

levantar  a  presença  dessas  substâncias,  a  utilização  de  psicoativos  não  parece  ser  parte 

fundamental do estilo de vida dos freqüentadores da cena House, ao menos em Salvador. O uso é 

geralmente discreto e o  excesso não é algo  comum, sendo poucas as vezes em que foi possível 

testemunhar cenas de abuso, a exemplo de pessoas caídas, desmaiadas ou cometendo insanidades 

como comer areia ou ficar amigo de tocos de árvore

11

, por exemplo. Até mesmo em relação ao 



álcool o abuso não é notório, se é que existe em proporção que mereça registro. Sobre o aspecto 

do  uso  de  drogas  ilícitas  –  ou,  na  verdade,  da  “falta  de  droga”  -  na  cena  House  de  Salvador,  é 

interessante  registrar  os  comentários  emitidos  por  apreciadores  desta  música,  em  épocas 

diferentes,  no  sentido  de  explicar  porquê  esta  cena,  especialmente  em  sua  faceta  alternativa, 

sobrevive  com  tanta  dificuldade:  um  deles  falou  que  o  que  faltava  em  Salvador  era  “droga”.  O 

outro disse que o que faltava em Salvador era um “dealer” na porta das festas. Uma Dj de São 

Paulo, quando soube da incipiência da cena House de Salvador, logo perguntou se não era “por 

falta  de  droga”.  Interessante  que,  nessas  opiniões  transparece  a  consideração  dos  psicoativos 

como aditivo para uma cena que é teoricamente constituída em torno da apreciação de um estilo 

de música. 

 

A cena Trance é a cena de eletrônica que “bomba



12

” em Salvador. Embora conte com eventos em 

locais  fechados,  tais  como  boates  e  casa  de  shows,  costuma  também  se  materializar  em  locais 

                                                 

11

 O informante da cena Trance relatou ter testemunhado essas duas situações.  



 

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 Gíria da cena para designar o que faz sucesso. 



 


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11 

afastados,  às  vezes  fora  do  perímetro  urbano,  a  exemplo  de  sítios  e  reservas.  É  o  caso  das 

famigeradas  Raves

13

,  que  costumam  durar  24  horas,  às  vezes  até  mais



14

.  Depois  das  festas,  são 

tradicionais  os  afters

15

  e  chill-outs



16

.  Na  cena  Trance,  o  apreço  por  civilizações  perdidas  e 

culturas orientais é característico e se revela em ações como a distribuição de calendários maias 

ou  nas  mandalas  e  símbolos  esotéricos  que  costumam  compor  o  ambiente  das  festas,  onde 

predominam  fluorescências,  especialmente  nas  cores  laranja  e  roxo,  realçadas  pelo  uso  da  luz 

negra.  Ilustrações  de  divindades  como  Shiva  ou  Ganesha  constantemente  figuram  nas 

ambientações, e muitas vezes aparecem nas vestes dos freqüentadores

17

. Essas características das 



festas  parecem  evidenciar  que  o  contato  com  a  natureza  e  a  associação  com  o  misticismo  são 

elementos muito valorizados pelos freqüentadores da cena Trance. O mesmo acontece em relação 

à psicodelia e à expansão da consciência. Neste  sentido, o uso de psicoativos é, aparentemente, 

parte  importante  da  cultura  e  do  estilo  de  vida  relacionados  ao  Trance.  Até  o  momento,  foi 

possível presenciar o uso ou ouvir testemunhos acerca do uso das seguintes substâncias: álcool, 

maconha, haxixe, cocaína, ketamina, lança perfume, salvia divinorum, DMT, peiote, mescalina, 

ecstasy  e  ácido  lisérgico.  Na  cena  Trance,  o  uso  de  psicoativos  é  mais  largo  e  facilmente 

perceptível,  inclusive  para  um  observador  pouco  familiarizado.  O  excesso  também  é  notório, 

sendo  grande  a  quantidade  de  pessoas  “fritando

18

”  nas  festas.  Sobre  este  aspecto,  é  possível 



encontrar,  na  internet,  fotologs  e  páginas  do  Orkut  dedicadas  à  questão,  a  exemplo  do  “Frito 

passa  mal”,  onde  estão  expostas  fotos  de  pessoas  “muito  loucas”  nas  Raves,  seguidas  de 

comentários dos visitantes das páginas sobre o estado de “fritação”. Em relação aos excessos, foi 

possível ouvir diversos relatos: sobre uma pessoa que passou a noite com a cabeça enterrada em 

                                                 

13

 Atualmente, as raves praticamente se tornaram festas exclusivas de trance. 



 

14

 Existem raves que duram sete dias. 



 

15

 After-hours são festas depois da festa. Em sua significação original, denominavam festas que começam pela 



manhã, geralmente em clubes.  

 

16



 Chill outs são reuniões que acontecem depois das festas. Seriam eventos onde a música é mais suave, para 

propiciar a aterrisagem depois do frenesi das festas/raves/clubes. 

 

17

 Um freqüentador explicou que essas associações devem-se ao fato de que as primeiras festas de Trance ocorreram 



em Goa, na Índia. 

 

18



 Fritar, segundo um freqüentador de festas de trance, que também é usuário de psicoativos, é “essa hora que você 

não sabe que porra ta acontecendo. Se alguém falou com você ou se você achou que alguém falou ou queria que 

alguém falasse, se falou alguma coisa na música”. Resumindo: quando se está “muito louco”. 

 



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um  arbusto  e  outro  que  apanhou  um  punhado  de  areia  no  chão  e  ofertou  aos  céus,  comendo  a 

areia, em seguida, por exemplo.  

 

Outras  pistas  autorizam  a  conclusão  de  que  o  uso  de  psicoativos  faz  parte  do  estilo  de  vida 



relacionado ao Trance. Por exemplo: é comum que festas e projetos tenham nomes que aludem à 

substâncias  psicoativas,  como  Yagé  e  Infected  Mushroom  –  nomes  de  projetos  musicais  -  ou 

DMT  CHAOS  CLUBE,  nome  da  festa  cuja  segunda  edição  foi  realizada  pelo  coletivo  baiano 

Soononmoon no dia 11 de maio de 2002, em uma casa noturna do Rio Vermelho chamada Open 

Gate, ou ainda DIVINORUM, nome de um projeto que leva o psytrance ao público de Curitiba, 

nos dias de quinta feira

19

. No site



20

 do já citado Soononmoon, coletivo que atua na cena Trance 

baiana,  consta  o  registro  de  uma  experiência  com  “salvia  divinorum”.  Na  lista  de  discussão 

mantida pelo coletivo, o universo dos psicoativos também costuma ser constantemente debatido. 

 

O  Drum  and  Bass  é  outro  estilo  que  conta  com  apreciadores,  em  Salvador.  No  momento, 



entretanto,  a  cena  Drum  and  Bass  tem  sido  pouco  movimentada.  Mas  pensando  em  momentos 

anteriores,  em  que  esta  cena  esteve  mais  ativa,  não  se  pode,  em  relação  ao  uso  de  psicoativos,  

afirmar que esses estiveram ausentes das festas de Drum and Bass, entretanto, se havia consumo 

de  substâncias  ilícitas,  este  nunca  foi  excessivo  ou  notório,  segundo,  inclusive,  informação 

prestada por entrevistados. 

 

O  USO  DE  SUBSTÂNCIAS  PSICOATIVAS  NOS  CONTEXTOS  DE  FRUIÇÃO  DE 



MÚSICA ELETRÔNICA DE SALVADOR 

 

Para falar sobre o uso de psicoativos na cena de música eletrônica – ou melhor, nas cenas House 



e Trance - de Salvador, foram selecionados, para a realização de entrevistas, dois freqüentadores 

assíduos, usuários habituais de psicoativos. Sobre a cena de Trance fala um rapaz de 29 anos, que 

se define como heterossexual e residente com a família no Rio Vermelho. Sobre a cena House, 

fala um rapaz de 25 anos, que se define como bissexual e divide apartamento no Itaigara com um 

                                                 

19

 Fonte: www.eletrogralha.com.br. 



 

20

 Ver http:// 



www.soononmoon.org/zumo

 




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13 



13 

amigo. Este segundo informante, embora houseiro, costuma também freqüentar raves e festas de 

Trance.  Por  este  motivo,  pôde  ensejar  comparações  entre  as  duas  cenas,  o  que  se  revelou  bem 

interessante.  

 

Os dois rapazes possuem, em comum,  além da  faixa etária, o  fato de fazerem uso freqüente de 



psicoativos  nos  contextos  de  fruição  de  música  eletrônica.  Durante  os  depoimentos,  que  foram 

gravados,  ambos  foram  encorajados  a  falar  tanto  de  sua  experiência  pessoal  quanto  da 

perspectiva geral, na cena (s) que freqüentam.  

 

O informante apreciador de House já experimentou cocaína, ketamina, ecstasy, maconha, álcool, 



LSD,  cigarro,  GHB  e  poppers,  mas  costuma  usar,  habitualmente,  maconha  (“everyday”)  e 

ketamina. Seu psicoativo preferido para usar nas festas é o ecstasy, porque “é a melhor forma de 

você absorver a música, porque você fica muito mais sensível a tudo, e a música, então, entra e 

tal...”.  Entretanto,  relatou  que,  como  tem  sido  difícil  achar  essa  substância  em  Salvador,  têm 

usando,  atualmente,  cocaína.  Esta  dificuldade  de  encontrar  ecstasy  é  corroborada  por  outras 

pessoas,  que,  por  conta  deste  fato,  compraram/utilizaram  ketamina,  lança-perfume  (no  carnaval 

de 2006) ou optaram por não usar nada.  

 

Para o houseiro, a associação geral entre o uso de psicoativos e a música eletrônica: 



 

 “tem  uma  parte  verdade,  mas  tem  uma  parte  que  a  galera  aumenta  muito,  tipo...  têm  pessoas 

que, como associam dessa maneira, acha que você deve ir para a festa eletrônica usar, entendeu 

?”.  Entretanto, acredita que os psicoativos podem ter um papel na cena, opinião que transparece 

quando emite a seguinte frase:  

 

“se uma pessoa tomasse ecstasy pela primeira vez na balada de House, ela nunca mais ia querer 



deixar de ir numa balada de House. Mesmo que não tome, mas, tipo, acho que a possibilidade ia 

ser maior de ela querer ir numa cena... numa balada de House”.  

 

Em relação à cena House de Salvador, confirmando as impressões obtidas através de observação, 



relata que o uso de drogas ilícitas se dá em pequena escala, o que atribui, em parte, à dificuldade 


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do acesso. Sobre o padrão de uso nos ambientes onde predomina a música House, ele afirma não 

ser  muito  comum  a  ocorrência  de  abusos

21

,  mesmo  de  álcool:  “passar  mal,  sair  carregado  da 



boate, essas coisas assim ? impossível.”.  

 

Para amparar suas conclusões, como a cena House de Salvador é pequena e tem “pouca droga”, 



este  informante  algumas  vezes  se  utilizou  da  dinâmica  da  cena  House  de  São  Paulo.  Assim, 

aponta o ecstasy, de modo geral, como a substância preferida pelos apreciadores de House, tanto 

no  circuito  comercial  quanto  no  alternativo.  Diferencia,  porém,  as  finalidades  do  uso  nos  dois 

contextos. Para ele, os usuários que preferem o circuito underground – seu caso - usam o ecstasy 

porquê  se  tornam  capazes  de  absorver  melhor  a  música.  Explica  este  fato  com  um  exemplo 

pessoal: “eu tomo porque vou me sentir muito bem, vou ouvir uma música ótima e a música vai, 

sacou,  vai  me  satisfazer  ali  naquele  momento,  vai  ser  lindo”.  A  cena  de  House  comercial  é 

associada, pelo entrevistado, com a “pegação”, a qual julga ser a finalidade maior dos encontros 

em  tal  contexto.  O  público  da  House  comercial,  segundo  ele,  usa  ecstasy  (ou  algum  outro 

psicoativo)  para  “curtir”  a  música,  mas  também  para  incrementar  a  pegação,  já  que  o  ecstasy 

deixa  a  pessoa  mais  “fofinha”,  mais  “facinha”,  ou  seja,  mais  receptiva  à  paquera  e  ao  sexo, 

elementos que admite estarem muito presentes na cena House.  

 

O informante houseiro é também freqüentador da cena Trance, na qual, afirma, o ácido lisérgico 



é a substância mais utilizada / preferida. E se propõe a explicar porquê: 

 

 “como a música Trance é uma música muito mais forte e com características mais psicodélicas, 



é a mesma coisa do ácido. O ácido é uma onda muito mais forte, muito mais psicodélica também, 

muito  mais  visual,  e  como  as  festas  de  Trance  também  têm  muita  decoração,  psicodélica, 

visualmente,  assim,  aquela  coisa  bem  chocante,  é  uma  coisa  alimentando  a  outra.  Da  mesma 

forma que é o ecstasy para festa House/clube”.  

 

Conclui,  assim,  que  cada  psicoativo  potencializa  a  fruição  de  um  determinado  estilo  de 



som/ambiente. Sobre o padrão de uso na cena Trance, ele diz que as pessoas costumam misturar 

                                                 

21

 Posteriormente, será necessário definir critérios para determinar o que configura “abuso”. Para o presente trabalho, 



por seu caráter inicial, aceita-se uma conotação de senso comum. 


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substâncias, “principalmente com maconha, e como ácido não tem muito problema com bebida, 

com álcool também”. Ainda sobre o padrão de uso do público do Trance ele diz que “é muito” 

“inclusive tudo” (todas as substâncias), principalmente ácido, em gota, cristalizado, etc. 

 

Sobre abusos, o entrevistado diz que acontecem, pois como há na cena House aqueles que usam e 



vão “para pegar, para se drogar e pegar, eu acho que tem também os abusados da cena Trance, 

que só vão para se drogar (...)”. Sobre o aspecto da paquera e do sexo, ele diz: “e nem tem muita 

viagem de pegação (...) você vai na cena Trance e ninguém pega ninguém. É muito difícil” .  

 

Para ele, os psicoativos têm mais um papel na dinâmica das festas de Trance, já que a música “é 



forte, rápida, então cansa”. Como as festas duram muitas horas, até dias, os psicoativos teriam 

também  o  papel  ou  a  função  de  garantir  a  energia  para  que  os  freqüentadores  permaneçam  nos 

ambientes, dançando durante tanto tempo. A dança, segundo ele, também é diferente: 

 

“No Trance é muito dançar batendo o pé no chão. Muito diferente na cena de House, porque a 



música  não  é  sempre  reta,  reta,  você  pode  se  balançar  e  dançar  de  qualquer  maneira,  mas  no 

Trance não, é aquela música reta” (...) “Tem dancinha pulando corda, também”. 

 

O informante apreciador de Trance também já experimentou vários psicoativos e, neste sentido, 



além  do  tabaco  e  do  álcool,  citou:  DMT,  salvia  divinorum,  peiote,  mescalina,  ácido  lisérgico  – 

em  forma  de  papel,  gotas,  gel,  microponto,  cristal  -  cápsula  de  vento,  ketamina,  benzina, 

ressalvando que esta última foi somente uma vez e “nunca mais”. Nas festas de Trance, consome 

habitualmente o ácido lisérgico. 

 

O informante tranceiro acha que a associação corrente entre psicoativos e música eletrônica se dá 



porque esta é: 

 

 “uma música muito sensitiva (...) não tem uma letra lhe conduzindo numa viagem, é uma viagem 



muito pessoal, no som há vários timbres, ninguém nunca ouviu aquele instrumento lá, estranho, 

então  não  tem  assim  um  cara,  uma  mulher  falando  qualquer  coisa.  É  uma  viagem  muito 

pessoal”.  



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Segundo ele, por isso tem muita gente que acha que “só funciona se tomar alguma coisa”. Neste 



sentido, diz que muita gente nova pergunta como é que se consegue “ouvir aquela música sem 

tomar  alguma  coisa”.  Para  ele,  entretanto,  esta  relação  não  é  de  necessidade,  embora  a  relação 

esteja estabelecida “no imaginário, sim, com certeza”. 

 

Ele explica sua preferência pelo ácido porquê “sente a música de outra forma”. Segundo ele: 



 

 “o ecstasy também dá essa sensação de, de outra coisa e tal, mas o ácido é diferente, a viagem é 

muito profunda, acho que a viagem do ecstasy é bem no corpo, bem, bem, no corpo e a viagem 

de ácido é muito mais na mente, mais no outro mundo, lá”.  

 

Embora afirme que “a malucada”, os tranceiros mesmo, preferem ácido e que a “playboyzada” e 



as  “patricinhas”  preferem  ecstasy,  ao  mesmo  tempo  diz  que  “não  tem  uma  preferência  no 

Trance,  usa  de  tudo,  e  junto,  de  preferência”.    Instado  a  explicar  o  significado  deste  “tudo”, 

exemplificou:  

 

“tipo  pingar  dez  gotas  (de  ácido)  numa  garrafa  de  um  litro  d´água,  dez  gotas,  e  botar  uns 



quadrados

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 ali dentro também, três balas



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 e misturar tudo e todo mundo tomar. Tem muito isso 

também, tem uma coisa  que eu percebo no Trance, que, principalmente  com ácido, o cara não 

quer tomar sozinho, ele quer que todo mundo tome em volta, os amigos, uma galera que estiver 

por  perto,  assim,  roda  a  garrafa.  Não  fica  ninguém  surtado,  mas  fica  todo  mundo  maluquinho 

junto”.  

 

Relatou  que,  além  dessas  misturas,  é  costume  ainda  beber  cerveja  e  fumar  maconha, 



regularmente, ao longo da festa. 

 

Ainda sobre o padrão de uso, relatou que: 



 

                                                 

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 Pastilhas de LSD. 



 

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 Gíria para designar os comprimidos de ecstasy. 




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 “no Trance tem uma cultura de tomar tudo. Acho que é porque a música é surreal demais, então 

a  galera  que  ficar  louca  o  máximo,  entendeu  ?  E  já  não  sabe  mais  se  é  da  música,  se  alguém 

falou  do  lado,  se  tá  na cabeça,  a  viagem...  Eu  vejo  que  no  Trance  tem  muito  isso,  de  a  galera 

querer alcançar mesmo ... sair mesmo do lugar (...) Entrar em outra história” 

 

Sobre a dinâmica das festas, confirma a longa duração como uma tradição e revela que é costume 



ter “depois dela o after. E depois um after do after...” Segundo ele: 

 

 “enquanto tiver um Dj tocando ... não precisa nem ter um neguinho em pé, lá, dançando. Se o 



Dj tiver a fim de tocar, vai para algum lugar, monta (o som) e fica lá”. Isso porquê “também é 

tempo de passarem as paradas. Que o negócio do ácido é que acaba a festa e tem duas horas que 

neguinho tomou um ácido e aí tá batendo, e quer ir para algum lugar para gastar a onda dele. Aí 

à medida que o cansaço vai batendo em um e outro a festa vai terminando aos poucos”.  

 

Ou seja, a cultura do after, segundo o entrevistado, está relacionada ao consumo de psicoativos. 



 

Segundo  o  informante  tranceiro,  a  organização  do  line  up

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  “tem  muito  a  ver  com  o  peso  e  a 



velocidade”. Mas a relação com o uso dos psicoativos também se evidencia: “É foda neguinho tá 

chegando  na  festa  ainda  não  tomou  nada  e  tá  aquela  darkzeira  máxima,  poderosa”  (...)  “bota 

um  cara  que  toca  um  Dark  (estilo  de  Trance)  mais  bacaninha...”.  Em  Salvador,  atualmente,  o 

Dark Trance é, segundo o informante, o estilo de maior prestígio. Por ser mais rápido e denso, 

costuma  ser  tocado  nos  horários  de  pico.  O  Morning  Trance  também  desfruta  de  prestígio  e  é, 

segundo o informante, mais colorido, ideal para o amanhecer. O Progressive ou um Dark “mais 

bacaninha”costumam  ser  reservados  para  o  início  e  o  fim  das  festas,  quando  as  pessoas  estão 

ainda entrando no clima ou voltando da viagem. 

 

Indagado  sobre  o  significado  do  termo  “fritar”,  corrente  na  cena,  aproveitou  o  momento  para 



expressar sua compreensão sobre a relação entre a música e os psicoativos. Segundo ele, fritar: 

 

                                                 



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 Sequência dos Djs. 

 



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 “é essa hora que você não sabe que porra tá acontecendo. Se alguém falou com você ou se você 

achou  que  alguém  falou  ou  queria  que  alguém  falasse,  se  falou  alguma  coisa  na  música  (...) 

Muito louco. Aí que Eletro(outro estilo de música eletrônica)  não dá, falta muito...”  

 

Indagado  sobre  o  perfil  dos  frequentadores,  respondeu  que  tem  todo  tipo  de  gente  na  cena.  O 



perfil  do  público,  segundo  ele,  “é  muito  diversificado,  principalmente  agora  que  a  cena  tá 

bombando”.  A  observação,  no  entanto,  não  confirma  exatamente  sua  afirmação,  dado  ser 

perceptível  a  presença  majoritária  de  indivíduos  jovens,  brancos,  em  sua  maioria,  e, 

aparentemente,  pertencentes  às  camadas  médias.  O  fato  das  festas  ocorrerem  fora  do  perímetro 

urbano,  já  seleciona  o  público,  vez  que  é  necessário  possuir  carro  ou  dinheiro  para  táxi,  o  que 

inviabiliza, de maneira geral, o comparecimento de indivíduos menos favorecidos. Assim, mesmo 

que  seja  possível  encontrar,  nas  festas  de  Trance,  como  disse  o  informante,  “playboy”, 

“psicólogo”  e  “vagabundo”,  todos  parecem  estar  inseridos,  em  relação  à  condição  sócio-

econômica, em categorias aproximadas. 

 

Como  já  relatado,  nas  festas  de  Trance  a  proporção  de  homens  e  mulheres  é  equilibrada  e, 



segundo  o  informante,  rola  muita  “azaração”  mas  não  sexo.  Diz  ele:  “como  é  que  consegue 

trepar, doidão, maluco... de ácido, então...” 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 



 

A  música  eletrônica  foi,  até  pouco  tempo  atrás,  trilha  sonora  exclusiva  de  eventos  de  caráter 

alternativo,  por  vezes  à  margem  da  lei,  organizados  exclusivamente  por  seus  apreciadores. 

Chega,  porém,  ao  grande  público,  no  terceiro  milênio,  muitas  vezes  em  eventos  direcionados  a 

milhares  de  pessoas,  sob  o  patrocínio  de  companhias  transnacionais

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,  gerando  em  alguns 



clubbers  a  nostalgia  por  uma  época  considerada  mais  romântica  ou  espontânea.  No  Brasil,  não 

faz muito tempo que a música eletrônica começou a aparecer na grande mídia e que a moda dos 

clubes  ganhou as  ruas.  Interessante é que hoje, até a música-tema de tradicionais programas de 

televisão, como, por exemplo, o Fantástico, da Rede Globo, ganharam roupagem de acordo com a 

cartilha eletrônica. Do mesmo modo, artistas da MPB passaram a se valer do talento de Djs para 

                                                 

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 Vide Skol Beats, Tim Festival, Nokia Trends, Bavaria Vibe, entre outros. 




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dar  novas  roupagens  às  suas  composições  ou  fazer  versões  dançantes  de  seus  sucessos.  Até  no 

carnaval da Bahia já existem trios elétricos que trazem Djs não somente como acompanhantes de 

músicos e estrelas, mas como atração principal, vide o Bloco da Skol, no qual, na terça-feira do 

carnaval de 2006, apresentaram-se exclusivamente Djs ou o trio eletrônico de Daniela Mercury, 

há cinco anos atraindo multidões no domingo de carnaval.  

 

Se tudo isso denota certa ascensão da música eletrônica e o prestígio adquirido pela cultura a esta 



relacionada, por outro lado, festas dedicadas ao estilo, especialmente as raves, vêm se tornando 

alvo  de  perseguição,  por  parte  de  políticos  e  autoridades  policiais

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.  No  Pará,  a  realização  de 



eventos deste tipo foi até mesmo proibida oficialmente (ver edição da Folha de São Paulo de 21 

de novembro de 2005). Este tipo de ação é justificada com o argumento de que na cena de música 

eletrônica existe grande consumo de substâncias psicoativas ilegais.  

 

A associação entre psicoativos e música eletrônica é reforçada de várias maneiras. Na novela “O 



Clone”, da Rede Globo, uma vinheta Tecno era utilizada no momento em que apareciam na tela 

personagens  que,  na  trama,  eram  usuários  compulsivos  de  drogas  ilícitas.  Situações  como  esta 

reforçam,  sutilmente,  uma  associação  que  já  é  corrente.  Do  mesmo  modo,  reportagens  de  teor 

sensacionalistas não param de ser produzidas. Neste sentido, as apreensões de substâncias ilícitas 

efetuadas  em  festas  de  música  eletrônica  costumam  ser  amplamente  noticiadas,  geralmente  de 

maneira  sensacionalista,  contribuindo  para  formar/reforçar  no  senso  comum  a  idéia  de  que  este 

tipo de evento, de maneira geral, constitui território livre para consumo massivo de “drogas”, o 

que gera protestos veementes dos adeptos da cena.  

 

Por  todos  esses  motivos,  é  inegável  a  importância  de  tratar  do  uso  de  psicoativos  na  cena  de 



música  eletrônica  a  partir  de  uma  abordagem  cultural,  que  fuja  do  oportunismo  das  agências 

oficiais de repressão ou do sensacionalismo da mídia, investindo no desvelamento dos padrões e 

significados do uso em tais contextos, o que seria útil, por exemplo, para subsidiar propostas para 

reduzir os danos que o uso desinformado ou o abuso podem, certamente, causar. 

                                                 

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  A  execração  e  até  mesmo  perseguição  legal  às  raves  não  é  um  fenômeno  recente  ou  exclusivo  do  Brasil,  tendo 



ocorrido em outros países, como a Inglaterra, por exemplo, país onde se originou, no final da década de oitenta, esta 

forma de fazer festa.  

 



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Tendo  em  vista  esses  fatores,  para  tentar  compreender  os  significados  que  assume  o  uso  de 



psicoativos  na  cena  de  música  eletrônica,  sua  relação  com  o  estabelecimento  de  contextos 

diversos  e  o  seu  papel  na  dinâmica  das  cenas  específicas,  este  trabalho  procurou  abordar,  em 

nível ainda exploratório, o tema do uso de psicoativos na cena de música eletrônica de Salvador. 

Neste sentido, procurou trazer uma explicação, de forma geral, sobre o que é música eletrônica, 

mostrar  sua  amplitude,  apresentar  os  principais  estilos  e  também  dar  uma  idéia  de  como  se 

compõe  a  cena  de  música  eletrônica  na  cidade  de  Salvador,  evidenciando  suas  fronteiras  e 

fazendo  um  levantamento  das  substâncias  ilícitas  que  são  consumidas  de  forma  mais  constante 

neste meio. 

  

Certamente  não  seria  prudente  falar  em  conclusões  a  partir  de  uma  modesta  incursão  inicial, 



como  é  o  caso  do  presente  trabalho,  cujas  afirmações  ainda  não  foram  corroboradas  por 

observações  continuadas  ou  pela  aplicação  sistemática  de  entrevistas.  Entretanto,  informações 

interessantes foram obtidas, especialmente quando se pensa que o universo relacionado à música 

eletrônica  é  um  aspecto  da  realidade  ainda  pouco  explorado  pelas  Ciências  Sociais,  havendo 

pouca bibliografia sobre o tema. O mesmo ocorre com a formação de comunidades relacionadas a 

preferências  estéticas.  Em  relação  às  possibilidades  de  investigação,  a  observação  sugere  a  da 

relação do uso de psicoativos com as comunidades musicais, seu papel na dinâmica dos eventos e 

na formação das subjetividades, em tais contextos. 

 

Saindo do campo da amplitude das possibilidades de investigação que o investimento na cena de 



música  eletrônica  pode  oferecer,  e  já  que  ainda  não  é  possível  falar  em  conclusões,  cabe  então 

expor, pelo menos, as intrigas deixadas por esta incursão inicial. 

 

Como se tentou demonstrar, a música eletrônica é um termo generalizante, que circunscreve um 



conjunto  de  estilos  musicais  e  culturas  bem  diferentes.  Somente  este  aspecto  já  deixa  evidente 

que não é possível falar em uma relação automática entre drogas e música eletrônica. Isso seria 

uma  generalização  grosseira,  reducionista,  sendo  necessário  contextualizar  as  afirmações  neste 

sentido, de acordo com as nuances que esta música e os comportamentos a ela associados podem 

assumir.  



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Além  disso,  a  pouca  quantidade  de  psicoativos  que,  segundo  freqüentadores,  circula  na  cena 



House de Salvador (ou na pequena cena de Drum and Bass) é outro dado que permite relativizar 

a  associação  generalizante  entre  psicoativos  e  música  eletrônica.  Aliás,  a  própria  existência  da 

cena  de  House  de  Salvador  (ou  da  pequena  cena  de  Drum  and  Bass),  já  seria  suficiente  para 

confrontar tal associação, vez que esta é uma cena perfeitamente constituída, mesmo com toda a 

dificuldade, relatada por informantes, em obter ecstasy – substância supostamente preferida por 

apreciadores de House e relacionada a esta cena. Por outro lado, na cena Trance, os psicoativos 

parecem ter presença e papel relevante, o que, por sua vez, não significa que este aspecto possa 

ser automaticamente derivado do fato da música Trance ser eletrônica.  

 

Nas  entrevistas,  informações  e  idéias  interessantes  surgiram.  Primeiramente  sobre  o 



estabelecimento no imaginário da relação entre o uso de psicoativos e a preferência por música 

eletrônica.  Esta  idéia,  tornada  corrente  por  uma  atuação  sensacionalista  da  mídia,  parece 

favorecer, justamente, um posicionamento dos indivíduos neste sentido, o que está sintetizado na 

frase do informante houseiro: 

 

 “tem uma parte verdade mas tem uma parte que a galera aumenta muito, tipo... tem pessoas que



como associam dessa maneira, acha que você deve ir para a festa eletrônica usar, entendeu ?” 

 

Também  por  conta  desta  associação  corrente,  os  psicoativos  podem  passar  a  ser  considerados 



como um aditivo para a cena, opinião que se evidencia quando alguns frequentadores da cena de 

House fazem afirmações como: “falta um dealer na porta das festas” “falta droga nesta cidade” 

ou quando uma DJ de São Paulo, no início de fevereiro de 2006, perguntou se não seria por “falta 

de droga” que a cena House da cidade não evoluía, em termos numéricos. 

 

Nas  entrevistas  aparece  a  consideração  de  que  cada  substância  potencializa  a  fruição  de  um 



determinado  estilo  de  som  e  vice-versa.  Deste  modo,  o  ecstasy  é  associado  à  House  e  o  ácido 

lisérgico  ao  Trance,  por  exemplo.  E  até  dentro  do  mesmo  gênero,  alguns  sub-estilos  são 

considerados  mais  propícios  para  o  desfrute  dos  efeitos  dos  psicoativos  -e  vice-versa  -  como  a 

fala do tranceiro esclarece: 




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“a  viagem  do  Dark  que  eu  vejo  que  facilita  a  viagem  do  ácido,  por  exemplo,  é  que  é  cheio  de 



coisas,  dá  muito  espaço  para  você  gastar  sua  onda  ali,  tem  muita  informação  para  você 

processar, você tá lá doidão e ouvindo Eletro, a cabeça cheia de coisa e o som não te ajuda, o 

som fica lá só mantendo o ritmo e não tem nada para você ficar pensando”.  

 

Nas falas, especialmente as do tranceiro, transparece a compreensão de uma relação dicotômica, 



e  até  mesmo  hierárquica,  entre  corpo  e  mente  e,  neste  sentido,  o  lócus  da  ação  dos  diferentes 

psicoativos  também  são  vistos  como  diferenciados.  Assim,  a  partir  dos  depoimentos  dos 

entrevistados,  é  possível  inferir  que,  em  sua  interação  com  a  música,  o  ecstasy  parece  ser 

compreendido como propiciador de uma experiência mais corporal e o ácido como propiciador de 

uma  experiência  mais  mental,  o  que  parece  ser  relacionado,  pelos  informantes,  à  preferência 

musical.  

 

Assim,  na  cena  Trance,  o  ecstasy,  cuja  experiência  da  viagem  seria,  como  diz  o  informante 



tranceiro, “bem, bem no corpo”, é preferido pela “playboyzada” e pelas “patricinhas”, enquanto 

que a “malucada, mesmo” prefere, segundo ele, o ácido lisérgico, cuja viagem “é mais no outro 

mundo, lá”. Na cena House, embora o ecstasy tenha sido definido como a substancia psicoativa 

preferida, haveria uma distinção em relação aos objetivos do uso dos gays que preferem um som 

mais  conceitual  e  dos  que  preferem  uma  House  mais  comercial.  Os  primeiros  usariam,  na 

hipótese  do  houseiro,  para  sentir  melhor  a  música,  enquanto  que  os  gays  que  ouvem  House 

comercial, usariam a substância para incrementar a “pegação”. 

 

As falas abaixo exemplificam: 



 

Houseiro: “O ecstasy é mais na cena House porquê é uma coisa mais de pele, e normalmente as 

pessoas que gostam mais de House são as pessoas que querem pegar mesmo, querem ficar mais 

clubezinho, mais quentinho, mais no escuro, assim...” 

 



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Tranceiro: “o ecstasy também dá essa sensação de, de outra coisa e tal, mas o ácido é diferente, 

a viagem é muito profunda, acho que a viagem do êxtase é bem no corpo, bem, bem, no corpo, e 

a viagem de ácido é muito mais na mente, mais no outro mundo, lá”. 

 

Outra consideração que emerge é que, a partir da preferência musical e  da preferência por uma 



determinada  substância  ou  do  objetivo  de  uso,  são  inferidas  características  de  personalidade, 

como a fala anterior do houseiro sinaliza. O tranceiro também dá uma pista neste sentido: 

 

Tranceiro:  “os  malucos  mesmos  gostam  de  ácido,  a  playbozada  gosta  muito  de  ecstasy,  as 



patricinhas, principalmente, elas tem medo de ácido, tem medo de surtar, de perder a noção, de 

ficar maluca, comer areia... não gostam muito de ácido” (...) “a malucada mesmo gosta muito de 

ácido”.  

 

Entrevistadora: Mas gosta do Trance também... ? 



 

Tranceiro: “Gostam do trance também – gosta, ouve em  casa, baixa, compra disco, tem, troca, 

vem perguntar que música é aquela”... 

 

Transparece,  nessas  falas,  como  citado  anteriormente,  a  compreensão  da  relação  entre  mente  e 



corpo como dicotômica (e hierárquica). Em relação ao efeito dos psicoativos, o efeito do ácido é 

remetido  à  mente  e,  por  isso,  a  uma  “viagem”  mais  profunda.  O  ecstasy,  ao  que  parece,  é 

associado a uma fruição mais “corporal” e por isso mais “superficial”, sendo preferido pelos gays 

que  ouvem  música  comercial  ou  pela  “patricinhas”  e  playboys,  categorias  de  menor  prestígio 

dentro da cena de música eletrônica  underground, o que sinaliza também para uma dimensão de 

legitimação  e  estabelecimento  de  hierarquia,  a  partir  da  preferência  ou  do  uso  de  determinadas 

substâncias. 

 

Para finalizar, é preciso lembrar, mais uma vez, que essas são somente pistas iniciais, na verdade, 



impressões  e  hipóteses  a  serem  ainda  devidamente  interrogadas  e  investigadas,  mas  que  já 

sinalizam que a “viagem” pode ser bem interessante. 

 



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WEBGRAFIA 

 

http://planeta.terra.com.br/arte/pragatecno/textoclaudio2.html 



 

http://music.hyperreal.org/library/history_of_house.html 

 

www.fotolog.com/frito_passa_mal 



 

www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1681068 

 

www.soonomoon.org/zumo 



 

www.pragatecno.com.br 

 

www.eletrogralha.com.br 



 

BIBLIOGRAFIA  



 

Palomino, Érika. Babado Forte: moda, música e noite na virada do século XXI. Ed. Mandarim, 



São Paulo, 1999. 

 

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