Semiótica e História: Fotografia e Informação



Baixar 18.43 Kb.
Pdf preview
Página1/205
Encontro13.12.2019
Tamanho18.43 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   205



Semiótica  e  História:      
Fotografia e Informação
Angela Grossi, Jefferson Barcellos
Aida Carvajal, Maria Cristina Gobbi,
Osvando de Morais, Regilene Sarzi e Sandra Ruiz


Ria Editorial 
- Comité Científico 
Abel Suing (UTPL, Equador)
Alfredo Caminos (Universidade Nacional de Cordoba, Argentina)
Andrea Versutti (UnB, Brasil)
Angela Grossi de Carvalho (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Angelo Sottovia Aranha (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Anton Szomolányi (Pan-European University, Eslováquia)
Antonio Francisco Magnoni (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Carlos Arcila (Universidade de Salamanca, Espanha)
Catalina Mier (UTPL, Equador)
Denis Porto Renó (Universidade de Aveiro, Portugal)
Diana Rivera (UTPL, Equador)
Fatima Martínez (Universidade do Rosário, Colômbia)
Fernando Ramos (Universidade de Aveiro, Portugal)
Fernando Gutierrez (ITESM, México)
Fernando Irigaray (Universidade Nacional de Rosario, Argentina)
Gabriela Coronel (UTPL, Equador)
Gerson Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Brasil)
Hernán Yaguana (UTPL, Equador)
Jenny Yaguache (UTPL, Equador)
Jerónimo Rivera (Universidade La Sabana, Colombia)
Jesús Flores Vivar (Universidade Complutense de Madrid, Espanha)
João Canavilhas (Universidade da Beira Interior, Portugal)
John Pavlik (Rutgers University, Estados Unidos)
Joseph Straubhaar (Universidade do Texas – Austin, Estados Unidos)
Juliana Colussi (Universidade do Rosário, Colômbia)
Koldo Meso (Universidade do País Vasco, Espanha)
Lorenzo Vilches (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)
Lionel Brossi (Universidade do Chile, Chile)
Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Maria Eugenia Porém (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior, Portugal)
Marcelo Martínez (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha)
Mauro Ventura (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Brasil)
Octavio Islas (Universidade de Los Hemisferios, Equador)
Oksana Tymoshchuk (Universidade de Aveiro, Portugal)
Paul Levinson (Fordham University, Estados Unidos)
Pedro Nunes (Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil)
Raquel Longhi (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil)
Ricardo Alexino Ferreira (Universidade de São Paulo – USP, Brasil)
Sergio Gadini (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Brasil)
Thom Gencarelli (Manhattan College, Estados Unidos)
Vicente Gosciola (Universidade Anhembi Morumbi, Brasil)


     
     Semiótica e História: Fotografia e Informação. Angela Grossi, Jefferson Barcellos, Aida 
Carvajal, Maria Cristina Gobbi, Osvando de Morais, Regilene Sarzi e Sandra 
Ruiz. - 1a Edição - Aveiro: Ria Editoral, 2018.
         220 p.
  
Livro digital, PDF.
 Arquivo Digital: download e online
 Modo de acesso: www.riaeditorial.com
 ISBN 978-989-54155-9-5
1. Semiótica 2. História 3. Fotografia 4. Informação I. Ruiz, Sandra II. Grossi, 
Angela. III. Barcellos, Jefferson. IV. Carvajal, Aida. V. Gobbi, Maria Cristina. VI. 
Morais, Osvando de. VII. Sarzi, Regilene. VIII. Título.
Ficha catalográfica: 08/10/2018
Copyright das imagens pertencem aos seus respectivos autores.
© Design de Capa: Denis Renó
Paginação: Luciana Renó
© Sandra Ruiz, Angela Grossi, Jefferson Barcellos, Aida Carvajal, Maria Cristina Gobbi, Osvando de Morais e Regilene 
Sarzi
© Aida Carvajal García, Alessandra de Falco, Alex Visoto, Anton Szomolányi, Elaine Regiane Damaceno Ribeiro, 
Francine Micheli Costa de Castilho, Gustavo Russo Estevão, Jefferson Alves De Barcellos, Jorge Alberto Hidalgo 
Toledo, Jorge Vázquez-Herrero, Laura Olivares Waisman, Luciana Galhardo Batista Simon, Luciane de Fatima 
Giroto Rosa, Marcelo Narcizo Bueno Junior, Marilena de Moraes Barcellos, Pablo Calvo de Castro, Pablo Oro, Paula 
Hernández González , Regilene A. Sarzi-Ribeiro, Rosa Julián Gonzales, Sandra Ruiz, Santiago Naliato Garcia, Silvio da 
Costa Pereira, Vanessa Grazielli Bueno do Amaral, Wellington Cesar Martins Leite, Yenny Paola Bejarano Bejarano
Licença: 
: Atribuição-Não Comercial-Sem Obras Derivadas 4.0 Internacional 
: Você é livre para: 
- copiar, distribuir, exibir, e executar a obra 
Baixo as seguintes condições: 
- Atribuição. Você deve atribuir a obra na forma especificada pelo autor ou o licenciante.
- Não Comercial. Você não pode usar esta obra com fins comerciais.
- Sem Obras Derivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar sobre esta obra.
https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
ISBN 978-989-54155-9-5
http://www.riaeditorial.com


Índice
Prólogo .................................................................................................................................................8
A Fotografia como Protagonista de Histórias: 
Casos de Reportagens no Marrocos ................................................................................................... 10
A Fotografia de James Nacthwey e suas Imbricações com a Obra Audiovisual de 
Christian Frei: Intermidialidade e Cinema Lento, Possibilidades de Leitura .................................... 21
Ágora 4.0. El Documental en el Nuevo Ecosistema de Medios ........................................................ 32
As Representações da Saúde Digital em Imagens ............................................................................. 38
Ecología de los Medios en el Estudio de los Ambientes Socioculturales: el 
Documental Paciente ......................................................................................................................... 49
El Cine Documental de Corte Etnográfico en América Latina - Breve 
Análisis de su Evolución .................................................................................................................... 57
Exit Through the Gift Shop: o Documentário-Spray .......................................................................... 70
Jornalismo Digital: Quando o Instagram Stories se Transforma em 
Ferramenta de Comunicação da “Grande Mídia” .............................................................................. 79
La Economía del Panóptico: la Imagen, las Miradas y las Identidades en la 
Era Digital  ......................................................................................................................................... 91
La Fotografía como Narrativa de Memoria Rural ........................................................................... 103
La Imagen Mediatizada en el Arte Contemporáneo: Sociología del la 
Imagen y Globalización ................................................................................................................... 113
Lima de Contrastes: un Análisis Narrativo de “Días de Santiago” .................................................. 126
Los Jóvenes y la Fotografía: su Rol dentro del Nuevo Ecosistema de Medios y en la 
Era de los Prosumidores ................................................................................................................... 142


Memes como Ferramenta de Formação da Opinião Pública: uma 
Análise através dos Processos Jornalísticos Tradicionais ................................................................ 154
O que as Narrativas Fotojornalísticas Podem Perder com os CMS ................................................. 165
Periodismo Transmedia en Tiempos de Convergencia: la Noticia en Imágenes ............................. 178
Por uma História da Arte do Vídeo Brasileiro: TVDO .................................................................... 189
Semiotics and Non-Verbal Manipulation in the Audiovisual Language of Journalism ................... 198
Velocidade e Memória na Comunicação Fotojornalística da América Latina: o 
Risco de Esquecimento de sua Produção e de seus Agentes  .......................................................... 209





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   205


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal