Semeadoras de Esperança Profética para o Planeta. A responsabilidade da Vida Religiosa: Uma Perspectiva Bíblica



Baixar 134.98 Kb.
Página1/11
Encontro13.12.2019
Tamanho134.98 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11



Semeadoras de Esperança Profética para o Planeta.

A Responsabilidade da Vida Religiosa: Uma Perspectiva Bíblica


Ir. Judette Gallares, RC


Irmã Judette Gallares, R.C., das Filipinas, é membro das Religiosas do Cenáculo. Ela trabalha com retiros, direção espiritual e formação religiosa. Atualmente é professora de Teologia da Vida Consagrada no Instituto para a Vida Consagrada na Ásia nas Filipinas e professora visitante de Antropologia Teológica e Teologia Estética na Universidade de São José, Macau, China. É editora colaboradora da Revista Vida Religiosa - Ásia e da revista Orientis Aura: Macau Perspectivas em Estudos Religiosos. É autora de vários livros e artigos sobre espiritualidade bíblica, vida consagrada e formação.



Original em inglês

I. Introdução
Estamos todas conscientes do que está acontecendo com o nosso planeta hoje. É inegável que eventos devastadores relativos ao nosso planeta estão se acelerando mais rápido do que o imaginado, prejudicando a beleza e a bondade da criação de Deus e acelerando mudanças que ameaçam os ecossistemas que sustentam a vida.

A vida religiosa assumiu, durante muito tempo, a responsabilidade de cuidar do planeta através dos nossos esforços em Justiça, Paz e Integridade da Criação. No entanto, precisamos ter um empenho mais concreto e unificado para fazer a nossa parte, engajando-nos em ações proféticas em nome do nosso planeta.


Neste artigo, gostaria de abordar o tema desta conferência, que é a responsabilidade da vida religiosa de ser semeadora de esperança profética para o planeta a partir de uma perspectiva bíblica. Ao preparar este tema, várias perguntas vieram à mente: “O que podemos aprender dos profetas bíblicos sobre a esperança e os contextos de sua esperança?” “Como entendemos essa esperança no contexto dos textos da criação na Bíblia?” “Quais são os elementos e características importantes da esperança profética?” Oriundas da linhagem profética, como podemos nós, como religiosas, viver nossa responsabilidade de sermos semeadoras de esperança profética diante da severidade da realidade planetária de hoje? ”


Tentarei responder a essas perguntas explorando o conceito religioso de esperança na literatura profética e seu desenvolvimento nas escrituras Cristãs, ligando esse conceito à nossa responsabilidade humana de cuidar do dom da vida e da criação de Deus. Situaremos essa discussão dentro da estrutura do que os estudiosos Cristãos bíblicos chamam de grande “inclusio” nas escrituras Cristãs que começam e terminam com histórias de Deus e da Criação: as histórias da criação de Gênesis 1-2, e as reflexões escatológicas sobre o novo céu e a nova terra, e o rio e a árvore da vida em Apocalipse 21-22. Entre esses dois “livros-fins” estão histórias de experiências de fé do povo de Deus, suas reflexões sobre quem é Deus baseado em suas interações com o Divino em meio a criação. Essas histórias e reflexões nos colocam no quadro mais amplo e nos dão conceitos metafóricos de onde viemos, para onde estamos indo, qual é o nosso chamado e quem somos em relação a tudo o que é criado.1



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal