Rofessor as



Baixar 349.57 Kb.
Encontro04.09.2021
Tamanho349.57 Kb.



PREFEITURA DE PETRÓPOLIS ESCOLA MUNICIPAL FÁBRICA DO SABER


PROFESSOR(AS):ADRIANA, JHENEFER, MÁRCIA MEIRA ANO:2021 TURMA(S): 501,502 E 503

TERÇA- FEIRA 06/04/2021


Aluno (a) :

Carga horária: 2 horas

Habilidades trabalhadas: (EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas..

Atividades de Ensino Religioso


A PÁSCOA

No último domingo foi dia de celebrar a Páscoa. Mas o que comemoramos na Páscoa? Hoje vamos falar um pouco sobre ela.


Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de Páscoa... Páscoa é uma data que vai muito além do que o comércio prega em seus anúncios de ovos de chocolate e colombas pascais. Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
E você, sabe o real significado da Páscoa?

As origens do termo


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração começou muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” significa passagem.

A Páscoa Judaica


Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois eles celebram a libertação da escravidão no Egito.

A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daísurgiu a palavra Páscoa.


A Páscoa entre os cristãos


Entre os cristãos a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
https://www.ahoradecolorir.com.br/2017/04/historia-da-pascoa-4-ano.html

Portanto, a Páscoa é um momento de reflexão, de valor à vida, de sacrifício pelo próximo, de reunião familiar. É um momento de alegria, de recomeço.


Vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações da Páscoa Cristã, entre eles:

Atividades:




  1. Marque a alternativa correta.

A palavra "Pessach" em hebraico significa:
( ) ressurreição ( ) morte ( ) passagem


  1. O que a Páscoa cristã celebra?




  1. Para você, o que significa a Páscoa?




  1. Deixe uma mensagem de Páscoa para alguém que você gosta muito.









Aluno (a) :

Carga horária: 2 horas

Habilidades trabalhadas:(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas

convencionais e não convencionais.




ATIVIDADE DE ARTES



Quem inventou o coelho da Páscoa?
O símbolo do coelho é um dos mais associados à data da Páscoa. Antigamente no Egito, o coelho simbolizava o nascimento.

Os povos mais antigos, diziam que o coelho era o símbolo da Lua, e assim ele acabou se tornando o símbolo da Páscoa, pelo simples fato da Páscoa ser comemorada no primeiro domingo após a lua cheia.

Os coelhinhos foram considerados o símbolo da Páscoa também pelo simples fato de possuir uma grande reprodução, e tem tudo a ver com a Páscoa, que significa o nascer para uma nova vida.

Os imigrantes alemães trouxeram essa ideia para a América, no início do século XVIII.



Que tal montarmos um coelhinho de Páscoa com dobradura? É só seguir as instruções.




Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal