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O   M e n s a g e i r O   d e   s a n t O   a n t ô n i O

novembro de 2013

35

O   M e n s a g e i r O   d e   s a n t O   a n t ô n i O



novembro de 2013

34

E N T E N D E N D O   A   B Í B L I A



Ação

profética

na

 

história



de

 

I



srae

l

a história de Israel, os profetas 



e as profetisas sempre se move-

ram pela certeza de que Deus é 

justo e o povo se afastou d’Ele. 

O povo rompeu a aliança com Deus. Desse 

modo, a estrutura da sociedade ficou fraca, 

tornando-se presa fácil para os dominadores 

que os subjugavam, expulsavam-nos da 

própria terra e os exilavam. 

Os reis da monarquia de Israel e de 

Judá, que deviam zelar pelo povo, não 

o fizeram. Eles não tomaram as devidas 

providências. Faltou coerência entre a 

vida e o culto. O culto deixou de ser 

expressão de honestidade. O Templo 

onde se realizava o culto tornou-se um 

covil de ladrões (cf. Jr 7,1-15; Am 2,6-

16; Mt 21,12-13). O profeta chegou a 

usar a pedagogia do medo para fazer o 

povo voltar ao caminho de Deus. Textos 

proféticos, como Salmos 6.15[14] e Isaías 

33,14-16, ao descreverem uma verdadeira 

liturgia de acesso ao Templo, afirmam 

que só quem é justo pode aproximar-se 

de Deus; ou seja, apenas aquele que fala 

o que é reto despreza o ganho explorador 

e se recusa aceitar o suborno.

A enumeração em ordem decres-

cente das coisas que os profetas mais 

denunciavam era injustiça nos tribunais

comércio, escravidão, latifúndio, 

salário, tributos e impostos, 

roubo, assassinatos, garan-

tias e empréstimos, luxo

1

. Por 



mais estranho que pareça, era 

o poder legisla-

tivo que recebia 

N



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