Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v. 10, n. 4, p. 664-676, dez. 2007



Baixar 14.6 Kb.
Encontro23.09.2021
Tamanho14.6 Kb.
#19005
RESENHA BIOLOGIA

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v. 10, n. 4, p. 664-676, dez.2007 -

Explicação diversa para a origem do câncer, com foco nos cromossomos, e não nos genes, ganha corpo no establishment científico.

O conhecimento descrito neste artigo esta divido em treze páginas de quatro subtítulos, onde os capítulos são sobre “O ponto de vista dominante”, “Insensibilidade a sinais de inibição de crescimento” e “O câncer como doença cromossômica”, entre alguns outros.

Aneuploidia descreve uma característica muito evidente para os pesquisadores que observam células e tecidos cancerosos no laboratório. «Uma verdadeira galeria de horror», escreveu a jornalista de ciência Jean Marx sobre o aspecto do genoma de uma célula cancerosa em artigo publicado em 2002 na revista Science, e muito citado quando o tema da relação entre aneuploidia e câncer aparece. O principal porta-voz e a mais conhecida liderança do segundo grupo é Peter Duesberg.
Trabalhando com o vírus relacionado ao aparecimento de sarcomas em aves, Duesberg identificou um gene específico, chamado src, que parecia ser o desencadeador da doença. Duesberg e que, da mesma maneira que seu contraparente no vírus, poderia iniciar o processo que leva ao câncer em mamíferos.

Atualmente, o câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada sua magnitude epidemiológica, social e econômica. Ressalta-se que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido. O uso de tabaco, inatividade física, má alimentação, tudo isso poderia ajudar na causa não só da prevenção do câncer mas de inúmeras outras doenças.

Esta obra é recomendada para estudantes e profissionais da área da saúde, para que sendo assim de certa forma, possam ajudar mais pessoas. Também poderia ser usado este artigo como matéria ou assunto em universidades para pesquisas e aprofundamento no assunto.

Esta obra foi escrita por Mônica Teixeira, uma jornalista brasileira com passagens pelas principais emissoras da televisão brasileira. Atualmente Mônica é coordenadora do Núcleo de Divulgação Científica da Reitoria da Universidade de São Paulo.



Sou a aluna Thamara Cardoso da turma 302 estudante do ensino médio E.E.B Cel. Pedro Christiano Feddersen, estou elaborando esta resenha a pedido da prof. Dalva Assini do conteúdo de biologia.
Baixar 14.6 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal