Residências mam rio 2021 Pesquisa em artes



Baixar 0.81 Mb.
Encontro12.01.2022
Tamanho0.81 Mb.
#20985






Residências MAM Rio 2021

Pesquisa em artes





Residências MAM Rio 2021 | Pesquisa em Artes

ANEXO 1: EQUIPE ENVOLVIDA




Mentores do Ciclo 1

Luciara Ribeiro



Educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas a descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014), com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). É técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015). Integrou a equipe de curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente é diretora de conteúdo da Diáspora Galeria.

Daniel Steegmann Mangrané



Nascido em Barcelona, mora no Rio de Janeiro desde 2004. Sua pesquisa se interessa particularmente em processos biológicos e discursos antropológicos, os quais usa como inspiração para criar obras que confundem as tradicionais separações entre cultura e natura, sujeitos e objetos, realidade e sonho, visível e invisível, corpóreo e incorpóreo e as dissolve em relações de mútua transformação. Nos últimos anos tem mostrado sua obra em museus e bienais do mundo todo, entre as mais recentes a Bienal de Taipei; Pirelli Hangar Bicocca, Milão; Bienal de Berlim; Museu Serralves, Porto; Institut d’art Contemporain, Villeurbanne; Nottingham Contemporary, Nottingham; e Bienal de São Paulo. Trabalhos seus estão nas coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Inhotim, Museu Serralves, Tate Modern, Walker Art Center, MACBA, Collection Pinault e Castello de Rivoli, entre outras.



Mentores do Ciclo 2


Raquel Barreto

Historiadora, é autora do primeiro estudo acadêmico sobre as pensadoras Angela Davis e Lélia Gonzalez no país. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado acerca das relações entre o Partido dos Panteras Negras, visualidade, política e poder. Colaborou com a exposição Todo Poder ao Povo. Emory Douglas e os Panteras Negras, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, em 2017. Foi a curadora do seminário Negra presença: arte, política, estética e curadoria, que integrou a programação da exposição Abdias Nascimento: Um Espírito Libertador, realizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 2019. Prefaciou a edição brasileira do livro Angela Davis, uma autobiografia (Boitempo, 2019). No mesmo ano dividiu mesas com a própria Angela Davis e Patricia Hill Collins. Foi cotutora do Programa de residência artística do MAM | Capacete, em 2020. É cocuradora da exposição Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros,  que acontecerá no Instituto Moreira Salles em São Paulo, em 2021. É autora de artigos publicados em jornais e revistas de circulação nacional.

Renata Tupinambá



Jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Trabalha e pesquisa a comunicação voltada para decolonização dos meios de comunicação, fortalecimento das narrativas indígenas no cinema, TV, literatura, áudio e música.
Membro do Útero Amotara Zabelê no Território Tupinambá de Olivença na Bahia. Atua desde 2006 com difusão das culturas indígenas e comunicação. É cofundadora da Rádio Yandê, primeira rádio Web indígena do Brasil. Colaboradora do Visibilidade indígena e do Dubdem SOUND SYSTEM. Co-roteirista da série Sou Moderno, Sou Índio do Cine Brasil TV. Foi assistente de produção e comunicação do músico Marcelo Yuka no Observatório de Ecos. Foi participante do grupo de narrativas do programa ASA - Arte Sônica Amplificada 2018, destinado a mulheres, da Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas British Council, Lighthouse e shesaid.so.
Criadora do podcast Originárias, primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que integra a central de podcasts femininos PodSim. Atualmente trabalha também na produção de artistas e músicos indígenas.

Equipe Residência MAM Rio


Esta convocatória é coordenada por Camilla Rocha Campos em colaboração com a curadora adjunta Beatriz Lemos e a gerente de Educação e Participação, Gleyce Heitor.

Demais membros da equipe MAM Rio:


www.mam.rio/sobre-o-mam/equipe/

___


Dúvidas e contato sobre a convocatória: residencia@mam.rio


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | Av Infante Dom Henrique 85 | Parque do Flamengo | 20021-140

www.mam.rio




Baixar 0.81 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal