Reserva biológica



Baixar 5.86 Mb.
Encontro10.10.2022
Tamanho5.86 Mb.
#25719
RESEVA AMBIENTAL

RESERVA BIOLÓGICA
Kaylane
Marcos Paulo
Davi Natan
O QUE É
É uma área natural instituída pelo poder público com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente (biota) e demais atributos naturais, onde não é permitida interferência humana direta ou modificações ambientais
Conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as áreas naturais protegidas têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, educação ambiental, de recreação e turismo ecológico.
A visitação pública é proibida exceto quando ter um objetivo educacional. Pesquisas científicas precisam de autorização prévia. Intervenções podem ocorrer para manejo, recuperação de ecossistemas alterados e preservação da biodiversidade.
A criação de uma reserva biológica ocorre por ato do poder público, que deve ser precedido de estudo técnico. As REBIOS federais são administradas pelo ICMBio.
Na esfera estadual e municipal, a administração fica a cargo dos respectivos órgãos ambientais. Como são áreas de domínio público, propriedades particulares por ventura dentro dos seus limites devem ser desapropriadas.
A proteção da flora, fauna e de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção do equilíbrio climático e ecológico e preservação de recursos genéticos, esse patrimônio representa um importante instrumento para a sobrevivência de muitas espécies, inclusive a humana.
FIM
Baixar 5.86 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal