Relato: modelo e estrutura



Baixar 134.45 Kb.
Encontro04.09.2021
Tamanho134.45 Kb.
#17442

RELATO: MODELO E ESTRUTURA

1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PSS/UEPG

PAS/UEM

MODELO RÁPIDO

Era uma sexta-feira que parecia igual às outras, porém acabou saindo um pouco fora do comum, já que minha mãe havia viajado com meu padrasto para o Rio de Janeiro, meu pai estava trabalhando e eu tinha ficado na casa dos meus avós. Minha avó, uma adoradora de gatos, estava com uma gata que tinha acabado de dar cria de três lindos filhotinhos.

Como eu era pequena, mal sabia de onde vinham essas pequenas criaturinhas e a única coisa que consigo me lembrar era de que eu já os amava intensamente.

Minha avó então foi a padaria comprar um pão para o lanche e eu fiquei sozinha com os gatos. Um deles estava se afogando em lágrima de tanto chorar e gritava como se sentisse uma dor incurável.  Eu, querendo ajudar, peguei-o em meus braços e o aninhei como uma mãe ao segurar seu filho em seu colo. O amor era tanto, que eu o abracei para que ele pudesse sentir meu coração batendo por ele. Aquela pequena gatinha branca, com manchas marrons e olhos azuis como uma piscina, que se encontrava sendo esmagada de amor por mim, mal sabia eu que havia acabado de matá-la. Pensei que ela estava apenas dormindo em um profundo sono após eu acalmá-la.

Assim que minha avó chegou em casa e viu aquela cena parecia desacreditada, seu queixo quase tocava o chão e seus olhos estavam tão arregalados que eu me espantei e fui para o quarto. Depois de alguns minutos só conseguia ouvi-la chorando e gritando, porém não entendia seu motivo. Quando meu pai chegou à casa ela contou tal história para ele, que me deixou de castigo por fazer uma coisa que nem eu mesma tinha acreditado.

ELEMENTOS DA ESTRUTURA

  • INTRODUÇÃO: Apresentação do fato a ser relatado + primeiro recorte temporal + recorte de espaço
  • Era uma sexta-feira que parecia igual às outras, porém acabou saindo um pouco fora do comum, já que minha mãe havia viajado com meu padrasto para o Rio de Janeiro, meu pai estava trabalhando e eu tinha ficado na casa dos meus avós. Minha avó, uma adoradora de gatos, estava com uma gata que tinha acabado de dar cria de três lindos filhotinhos.

DESENVOLVIMENTO: Discorra sobre o fato apresentado no primeiro parágrafo obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos.

  • DESENVOLVIMENTO: Discorra sobre o fato apresentado no primeiro parágrafo obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos.
  • P.S.: caso necessário, acrescente outras marcações temporais para garantir tal cronologia.

    Minha avó então foi a padaria comprar um pão para o lanche e eu fiquei sozinha com os gatos. Um deles estava se afogando em lágrimas de tanto chorar e gritava como se sentisse uma dor incurável.  Eu, querendo ajudar, peguei-o em meus braços e o aninhei como uma mãe ao segurar seu filho em seu colo. O amor era tanto, que eu o abracei para que ele pudesse sentir meu coração batendo por ele. Aquela pequena gatinha branca, com manchas marrons e olhos azuis como uma piscina, que se encontrava sendo esmagada de amor por mim, mal sabia eu que havia acabado de matá-la. Pensei que ela estava apenas dormindo em um profundo sono após eu acalmá-la.

CONCLUSÃO: Introduza a(s) marcação(s) temporal(s) de encerramento do fato relatado + crie um desfecho/ encerre o fato apresentado no 1º parágrafo.

  • CONCLUSÃO: Introduza a(s) marcação(s) temporal(s) de encerramento do fato relatado + crie um desfecho/ encerre o fato apresentado no 1º parágrafo.
  • Assim que minha avó chegou em casa e viu aquela cena parecia desacreditada, seu queixo quase tocava o chão e seus olhos estavam tão arregalados que eu me espantei e fui para o quarto. Depois de alguns minutos só conseguia ouvi-la chorando e gritando, porém não entendia seu motivo. Quando meu pai chegou à casa ela contou tal história para ele, que me deixou de castigo por fazer uma coisa que nem eu mesma tinha acreditado.

DETALHES DA ESTRUTURA

  • Relatos somente serão intitulados em 2 ocasiões: ou quando a proposta pedir expressamente, ou quando ela informá-los de que o texto será publicado;
  • Texto de 1ª pessoa, por ser pessoal (há propostas que podem pedir a 3ª pessoa);
  • Predominância de verbos no pretérito (perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito);
  • Não é permitido o diálogo direto com o leitor;
  • Sentimentalismos e clímax não são aceitos:
  • “O amor era tanto, que eu o abracei para que ele pudesse sentir meu coração batendo por ele.”

    X

    “O amor que eu sentia por aquele pequeno e indefeso ser era tanto, que meu abraço trazia consigo não somente a proximidade de meu coração a bater, mas também meu acalanto.”



Baixar 134.45 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal