Relato de Experiência de Monitoria, na disciplina História do Direito



Baixar 19 Kb.
Encontro24.08.2021
Tamanho19 Kb.
#16980

Relato de Experiência de Monitoria, na disciplina História do Direito
Flávio Lindemberg Oliveira1

Professor Mestre Igor Alves Moreira2


Introdução: A atividade de Monitoria tem inquestionável importância no processo de formação acadêmica discente. Configura-se como ação educativa que, somada aos ensinamentos em sala de aula - no momento da aula - fortalece as leituras teóricas dos discentes e fornece ferramentas para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno da graduação. Ao mesmo tempo, apresenta a esse aluno o universo da docência acadêmica; familiarizando-o como mais uma opção de campo de trabalho, a posteriori. Nesse sentido, esse relato de experiência de Monitoria aqui descrito, ocorrido na disciplina História do Direito, do primeiro período do Curso de Direito, da Faculdade UNINTA de Itapipoca-CE, apresenta-se como espaço de reflexão sobre a importância da História para o Direito e do Direito para a História e, não menos importante, sobre a necessidade da atividade de Monitoria como ferramenta de formação crítica do aluno de graduação. Objetivos: Fomentar o envolvimento de outros graduandos na atividade de Monitoria em seus respectivos cursos de graduação; Compreender a atividade de Monitoria como um espaço valoroso de formação teórico/metodológico e acadêmica; Fortalecer a autonomia do aluno de graduação em seu percurso acadêmico. Metodologia: Nessa etapa acompanhei na medida do possível as aulas via aplicativo Meet principalmente no contra turno. Embora no inicio do processo atípico devido a pandemia do COVID – 19, e a paralisação das aulas presencias, tivemos que nos adaptar ao novo método de ensino, que foi o EAD, através da plataforma Meet. Isso trouxe no início alguns problemas, como adaptação, bem como a forma de o aluno e professor se comportar com essa nova metodologia. Superada esses pequenos problemas iniciais, tivemos um semestre produtivo, com boas aulas e pude relembrar muito do conteúdo ja absorvido no semestre anterior. Isso fez com que eu pudesse administrar o conteúdo junto aos alunos do 1º semestre e melhor auxiliar o Professor na minha função de monitor da disciplina História do Direito. Resultados: Essa foi uma das fases de crescimento pessoal, pois tive que buscar mais conhecimentos para poder desempenhar meu papel como monitor com eficácia, sem prejuízo aos alunos que buscavam tirar suas dúvidas de conteúdos repassado pelo professor na referida disciplina. Isso fez, com que eu me dedicasse ainda mais no campo do conhecimento da História do Direito, fui vasculhar o máximo possível onde eu tinha acesso, como internet, e livros, tudo isso para poder auxiliar aos alunos na busca do conhecimento. Conclusão: A atividade de Monitoria proporcionou aprofundamento da leitura dos conteúdos alinhavada com a possibilidade de auxiliar aos demais colegas de sala de aula na superação de suas limitações e dúvidas sobre o conteúdo História do Direito.
Palavras-Chave: História do Direito. Ensino. Aprendizagem.


Referências

ALBERGARIA, Bruno. Histórias do Direito. Evolução das leis, fatos e pensamentos. 2.ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito: Geral e do Brasil. 13.ª edição. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Jurius, 2017.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 1991.



PRIORE, Mary Del & VENANCIO, Renato. Uma breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.


1 Acadêmico do curso de Direito da Faculdade Uninta de Itapipoca. Itapipoca – Ceará. bergholiveiraradialista@gmail.com

2 Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Curso de Direito da Faculdade UNINTA de Itapipoca-CE. Orientador da Monitoria.

Catálogo: media -> doity -> submissoes
submissoes -> EmancipaçÃo política de alagoas: história, historiografia e problemas Ana Cláudia Pereira de Oliveira1
submissoes -> Thomaz do bomfim espíndola e o pensamento geográfico em alagoas na última metade do século XIX: alguns apontamentos acerca dos conceitos e categorias norteadores da investigaçÃo pedro Henrique Nunes Silva1 Orientador
submissoes -> Seringueiros do Médio Solimões: fragmentos e memórias de vida e trabalho Tugboats of the Middle Solimões: fragments and memories of life and work
submissoes -> Religião e política: a influência dos puritanos na política da inglaterra do século XVII
submissoes -> Os Sentidos de Lugar e os Lugares de Sentido da Música Popular como Patrimônio Cultural na Cidade
submissoes -> José rodrigues vieira netto: intelectual orgânico, professor brilhante, advogado perseguido, cidadão sem direitos (1945-1973)
submissoes -> Conexão fametro 2017: arte e conhecimento XIII semana acadêmica issn: 2357-8645

Baixar 19 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal