Regras abnt 1 – Formato



Baixar 12.16 Kb.
Encontro17.03.2020
Tamanho12.16 Kb.

REGRAS ABNT

1 – Formato: Deve ser utilizado papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), branco, especial para

impressoras, de um lado apenas (anverso). Não se deve desenhar contorno da área útil da folha (ex: moldura).



2 – Fonte: A fonte deve ser em tamanho 12, arial ou times new Roman. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm. Texto justificado
2.1 - Títulos e sub-títulos na CAPA do trabalho: Seguem a mesma fonte, porém negritado e em caixa alta, com apenas as primeiras letras de cada palavra em maiúscula. Deve ser centralizado.
2.2 - Títulos e sub-títulos no corpo do trabalho. seguem a mesma fonte. Porém a letra maiúscula vai só para a primeira letra da primeira palavra. À esquerda e numerado (1,2 ou 1.1, 1.2 etc.
a) Subtítulos (em negrito)

· apenas a letra inicial maiúscula

· outras letras minúsculas
b) Seções do subtítulo (sem negrito)

· letra inicial maiúscula

· outras letras minúsculas

OBS: todos os títulos e subtítulos precisam ficar À ESQUERDA da margem


Exemplo:

1 – Violência



    1. – A violência no trânsito


3 – Margem: Devem ser utilizados os seguintes valores de margens:

Superior: 3 cm

Inferior: 2 cm

Esquerda: 3 cm

Direita: 2 cm

4 – Paginação: o texto deve ser numerado automaticamente (inserir/número de páginas), a partir da primeira página do TEXTO (introdução). Os números deverão constar na parte inferior ou superior da folha, à direita.
5 – Ilustrações: As ilustrações são figuras (quadros, lâminas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas), ou outras formas pictográficas que explicam ou complementam visualmente o texto. Sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.
6 – Citação com mais de 3 linhas. Inciar a partir de 3 tabs. Se você suprimir (tirar) parte da frase do autor, comece com [...].
6.1 – Citação com menos de 3 linhas – insere-se no próprio corpo do texto e é separada por aspas. Conserva-se a fonte, tamanho da letra (12). Porém, deve utilizar itálico, aspas e parênteses – que indica a exclusão de parte da citação/frase. Exemplo:

Desse modo, a cenografia da qual provém a fala, diz Maingueneau (2002), deve se apresentar como “(...) a cenografia necessária para contar uma história, denunciar uma injustiça, apresentar uma candidatura em uma eleição etc”. Sendo assim, para Maingueneau (2006, p.114), a cenografia se constrói à medida que se enuncia. Dessa forma, ela é, ao mesmo tempo, origem e produto do discurso, pois

[...] ela legitima um enunciado que, retroativamente, deve legitimá-la e fazer com que essa cenografia da qual se origina a palavra seja precisamente a cenografia requerida para contar uma história, para denunciar uma injustiça etc. Quanto mais o co-enunciador avança no texto, mais ele deve se persuadir de que é aquela cenografia, e nenhuma outra, que corresponde ao mundo configurado pelo discurso. (MAINGUENEAU, 2006, p.114)

(a citação com mais de 3 linhas começa a partir de 3 tabs e sem espaçamento entre linhas. neste caso, o número da letra é 10 e ao invés de usar parênteses, deve-se usar colchetes )


Quanto às outras normas, consultar este endereço de site, pois nele vocês encontrarão todas as outras explicações sobre normas ABNT, inclusive como a citaras referências bibliográfica.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal