Reformas de Pombal: criação das companhias do comércio



Baixar 73.74 Kb.
Encontro21.09.2022
Tamanho73.74 Kb.
#25454
Crise colonial

reformas de Pombal:
criação das companhias do comércio´-Com o objetivo de aumentar os lucros comerciais com a exploração das colônias, aprimorar o processo produtivo e ultrapassar os países concorrentes
Pombal criou a companhias geral do comércio do estado do Grão-Pará e Maranhão e a companhia geral do comércio de Pernambuco e Paraíba.
Suas ações provocaram protestos e revoltas entre os colonos, Pois eles atribuíam preços exorbitantes às mercadorias, especialmente aos escravos, ofereciam produtos estragados e desvalorizavam os produtos da região pagando por eles preços baixos que desestimulavam os produtores.
Reorganização administrativa e a definição de Fronteiras
Extinguiu o sistema de Capitania hereditárias
Transferiu a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro (O objetivo dessa medida era para ter controle do ouro que vinha de Minas Gerais e proteger os interesses portugueses.
Tratado de Madri foi ( um acordo diplomático assinado por Espanha e Portugal. Esse acordo foi resultado das disputas territoriais travadas pelos colonos das duas nações. Esse acordo permitiu que o território sob o controle de Portugal se expandisse consideravelmente e consolidou boa parte das atuais fronteiras do Brasil.  Foi estabelecido o princípio do uti possidetis, que determinou que alguns territórios pertenceriam a quem os ocupava.

Política fiscalista e cobrança de impostos
Casa de Fundição e fiscalização de cotas que deveria atingir 1000 arrobas (1500Kg)
Instalou a Real Fazenda , Extração Real e, criou outros impostos e taxas

Expulsou os Jesuítas de Portugal e do Brasil
Pombal expulsou Jesuitas, além de confiscar seus bens para reduzir o poder da ordem religiosa que foi acusada de enriquecer as custas do indígenas.

Pombal perseguiu as famílias Nobres mandou executar em praça pública representantes da nobreza portuguesa perseguiu membros da companhia de Jesus.

O governo pombalino já tinha articulado uma política indigenista com a promulgação do diretório pombalino que tornava os indígenas livres e súditos do rei de Portugal ,desse modo a expulsão dos Jesuítas significou apenas uma reformulação de uma política tutelar do estado que desejava completa integração dos povos indígenas à sociedade luso Brasileira, por meio desse decreto a presença de brancos nas aldeias que seriam os diretores dessas comunidades e o processo de mestiçagem foram estimulados , o uso da lingua portuguesa tornou-se obrigatório e a língua materna indígena foi proibida;


O que foi a derrama e suas consequências?


Logo, foi criada a derrama como forma de cobrança dos impostos atrasados. A Coroa confiscava os bens dos devedores, como móveis, joias e propriedades. Portanto, se percebe que a derrama era abusiva. Por conta disso, ocorreram muitas revoltas contra Portugal e seu domínio, entre elas a Inconfidência Mineira.


Explique o significado histórico da frase "o único a me tapear em todos os tempos" com o contexto da crise do sistema colonial
“Foi o único que me enganou”. Frase de Napoleão Bonaparte sobre o príncipe regente Dom João, futuro Dom João VI, que há exatos 212 anos, no dia 8 de março de 1808, desembarcou no Rio de Janeiro acompanhado de toda a corte portuguesa fugindo da tropas do imperador francês.
Baixar 73.74 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal