R. P. G. Reeducação Corporal Global? R. P. G. Rocket Propelled Grenade? R. P. G. Role Playing Game



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R.P.G.

Reeducação

Corporal

Global?

R.P.G.

Rocket

Propelled

Grenade?

R.P.G.

Role

Playing

Game

Um teatro sem roteiro

RPG é um jogo em que os participantes assumem o papel de personagens fictícios, ficando responsáveis por sua caracterização e ações dentro de um conjunto de regras e guias.


Dentro das regras os jogadores tem liberdade para improvisar, sendo que suas decisões irão moldar o rumo dos eventos.

Um teatro sem roteiro

Insere-se esses personagens em um universo, podendo ser do medieval ao futurístico.


Segue-se tomando decisões para dar continuidade a história narrada, podendo ela ser pré-definida (porém sempre com múltiplas cadeias de eventos e possibilidades) ou inventada no decorrer da aventura.

Características

  • Mais sociais e colaborativos do que competitivos
  • Raramente tem ganhadores ou perdedores
  • Como romances ou filmes, RPGs agradam porque alimentam a imaginação sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico

Breve História

Jogos que simulam guerras existem a milenios, como exemplo, o Xadrez data de 600 a.c.


Foram os ingleses os primeiros a utilizar as chamadas Sand Tables como um método de preparar suas estratégias de guerra e simular ataques e movimentos bélicos.

A ficção cientifica

Com Júlio Verne (França, 1828) e Herbert George Wells (Inglaterra, 1866) nasce a Ficção Cintifica.


Obras como Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas de Verne ou Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo de Wells iniciariam um novo rumo na literatura.

Little Wars

Foi também H. G. Wells quem primeiro publicou um conjunto de regras para jogos de guerra. Little Wars de 1915 é considerado o primeiro livro de RPG da história.


Apesar de conhecidos, jogos de guerra como Little Wars só se tornariam populares na década de 50 com a criação da Avalon-Hill Game Company, hoje Wizards of the Coast.

Nos anos 60 e 70 jogos de guerra tornam-se uma industria muito lucrativa e com milhões de seguidores.


A faísca que faltava

Nos anos 60 e 70 jogos de guerra tornam-se uma industria muito lucrativa e com milhões de seguidores.

Mas a falta de criatividade dos novos jogos que iam surgindo ameaçavam o gênero a cair na mesmice .

Assim, como as obras de Verne e Wells vieram para mudar a literatura do século 19, John Ronald Reuel Tolkien publica a obra que mudaria a ficção medieval para sempre.

Escrito entre 1937 e 1949 durante a Segunda Guerra Mundial e publicado em 1955 (1966 nos EUA), O Senhor dos Anéis mudaria completamente a ficção cientifica medieval, trazendo a forma de como hoje conhecemos Anões, Dragões, Elfos, Hobbits...


O Senhor dos Anéis

Escrito entre 1937 e 1949 durante a Segunda Guerra Mundial e publicado em 1955 (1966 nos EUA), O Senhor dos Anéis mudaria completamente a ficção cientifica medieval, trazendo a forma de como hoje conhecemos Anões, Dragões, Elfos, Hobbits...

Não demorou para que os primeiros sistemas RPG inspirados em SdA fossem publicados. Em 1968 Ernest (Gary) Gygax, e seus amigos criam um modelo de RPG focado especialmente em aventuras medievais utilizando miniaturas, o Chainmail.


Chainmail

Não demorou para que os primeiros sistemas RPG inspirados em SdA fossem publicados. Em 1968 Ernest (Gary) Gygax, e seus amigos criam um modelo de RPG focado especialmente em aventuras medievais utilizando miniaturas, o Chainmail.

Então, em 1974, Gygax e seu novo parceiro David Arneson atualizam o Chainmail e lançam o RPG mais jogado e famoso da atualidade: Dungeons & Dragons


O RPG moderno: Dungeons & Dragons

Então, em 1974, Gygax e seu novo parceiro David Arneson atualizam o Chainmail e lançam o RPG mais jogado e famoso da atualidade: Dungeons & Dragons


Caverna do Dragão

Video Games

MMORPG


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