Questões sobre Assírias, Babilônia e Caldeus



Baixar 17.78 Kb.
Encontro12.12.2019
Tamanho17.78 Kb.

Questões sobre Assírias, Babilônia e Caldeus
1) (FEPAR/PR) Foi capital dos Assírios:

a) Ur;


b) Nínive;

c) Lagash;

d) Babilônia;

e) Agadé.


2) Foi capital dos Caldeus:

a) Ur;


b) Nínive;

c) Lagash;

d) Babilônia;

e) Agadé.


3)  A Mesopotâmia, estreita faixa de terras, foi assim denominada pelos gregos por estar entre os rios:

a) Assur e Lagash;

b) Tigre e Eufrates;

c) Nilo e Eridu;

d) Jordão e Kish;

e) Tibre e Akkad.

4) Localizada entre dois grandes rios, lá reinaram na Antiguidade Assurbanipal e Nabucodonosor. A Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia e o herói mítico Gilgamesh são algumas conhecidas referências das manifestações artístico-culturais dos povos que habitavam essa região.

O texto diz respeito à antiga civilização que se desenvolveu na região que hoje corresponde ao território:

a) da Etiópia;

b) do Egito;

c) da Turquia;

d) do Iraque;

e) de Madagascar.

5) (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Teglafalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:

a) babilônios

b) caldeus

c) acadios

d) sumérios

e) assírios

6) (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. 

Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar: 

a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas. 

b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo. 

c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia. 

d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur. 

e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia. 


7) Os Neobabilônios, foram assim que ficaram conhecidos os Caldeus. Os Caldeus originalmente viviam ao sul das terras da Babiônia. Com a ajuda dos Medos, os Caldeus conseguiram destruir o Império Tirano dos Assírios em 612 a.C.. Comandados por Nabopolassar, os caldeus formaram um novo Império que teve novamente como capital a Cidade da Babilônia. Através de uma politica imperialista, Nabopalassar passou a controlar um vasto território. O Império Caldeu passou a ser chamado de Segundo Império Babilônico. Faria parte deste Império a Mesopotâmia, a Síria, o Elam e a Palestina. 

I) A Bíblia relata um pouco sobre a história dos Neobabilônicos, foram eles que após conquistarem o reino de Judá destruíram Jerusalém. Muitos Hebreus foram levados como escravos para a capital, episódio que ficou conhecido como o "Cativeiro da Babilônia". 

II) Assim como quase todos os povos do mundo antigo, os Caldeus eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses; 

III) A principal atividade econômica dos Caldeus era a agricultura. Os povos conquistados pelos por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades;

IV) O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor II. Novos palácios e enormes construções foram feitas como a Torre de Babel e o suposto Jardins Suspensos da Babilônia;

V) O Império Neobabilônico chegaria ao fim em 539 a.C., ano em que o Império Persa governado por Ciro, O Grande, conquistaria toda a Mesopotâmia transformando a Babilônia numa simples província Persa.


8) (Osec - SP) Os assírios destacaram-se:

  1. pelas suas realizações científicas no campo da astronomia.

  2. pelo notável intercâmbio comercial realizado com os fenícios.

  3. pelo militarismo organizado e cruel.

  4. pela codificação do antigo direito consuetudinário.

  5. pela construção de tumbas monumentais para seus reis.

9) “O predomínio social entre este povo cabia a uma aristocracia sacerdotal e militar que sujeitava toda a massa camponesa, a qual era obrigada a pagamento de tributos em cereais, metais, gado e a prestar serviços gratuitos ao Estado. Com a crescente expansão e militarização da sociedade, a produção e os serviços públicos acabaram ficando a cargo das populações vencidas, transformadas em escravos, e grande parte dos lavradores e artesãos passou a compor o exército”.

VICENTINO, C. História Geral. Ensino médio. São Paulo: Scipione, 2000. p. 33.

Apesar de algumas características comuns aos povos que dominaram a região mesopotâmica, percebemos no texto acima a indicação de uma sociedade extremamente militarizada, que escravizou as populações dominadas.

O texto refere-se a que Império da Antiguidade?



  1. Império Assírio.

  2. Império Acádio.

  3. Império Persa.

  4. Império Babilônico.

  5. Império Hebreu.

10) “A partir da época de Hamurabi, certos templos passaram a organizar bibliotecas, em que as tabuinhas, cuidadosamente classificadas segundo o gênero e a obra, empilhavam-se em cestos dotados de uma etiqueta de argila, de acordo com um processo igualmente utilizado para a classificação e conservação dos arquivos.”

Soberanos houve que agiram de modo semelhante em seus palácios. Mas nenhum dedicou a esta atividade tanta energia como Assurbanipal, que afirmava ter recebido dos deuses ‘toda a ciência da escrita’. Ordenava a seus funcionários que procurassem e enviassem ao palácio os originais, ou pelo menos cópias, de todos os textos rituais, religiosos, mágicos, astronômicos, históricos, etc. Suas circulares concluíam a enumeração por conselhos do seguinte tipo, dirigido a seu representante em Borsipa, na Caldeia: ‘E se existir alguma tabuinha em texto ritual, a cujo respeito não te instruí, mas que tu achares bom para o meu palácio, seleciona, toma, e envia-nos’.”

AYMARD, André e AUBOYER, Jeannine. O Oriente e a Grécia Antiga. in CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Vol. 1, São Paulo: Difel, 1972. p. 159.



O texto acima descreve a ação do rei Assurbanipal que buscou incentivar a conservação da produção cultural dos povos que havia conquistado. Em qual reino Assurbanipal reinava e qual a biblioteca por ele construída?

  1. Império Macedônico e a Biblioteca de Alexandria.

  2. Império Hitita e a Biblioteca de Hattusa.

  3. Império Babilônico e a Biblioteca da Babilônia.

  4. Império Assírio e a Biblioteca de Nínive.

  5. Reino de Pérgamo e a Biblioteca de Pérgamo.



Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal