Proposta pedagógica curricular de ciências apresentaçÃO



Baixar 38.92 Kb.
Página1/3
Encontro11.10.2019
Tamanho38.92 Kb.
  1   2   3

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE CIÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

A disciplina de Ciências tem como objeto de estudo o conhecimento científico que resulta da investigação da natureza.

Ao pensar em ciências como construção humana, falível e intencional numa perspectiva histórica, é fundamental considerar a evolução do pensamento humano, pois é a partir dele que a história da ciência se constrói.

Os acontecimentos no decorrer da História norteiam o pensamento do homem e, consequentemente, uma mudança na sua forma de entender o mundo e transmitir conhecimento.

Para sobreviver no planeta, o homem deve entender que ele é o próprio planeta são feitos dos mesmos elementos e precisam aprender a se relacionar com os outros seres e com o meio, propiciando condições que lhe permita perpetuar enquanto espécie. Enquanto a atividade biológica dos animais é cronologicamente determinada, o homem se diferencia ao humanizar-se, estabelecendo assim, o início de seu desenvolvimento, criando novas necessidades geradoras de conhecimentos que são ampliadas a cada geração.

Buscam-se novos caminhos para se trabalhar os conteúdos das ciências naturais, sendo essencial considerarem o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, relacionando suas experiências, suas idades, sua identidade social, cultural e ambiental nos diferentes significados que a ciência possa ter para ele, para a aprendizagem possa ser significativa, buscando o entendimento dos conteúdos da sociedade que se expressam sobre formas diferentes e diferentes modos de produção e suas relações.

O professor de Ciências reconhece que os conteúdos tratados devem contribuir para os estudantes desenvolvem a solidariedade, o respeito mútuo, a justiça e o diálogo com autoconfiança. Portanto, a proposta de trabalhar questões de relevância social aponta para o compromisso a ser partilhado pelo professor de todas as áreas, uma vez que é preciso enfrentar os constantes desafios de uma sociedade, que se transforma e exige continuamente dos cidadãos tomada de decisões, em meio a uma complexidade social crescente.

Em Ciências, destacam-se a necessidade de dar sentido prático às teorias e aos conceitos científicos trabalhados na escola e de favorecer a análise de problemas atuais. Por um lado, os estudantes utilizam conhecimentos científicos para compreender questões atuais que afetam sua própria vida e a do planeta, e também questões diretamente relacionadas com as ciências e a tecnologia, que necessitam ser consideradas por diferentes pontos de vista, além daqueles apresentados pelos cientistas.



A disciplina de Ciências se constitui num conjunto de conhecimentos científicos necessários para compreender e explicar os fenômenos da natureza e suas interferências no mundo. Por isso, estabelece relações entre os diferentes conhecimentos físicos, químicos e biológicos, e o cotidiano, entendendo como os problemas reais são importantes à prática social, enfatizando as relações e as realidades que se está estudando torna o objeto de estudo mais amplo e mais rico.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal