Projeto de Vida Viver entre Gerações 1ª Série (Páginas 157 e 158 – Caderno do aluno) Viver entre Gerações Tema da aula



Baixar 3.34 Mb.
Encontro04.09.2021
Tamanho3.34 Mb.

Projeto de Vida

Viver entre Gerações

1ª Série

(Páginas 157 e 158 – Caderno do aluno)



Viver entre Gerações

Tema da aula

rawpixel


Refletir sobre a convivência saudável entre gerações e colocar-se no lugar do outro para uma troca de experiências com outras gerações.

Objetivo da aula

Clay Banks/Unsplash



Projeto de Vida

Competências socioemocionais da aula:

Assertividade e Respeito

(Páginas 157 e 158 - Caderno do aluno)

rawpixel


Projeto de Vida

Materiais necessários:
  • Lápis ou Caneta;
  • Papel Sulfite ou Caderno;

rawpixel

rawpixel

  • Caderno do aluno páginas:157-158.


Retomando

Na última aula, vimos:
  • A importância e o benefício da amizade em nossa vida;
  • O que é conviver;
  • Aprendendo a conviver com os outros e a respeitar nossas diferenças.

rawpixel

Reflexão – Projeto de Vida

Você acha que ocorreram muitas mudanças nos costumes e comportamentos ao longo do tempo entre as gerações?

Indique uma mudança.

Compartilhe sua resposta conosco no chat!

3 min.


Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Apesar das significativas mudanças próprias das sociedades e na configuração familiar, ou seja, das pessoas que convivemos em nosso lar, a família continua sendo cenário da construção da nossa história, lugar que oportuniza interação e relação, pertença e identidade, onde aprendemos a ser, a viver e a amar.

Tyler Nix/Unsplash

É em nossa casa, com os nossos familiares, com as pessoas que moram conosco e principalmente com aquelas que amamos que acontecem as aprendizagens e experiências mais valiosas da nossa vida. É por isso que a casa é um lugar de aprendizado de respeito, convivência e compreensão.



Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Podemos achar que esse encontro afetivo (entre nós e os nossos familiares, as pessoas que vivem conosco e aquelas que amamos) é algo fácil e natural, mas não é. Estabelecer relações de afeto exige escuta atenta e livre expressão de sentimentos, amadurecimento, sabedoria e paciência.

Hoje vivemos numa sociedade em que o aumento da expectativa de vida e o surgimento de novas uniões conjugais em decorrência do número de separações trazem para a nossa vida novos pais, novas mães e novos avós.

Hoje também é bastante comum filhos adultos permanecendo na casa dos pais durante muitos anos até conseguirem uma oportunidade que lhes permita sair de casa. Isso faz com que várias gerações se encontrem vivendo simultaneamente no mesmo ambiente.



Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Essa nova configuração da sociedade trouxe mudanças na forma da juventude enxergar os idosos e também na forma de os idosos enxergarem os mais jovens.

Essas mudanças sociais e culturais fizeram também com que os próprios jovens e idosos enxergassem a si mesmos de maneiras diferentes, quebrando preconceitos existentes entre as gerações e estabelecendo vínculos afetivos: solidariedade, respeito e empatia.

Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Apesar de todos os benefícios que falamos, há também desafios, pois toda convivência exige cuidado, atenção, respeito e sensibilidade.

A sociedade atual trouxe também atividades cotidianas que ocupam grande parte do nosso tempo – e em que fatores externos à família tendem a interferir no comportamento de cada membro da família.

Convívio de gerações: aprendizado para a vida

É preciso estar atento às atitudes e aos cuidados necessários para uma boa convivência. Nossa casa é o lugar onde se dá a maior parte da nossa existência, por isso é importante que esse seja um lugar de troca de afeto, respeito, sabedoria e um convívio prazeroso.



Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Tyler Nix/Unsplash



Seja tolerante. Lembre-se que é preciso cuidar de si, mas também do outro, principalmente daquelas pessoas com as quais compartilhamos a vida.

Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Ouça, mesmo que você discorde. Lembre-se que seus pais, seus avós e irmãos são pessoas com diferentes idades, interesses, experiências, valores e visões de mundo.

Respeito: fundamental para qualquer relação. O respeito e a empatia trazem a compreensão do momento de vida do outro com o qual eu convivo, oportunizando o compartilhamento de sabedorias e o engrandecimento de si.

Convívio de gerações: aprendizado para a vida

Tyler Nix/Unsplash



Atividade 1 – Projeto de Vida

Qual a maior vantagem de se conviver com alguém que tem muito mais idade que a gente?



Compartilhe sua resposta conosco no chat!

Tyler Nix/Unsplash

2 min.

Atividade 2 – Projeto de Vida

Você acha que o fato de várias gerações conviverem num mesmo local contribui para se amenizar a distância entre as dificuldades que cada um possui? Por quê? Responda no caderno.

Tyler Nix/Unsplash

2 min.


Atividade 3 – Projeto de Vida

Pense agora na sociedade em que você vive atualmente (gostos e estilos musicais, roupas, pontualidade, formas de tratamento, o papel dos homens e mulheres no trabalho, o papel dos homens e mulheres em casa).



Agora, tente comparar com a geração dos seus pais, tios, avós ou até mesmo irmãos.

Cite três exemplos de mudanças que vocês julgam marcantes. Quais foram positivas e quais foram negativas?

Responda no caderno.

3 min.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal