Projeto de Decreto Legislativo – Título de Cidadão Canelense. Ao Exmo. Sr°. Presidente da Câmara de Vereadores Ver. Alberi Dias Canela – rs



Baixar 49.79 Kb.
Encontro21.08.2021
Tamanho49.79 Kb.






Projeto de Decreto Legislativo – Título de Cidadão Canelense.


Ao Exmo. Sr°.

Presidente da Câmara de Vereadores

Ver. Alberi Dias

Canela – RS

O vereador que esta subscreve, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em conformidade com o art. 134, IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Canela, vem apresentar Projeto de Decreto Legislativo com a seguinte proposição:


Dispõe sobre a outorga de “Título de Cidadão Canelense” ao Ilustríssimo Senhor Valdir Cardoso e dá outras providências.
Justificativa:
Fica concedido o “Título de Cidadão Canelense” ao Ilustre Senhor Valdir Cardoso, nascido no interior do município de Caxias do Sul, filho de Alvino Luiz Cardoso e Clarinda Boschete Cardoso, casado com Janete Meyer Cardoso, tendo três filhos sendo: Valéria Cardoso, Tiago Cardoso e Jordana Cardoso.

Valdir Cardoso é reconhecido por ser o proprietário do conceituado chocolate Florybal. Tudo começou em 1991, em um pequeno porão de 21m², onde Janete e Valdir Cardoso começaram a produzir os seus primeiros chocolates. Com uma produção caseira, as vendas ocorriam de porta em porta, tendo como clientela amigos e vizinhos do casal. Aos poucos a notícia foi se espalhando, atraindo cada vez mais pessoas que se encantavam pelo sabor único da Florybal. Dois anos após a sua fundação a pequena fábrica já não dava conta da demanda, fazendo com que ocorresse a primeira expansão para um prédio anexo a residência dos proprietários. Dez anos depois, já conseguiram expandir um pouco mais, desta vez para uma estrutura de 4.500m2, onde atualmente encontra-se localizada a fábrica da empresa, com capacidade para produzir até seis toneladas de chocolates por dia.

A empresa conta atualmente, com 10 lojas temáticas nas cidades de Gramado e Canela, inovando com exclusividade em produtos de lazer como a “Casa de Chocolate” inspirada na história da bruxa de João e Maria e que possui uma pista de patinação no chocolate.

Segundo Valdir Cardoso "a ideia sempre foi criar pequenos universos de felicidade para as pessoas". As vendas externas também cresceram e por meio de parceiros, os produtos são distribuídos para as regiões de RS, SC e PR além de lojas autorizadas em cidades como: Nova Petrópolis, Canoas, Curitiba, e Caxias do Sul. A venda nesses estados também ocorre por meio de catálogos e feiras em épocas sazonais. Além das lojas físicas os clientes também podem adquirir os produtos por meio de um e-commerce, com entregas em todo o Brasil.

O sucesso das lojas levou os proprietários a abrir o seu próprio Parque Temático, a Terra Mágica Florybal, localizado na cidade de Canela, RS, e inaugurado em 2011. O Parque mistura aventura, magia e diversão e recentemente, foi considerado pelos visitantes do Trip Advisor como o melhor parque temático do RS, o 5° do Brasil e 6° da América Latina.

A Florybal não para de crescer, mas além dos novos negócios a empresa também está muito engajada em projetos sociais como o Vida Mágica que ocupa o tempo ocioso das crianças com atividades lúdicas e as obras sociais que apoiam como a AACD- Associação de Amigos das Crianças Deficientes – uma entidade de cunho nacional e sem fins lucrativos que trata de reintegrar à sociedade crianças, jovens e adultos. Ajuda também o Instituto do Câncer Infantil patrocinando a Corrida pela Vida e, semestralmente, a Campanha do Alimento para instituições regionais como os Hospitais de Canela e Gramado.

Foram mais de dez anos de trabalho e investimentos no município de Canela, gerando aproximadamente cento e quarenta empregos diretos entre o Parque e as lojas, mais os empregos gerados indiretamente com prestadoras de serviços e fornecedores.

Valdir e Janete criaram projetos sociais na cidade, na área sócio educativa, gerando oportunidades para crianças carentes, como aulas de música e demais atividades diferenciadas. Juntamente com o Parque Terra Mágica existem projetos como a “Sementinha do amor”, campanha do alimento e doações de chocolates para estudantes de escolas públicas de Canela, na páscoa e natal.

Por esses tantos motivos é que se pretende conceder o título de cidadão canelense, colocando-se ao crivo deste Poder Legislativo.

Alberi Galvani Dias

Vereador - PPS


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N. ___ DE 02 DE DEZEMBRO DE 2018.

Dispõe sobre a outorga de “Título de Cidadão Canelense” ao Ilustríssimo Senhor Valdir Cardoso e dá outras providências.

Art. 1º. Fica concedido o “Título de Cidadão Canelense” ao Ilustre Senhor Valdir Cardoso, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Art. 2º. A honraria de que trata o artigo anterior, será conferida em Sessão Solene, a ser convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Canela, especialmente para esse fim.
Art. 3º. As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 4º. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Alberi Dias



Vereador - PPS


Rua Dona Carlinda, 485. CEP: 95680-000 - Canela/RS | Fone/Fax: (54) 3282.1179 | Fone: (54) 3282.3828 |



Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal