Projeto audiolivro 6: integrando pessoas através do som



Baixar 19.55 Kb.
Página1/5
Encontro10.06.2020
Tamanho19.55 Kb.
  1   2   3   4   5

PROJETO AUDIOLIVRO 6: INTEGRANDO PESSOAS ATRAVÉS DO SOM1

Saulo Lobo2

Francisca Aila

IINTRODUÇÃO

O Projeto Audiolivro, projeto sem fins lucrativos e uma iniciativa do Curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro, surgiu no ano de 2008 enquanto uma atividade de caráter sociocultural cujo objetivo foi integrar crianças, jovens e adultos com deficiência visual e/ou auditiva, com baixa visão, assim como crianças e jovens de instituições educativas, através da leitura de vários gêneros textuais, de uma forma descontraída, mas com a seriedade de uma obra de arte.

No decorrer de quatro anos o Projeto se desenvolveu bastante e a cada dia vem se aprimorando cada vez mais, sempre na perspectiva de permitir que o público a que ele se destina, possa sentir-se parte desse projeto.

O Projeto Audiolivro 6 veio com esse grande diferencial em sua formatação. Ao invés de apenas receberem o trabalho pronto, o nosso público-alvo foi o grande protagonista dessa história. Com a temática “Fortaleza”, os próprios alunos foram os leitores das histórias e fizeram o projeto acontecer, mostrando-nos que a deficiência, seja ela de qualquer natureza, não se constitui impeditivo para que o potencial que cada ser humano tem adormecido, possa desabrochar.

Os textos utilizados na 6ª edição foram o resultado de um trabalho realizado na disciplina de Jornalismo Literário ministrada pelo professor Miguel Macedo e produzidos pelos próprios alunos.

Vários são os objetivos que norteiam o Projeto e dentre eles podemos citar: desenvolver a habilidade da leitura e a capacidade de trabalhar em grupo; vivenciar a compreensão do texto como prática teatral e fornecer ao aluno “contador” o contato com outras realidades sociais permitindo que, dessa forma ele perceba a contribuição que pode oferecer a sociedade.

Para fazer o projeto acontecer faz-se necessária a escolha prévia de uma história; seleção ou convites de leitores, que são as pessoas que farão a leitura e a gravação; distribuição dos textos e ensaio; gravação da voz; seleção dos efeitos sonoros; edição de voz; inclusão dos efeitos e a gravação dos CDS em formato mp3, que possibilitará a reprodução em todos os tocadores. Eis o passo-a-passo da composição do trabalho.

Julgamos necessário ressaltar que, paralelo a esse trabalho realizado no próprio laboratório de rádio da faculdade, com a ajuda de um técnico em rádio, da coordenadora do projeto e dos monitores, a Brado, agência experimental de publicidade da faculdade prepara o material gráfico para as capas e a “bolacha” dos CD’s.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal