Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais Mestrado Profissional



Baixar 27 Kb.
Encontro08.10.2019
Tamanho27 Kb.





Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais

Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais
Disciplina: Ditadura e Democracia no Brasil e na América Latina

Professora: Dulce Pandolfi

Horário: Quartas-feiras, das l8:30 às 21:30 h




Ementa: A ideia central do curso é traçar um panorama dos temas e debates que têm marcado a produção historiográfica relativa aos fundamentos e à dinâmica político-institucional do regime militar brasileiro, assim como acompanhar a literatura que tem como objeto de análise a “transição pelo consenso” e a persistência de um “estado de exceção” no país nas décadas subsequentes ao regime militar. Nesse sentido, o período analisado no curso será do golpe de 64 até os dias atuais. Serão analisadas também experiências semelhantes ocorridas em outros países da América Latina. O curso também abrigará debates sobre os movimentos sociais que emergiram no contexto político em tela e buscará conectá-los às discussões contemporâneas acerca da cidadania em suas múltiplas vertentes.

Bibliografia
Abrão, Paulo; Genro, Tarso. “Justiça de transição”. In: Avritzer, Leonardo et alli. Dimensões políticas da Justiça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, pp. 579-592.
Acselrad, Henri. Sinais de fumaça na cidade: uma sociologia da clandestinidade na luta contra a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro, Lamparina, 2015
Araújo, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 70. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000.
Bédarida, François. Tempo presente e presença da história. In: Amado, Janaína e Ferreira, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Editora da FGV, 1996.
Ferreira, Jorge e Delgado, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003
Ferreira, Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, v. 94, nº 3, 111-24, maio/jun., 2000
Fico, Carlos. Além do Golpe. Versões e contravérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro, Record, 2004.
Fico, Carlos; Ferreira, Marieta de Moraes e Araújo, Maria Paula (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina. Balanço histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2008
Green, James N. Apesar de vocês. Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
Grinberg, Lucia. Partido político ou bode expiatório. Um estudo sobre a Aliança Renovadora Nacional – Arena (1965-1979). Rio de Janeiro, Maud, 2009.

Jelin, Elizabeth; Hershberg, Eric. Construindo a democracia: direitos humanos, cidadania e sociedade na América Latina. São Paulo: Edusp, 2006.


Pereira, Anthony W. Ditadura e repressão: o autoritarismo e o estado de direito no Brasil no Chile e na Argentina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2010.
Motta, Marly. História da ordem dos advogados do Brasil. Da redemocratização ao Estado Democrático de Direito (1946-1988). Rio de Janeiro, OAB, 2006
Motta, Rodrigo P. Sá. Partido e sociedade: a trajetória do MDB. Ouro Preto, UFOP, 1997.
Santos, Cecília MacDowell et alii (orgs.). Desarquivando a ditadura. Memória e Justiça no Brasil. São Paulo, Hucitec, 2009, v. I.
Martinho, Francisco Palomanes. Ditadura e democracia. Editora da UERJ, 2008.
Mezzaroba,Glenda.“Entre reparações, meias verdades e impunidade: o difícil rompimento com o legado da ditadura no Brasil”. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 7, n. 13, pp. 7-26, dez. 2010.
Montenegro, Antonio; Rodeguero, Carla; Araújo, Maria Paula. Marcas da memória: história oral da anistia no Brasil. Recife : Ed. Universitária da UFPE, 2012.

O’Donnell, Guillermo; Schmitter, Philippe; Whitehead, Laurence (Orgs.). Transições do regime autoritário: América Latina. São Paulo: Vértice, 1988.


Reis, Daniel Aarão; Ridente, Marcelo e Patto, Rodrigo (orgs.) O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois. São Paulo, Edusc, 2004.
Santos, Cecília MacDowell; Teles, Edson e Teles, Janaína de Almeida. Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. São Paulo, Hucitec, 2009.
Serbin, Kenneth. Diálogos na sombra. Bispos e militares, tortura e justiça social na ditadura. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
Teles, Edson e Safatle, Vladimir (orgs.) O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Boitempo, 2010.
Teles, Janaína. Mortos e desaparecidos políticos: reparação ou impunidade? São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal