Programa de disciplina história da arte



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Disciplina:  

HISTÓRIA DA ARTE

 

Natureza:  



(x) Obrigatória 

() Optativa 

(x )Semestral

Pré-requisito: não há  Co-requisito: 

CH Total: 

60 


CH semanal: 

Padrão (PD): 30



Estudos de revisão historiográfica sobre história da arte

 

 



1.  A história da arte como disciplina: a gênese e a consolidação de um campo do saber

a)  O que é história da arte e como se 

b)  O livro de Vasari e a trama teleológica: a história como arco e as periodizações

c)  O século XVIII e a sistematização da reflexão sobre a arte: estética, crítica e história da arte

d)  A historiografia moderna e as novas diretivas metod

 

2.  A historia da arte como fenômeno: da busca de autonomia do campo artístico ao suposto “fim da história da 



arte” 

a)  A distinção teórica entre “belas artes” e “artes aplicadas”

b)  A questão da autonomia da arte desde o século XIX: auton

c)  Tensões entre arte e sociedade dos movimentos artísticos do século XIX às vanguardas históricas: 

a forma pura, a forma útil e sua potência política

d)  As instituições modernas, o mercado da arte e as grandes exposições

e)  Da teleologia de Greenberg à crise das grandes narrativas: fim da história da arte?

 

3.  Questões da arte na atualidade



a)  arte e cultura de massas

b)  a desmaterialização da obra de arte e os novos espaços de exposição

c)  efemeridadeversus 

d)  ausência de estilo e poéticas individuais: arte como arquipélago

 

 

 



Identificar e analisar a construção da História da Arte como disciplina

 

O aluno deverá ser capaz de: 



- compreender a história da arte como disciplina, identificando sua gênese

sua consolidação; 

- identificar a história da arte enquanto fenômeno: principais agentes e instituições, bem como a

autonomia do campo artísticona modernidad

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS

Departamento de História

 

 

Ficha 2 (variável) 



 

 

HISTÓRIA DA ARTE 



Semestral      (  ) Anual (  ) Modular 

requisito:  

Modalidade: ( x ) Presencial     (  ) Totalmente EaD    (  ).............. % EaD*

Padrão (PD): 30 

Laboratório (LB):0  Campo (CP) 

0  Estágio (ES) 0

 

 

EMENTA (Unidade Didática)  



 

Estudos de revisão historiográfica sobre história da arte

 

 

 



PROGRAMA (itens de cada unidade didática) 

A história da arte como disciplina: a gênese e a consolidação de um campo do saber

O que é história da arte e como se faz a história da arte 

O livro de Vasari e a trama teleológica: a história como arco e as periodizações

O século XVIII e a sistematização da reflexão sobre a arte: estética, crítica e história da arte

A historiografia moderna e as novas diretivas metodológicas para o estudo da arte

A historia da arte como fenômeno: da busca de autonomia do campo artístico ao suposto “fim da história da 

A distinção teórica entre “belas artes” e “artes aplicadas” 

A questão da autonomia da arte desde o século XIX: autonomia social 

Tensões entre arte e sociedade dos movimentos artísticos do século XIX às vanguardas históricas: 

a forma pura, a forma útil e sua potência política 

As instituições modernas, o mercado da arte e as grandes exposições

eleologia de Greenberg à crise das grandes narrativas: fim da história da arte?

Questões da arte na atualidade 

arte e cultura de massas 

a desmaterialização da obra de arte e os novos espaços de exposição

versus memória: arte conceitual no museu? 

ausência de estilo e poéticas individuais: arte como arquipélago 

OBJETIVO GERAL 

a construção da História da Arte como disciplina. 

 

OBJETIVO ESPECÍFICO 



 

a história da arte como disciplina, identificando sua gênese e os principais momentos de 

identificar a história da arte enquanto fenômeno: principais agentes e instituições, bem como a

autonomia do campo artísticona modernidade, as tensões entre arte e sociedade, 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS 

Departamento de História 

Código: 

HH188N1


 

 

Modalidade: ( x ) Presencial     (  ) Totalmente EaD    (  ).............. % EaD* 



Estágio (ES) 0 

Orientada (OR)0 

Estudos de revisão historiográfica sobre história da arte.  

A história da arte como disciplina: a gênese e a consolidação de um campo do saber 

O livro de Vasari e a trama teleológica: a história como arco e as periodizações 

O século XVIII e a sistematização da reflexão sobre a arte: estética, crítica e história da arte 

icas para o estudo da arte 

A historia da arte como fenômeno: da busca de autonomia do campo artístico ao suposto “fim da história da 

omia social versus autonomia formal 

Tensões entre arte e sociedade dos movimentos artísticos do século XIX às vanguardas históricas: 

As instituições modernas, o mercado da arte e as grandes exposições 

eleologia de Greenberg à crise das grandes narrativas: fim da história da arte? 

a desmaterialização da obra de arte e os novos espaços de exposição 

e os principais momentos de 

identificar a história da arte enquanto fenômeno: principais agentes e instituições, bem como a busca de 

e, as tensões entre arte e sociedade, e as principais 




questões da arte na atualidade. 

 

 



PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS 

 

- Aulas expositivo-dialogadas 



- Construção de linha do tempo 

- Projeção e análise de imagens de obras de arte 

 - materiais utilizados: quadro de giz, imagens, vídeos, Datashow, computador, slides. 

FORMAS DE AVALIAÇÃO 

 

 - prova escrita individual 



- discussão de textos 

- resenhas 

- trabalho teórico-prático em grupos. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (3 títulos) 

 

 ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 



 ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1992. 

 GOMBRICH, Ernst. História da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (3 títulos) 

ARGAN, Giulio Carlo. A história da arte. In: História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins 

Fontes, 1992. 

_____; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. 

ARNOLD, Dana. Introdução à história da arte. São Paulo: Ática, 2008. 

BAXANDAL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia 

das Letras, 2006. 

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2006. 

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985. 

BUENO, Maria Lucia. Artes Plásticas no século XX: modernidade e globalização. Campinas: Ed. 

Unicampo, 1999. 

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 

DANTO, Arthur. El final del arte. El Paseante, 1995, n.22-23. 

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus 

Editora, 2006. 

GASSET, Ortega y. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991. 

GREENBERG, Clement. Estética doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac 

&Naify, 2002. 

HARRISON, Charles e WOOD, Paul. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: 

Cosac &Naify, 1998. 

FABBRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002. 

_____. Arte relacional e regime estético: a cultura da atividade dos anos 1990. Revista Científica da FAP 

n.5. Curitiba, jan./jun 2010. 

FARIAS, Agnaldo. Arte contemporânea: notas sobre uma noção. In: Arte brasileira hoje. São Paulo: 

Publifolha, 2002. 

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999. 

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 

KAMINSKI, Rosane. Reflexões sobre a pesquisa histórica, a ficção e as artes. In: FREITAS, Artur; 

KAMINSKI, Rosane (org). História e arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013, p. 65-

93. 

PRADEL, Jean-Louis. A arte contemporânea. Lisboa: Edições 70, 2002. 



RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível :estética e política. São Paulo: Exo Experimental org. / Ed. 

34, 2005. 

STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Rio de janeiro: Zahar, 1991. 



WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 

 

 



 

Professor da Disciplina: Sissi Valente Pereira 

 

Assinatura: __________________________________________ 



 

Chefe de Departamento ou Unidade equivalente:   __________________________________________ 

 

Assinatura: __________________________________________ 



 

 

 



 

*OBS: ao assinalar a opção % EAD, indicar a carga horária que será à distância. 



 

 



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