Professores: rafael e wallace



Baixar 23.96 Kb.
Encontro20.09.2021
Tamanho23.96 Kb.
#18697

C olégio Equipe de Juiz de Fora

Rua São Mateus, 331 - São Mateus – Juiz de Fora – MG (32) 323-8686


06/04/2020: MATERIAL DE APOIO – 9º ano EF

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES: RAFAEL E WALLACE


Fair Play: quando o esporte é mais que vencer

Você se preparou meses para uma maratona, mas durante o evento vê seu adversário tropeçar e cair. Então você para a sua corrida para ajudá-lo a levantar, mesmo que isso lhe custe algumas colocações na competição. O nome disso? Fair Play no Esporte. Muito além de seguir apenas as regras estabelecidas, o “jogo justo” é a conduta desportiva que preza a ética na relação entre os atletas e o esporte.

O que é Fair Play?

Fair Play, em tradução para o português, significa jogo justo. Essa palavra também é utilizada em outras áreas para indicar uma conduta ética nas relações. Mas a ideia de jogo limpo carrega um conceito filosófico muito mais profundo para o meio desportivo.

Trata-se de jogar limpo, de manter o espírito esportivo, e de ter um comportamento ético nas questões relacionadas a qualquer modalidade de esporte. O termo nasceu em 1896, em Atenas, com os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Barão Pierre de Coubertin, organizador do evento à época, teria utilizado essa expressão para associar o ideal olímpico aos valores da honra, honestidade, lealdade e respeito entre os atletas e por si próprio. Uma ideia derivada do conceito de “cavalheirismo” adaptado aos esportes.

O objetivo era estimular que os praticantes jogassem sem violência, de maneira justa, sem prejudicar intencionalmente seus adversários e, não menos importante, dentro das regras da competição desportiva.

No meio esportivo, o jogar limpo ou com ética preza a igualdade de competição com seu adversário. E essa igualdade está em adotar uma filosofia ética na conduta desportiva que muitas vezes não está descrita nas regras.

Conduta Ética exalta o Espírito Esportivo

De fato, ter fair play também diz muito sobre a ética individual de cada um. Mas seja no esporte ou na vida, o jogo limpo pode ser ensinado e também aprendido.

Ele está no aperto de mãos ao iniciar o jogo e no abraço ao fim da partida. Está em evitar desentendimentos durante a competição e respeitar seu adversário, inclusive quando ele foi melhor que você naquele dia. Está, enfim, em apontar o certo, mesmo que o errado seja vantajoso.

Um grande exemplo de fair play no esporte aconteceu em uma maratona na Espanha, em 2012. No final da prova de Cross Country, o atleta queniano Abel Mutai, que liderava a competição, acabou se confundindo com a linha de chegada e diminuiu o ritmo antes de cruzá-la.

Quem estava a alguns metros atrás, em segundo lugar, era o espanhol Ivan Fernández Anaya. Percebendo o erro do adversário, Férnandez avisou o queniano onde era a chegada e o conduziu à vitória. Quando perguntado pela Imprensa por que não se aproveitou para vencer a corrida, o espanhol respondeu: “Qual seria meu mérito?”.

Fonte: https://www.dicaseducacaofisica.info/fair-play/

Ilustrando

https://www.youtube.com/watch?time_continue=147&v=mma4B-djIsg&feature=emb_logo



Atividade

  1. Após analise do texto e do vídeo, pesquise e relate atitudes de fair play presentes na historia do esporte mundial, realize uma reflexão e descreva como podemos praticar os valores do fair play em situações do nosso cotidiano.

  2. De acordo com as vídeo aulas e com seus conhecimentos sobre os esportes de invasão, resolva as questões 1,2,3 e 4 do capítulo II de sua apostila.


Baixar 23.96 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal