Professora: verônica nogueira



Baixar 0.67 Mb.
Página1/36
Encontro12.12.2019
Tamanho0.67 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   36



APOSTILA DE EDUCAÇÃO FISICA 7°ANO



PROFESSORA: VERÔNICA NOGUEIRA



2° BIMESTRTE

Disciplina: Educação Física

Turma: 7ºano



Professora: Verônica Nogueira

(2º Bimestre)

A História do Handebol


Antigamente não havia reconhecimento da prática do handebol



A difusão do Handebol no Brasil deu-se, principalmente por meio dos alemães, que imigraram para nosso país após o término da 1° Grande Guerra Mundial.

Neste movimento escolheram os estados do sul, por assemelharem-se a sua terra natal, ao menos no que diz respeito ao clima.

Os primeiros registros de partidas de Handebol disputadas no Brasil datam de 1928. Segundo relatos, foram realizados entre estas colônias alemãs instaladas no sul do país.
Seguindo este movimento, em 26 de março de 1931, criou-se a Associação Alemã de Handebol.
Os alemães trouxeram na bagagem sua cultura, tradições, hábitos, enfim, tentaram reproduzir na nova morada a vida que levavam na Europa. Por consequência, apresentaram aos brasileiros o Handebol de campo que foi bem aceito no estado de São Paulo; onde, em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a primeira fundação deste desporto no país - a Federação Paulista de Handebol.
Foi por meio do I Torneio Aberto de Handebol, realizado em campo improvisado demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m), que o Handebol foi oficializado no Brasil.

A Confederação Brasileira de Desportos resolveu criar o Departamento de Handebol, devido ao sucesso e popularidade que este esporte ganhara – já com sete jogadores e praticado em espaço menor. Por meio da criação deste departamento foi possível que se organizasse competições de handebol a nível nacional para ambos os sexos.


Mas foi apenas no ano de 1971, por intermédio dos III Jogos Estudantis Brasileiros, realizados na cidade de Belo Horizonte, que o Handebol espalhou-se por todos os estados brasileiros. Os Jogos Universitários Brasileiros, em 1972 também corroboraram para esta popularização do esporte no país.

A atual Confederação Brasileira de Handebol - CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.


Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a I Guerra Mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens, e logo se espalhou por toda a Europa.

Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador, F.I.H.A. Mas, em 1946, durante o congresso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salão para apenas sete jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol, F.I.H., e o jogo de 11 jogadores em segundo plano.


Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a F.I.H. contava com 25 nações. No dia 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da F.I.H. era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o Handebol foi disputado em uma olimpíada foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de sete jogadores) e em 1976, o Handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos

O Handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele já apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente.


Um jogo com bola foi descrito por Homero em "A Odisseia", onde a bola era jogada com as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente, por meio de passes, isto está gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 a.C.. De acordo com as escritas do médico Romano, Claudius Galenus (130-200 D.C.), os Romanos possuíam um jogo de Handebol chamado "Harpaston". Na Idade Média, as legiões de cavaleiros jogavam um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, isto foi descrito por Walther von der Vogelwide (1170-1230), que o chamou de "Jogo de Pegar Bola", que é precursor do atual jogo de Handebol. Na França, Rabelais (1494-1533), fala sobre um jogo de Handebol em que "Eles jogam bola, usando a palma da mão".

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado


http://www.portaleducacao.com.br/ed

ucacao-fisica/artigos/27824/a-historia-do-handebol#!1#ixzz446VuOvb3




Disciplina: Educação Física

Turma: 7ºano



Professora: Verônica Nogueira

(2º Bimestre)



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   36


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal