Professora: Neiva Maciel



Baixar 19.07 Kb.
Encontro03.08.2022
Tamanho19.07 Kb.
#24444
Atividade Individual

Curso: Recepcionista em Serviços de Saúde
Professora: Neiva Maciel
Aluna: Mayana Caroline

Atividade Individual:


Turma, mediante o nosso aprendizado recente durante as aulas expositivas sobre o processo de segurança no trabalho e toda sua importância, vamos finalizar nossa etapa deste aprendizado pesquisando a respeito dos acessórios que são nossos aliados neste processo de segurança e prevenção de acidentes. Deste modo vocês irão pesquisar sobre 03 tipos de EPI e 03 tipos de EPC’s, como se dá sua utilização, em qual ambiente é aplicado e quais tipos de acidentes ambos ajudam a prevenir, evitar ou minimizar. Esta atividade tem como objetivo ressaltar a importância dos Equipamentos de proteção individual e coletiva.

03 tipos de EPI
Capacete de segurança, óculos de segurança e máscara respiratória.
Utilização:
Capacete de segurança: É utilizado em conjunto com outros equipamentos, como: Botas de Segurança, Luvas, Óculos de Proteção dependendo de riscos identificados no ambiente.
Óculos de segurança: É utilizado para a proteção dos olhos, os óculos de proteção desempenham função primordial para assegurar a boa execução das atividades.
Máscara respiratória: Se refere ao controle da inalação de agentes potencialmente perigosos para a saúde e a segurança do colaborador. 
Em qual ambiente é aplicado?
Capacete de segurança: É usado na construção civil, e em empresas que trabalham com equipamentos pesadíssimo onde a proteção é fundamental para a segurança do trabalhador.
Óculos de segurança: Este equipamento auxilia na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, sendo fundamental para a proteção dos olhos do colaborador contra diversos riscos existentes.
Máscara respiratória: Têm a finalidade de proteger as vias aéreas do colaborador e evitar que isso desencadeie outros problemas de saúde.
Tipos de acidentes que ajudam a prevenir?
Capacete de segurança: Destina-se à proteção da cabeça do trabalhador contra impactos causados por quedas de materiais, batidas e, dependendo do modelo, até mesmo contra choques elétricos. 
Óculos de segurança: Dependendo da atividade que exerce, o trabalhador estará sujeito a diversas substâncias que poderão ser nocivas à sua visão. Como solventes e outros componentes químicos.
Máscara respiratória: Previne o trabalhador de inalar componentes químicos prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas.
03 tipos de EPC’S
Placas de Sinalização, Fitas de sinalização e Proteção contra ruídos e vibrações.
Utilização:
Placas de Sinalização: servem para alertar os funcionários sobre como evitar os riscos no ambiente de trabalho, orientar sobre a forma segura de operação dos equipamentos e máquinas e etc.
Fitas de Sinalização: é uma ferramenta essencial para demarcar, isolar e indicar áreas consideradas de risco.
Proteção contra ruídos e vibrações: Serve para diminuir a transmissão das vibrações produzidas por uma máquina através de elementos sólidos adjacentes à fonte de ruído.
Em qual ambiente é aplicado?
Placas de Sinalização: podem ser encontradas ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens mediante legendas e/ou símbolos pré-conhecidos e legalmente instituídos. 
Fitas de Sinalização: É aplicada em locais com máquinas e equipamentos de segurança em situações de risco. Além de delimitar áreas que oferecem risco e setores perigosos.


Proteção contra ruídos e vibrações: Em ambientes que ultrapassam os níveis tolerados de exposição ao ruído, o uso de protetores auditivos é fundamental, auxiliam na diminuição do stress e cansaço e consequentemente aumentam o rendimento do trabalho
Tipos de acidentes que ajudam a prevenir?
Placas de Sinalização: uma sinalização adequada ajuda-nos a prevenir os riscos de queda durante a limpeza de uma empresa ou determinado local.
Fitas de Sinalização: Ajuda a prevenir acidentes em lugares internos e externos. Avisando sobre um potencia de risco ou acidente que ocorreu no local. 


Proteção contra ruídos e vibrações: Previne a audição de acidentes que superam o alto nível de ruído, por isso a importância desse equipamento nas empresas para que o colaborador não saia prejudicado.
Baixar 19.07 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal