Prezado Professor



Baixar 270.77 Kb.
Página1/19
Encontro11.12.2019
Tamanho270.77 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19

Prezado Professor,

Além de apresentar sua arte ao Brasil através de seus Recitais, Miguel Proença tem a ambição necessária e bem-vinda de compartilhá-la com nossas crianças e jovens. Ele sabe, como artista e como educador, que a música é um elemento muito poderoso para ampliar nossas capacidades de percepção e de expressão, de ação e reflexão íntima e coletiva, de abertura para mais conhecimento em todas as áreas. Ele, como poucos, conhece de perto os desafios e as possibilidades deste belo, imenso e complexo país que ele tem cruzado há tantos anos.

Para compartilhar este desafio, ele me convidou a escrever uma Cartilha que você e seus alunos poderão ter acesso, com o objetivo de ampliar e aprofundar a experiência do recital de Miguel. Mas todos nós sabemos que isso depende, especialmente com a qualidade ambicionada, da participação efetiva de vocês professores. Não há a possibilidade de chegarmos aos alunos, de mobilizá-los para novas experiências formativas sem que seus professores os liderem. Para isso, os professores precisam ser apoiados, uma vez que suas responsabilidades já são imensas. A música não pode chegar às escolas como mais uma obrigação. Ela tem que estar aí para contribuir com os desafios da educação, para servir à educação e não para servir-se dela.

Este pequeno “Caderno” pretende, singelamente, oferecer sugestões para atividades em sala de aula que tenham como elemento de mobilização as informações da “Cartilha” que escrevo e, principalmente, as emoções vividas no recital de Miguel Proença. Estes conceitos iniciais para as práticas que sugerimos em seguida, são apresentados pela certeza de que educadores não se dispõem a ações que não se fundamentem em reflexão, ainda que breve, mas que permitam a crítica e a criação individual e autônoma de outras atividades por cada professor. Essa seria a maior ambição para todos nós.

É importante destacar que as propostas apresentadas foram formuladas pensando no professor generalista, sem a necessidade de qualquer formação musical. Se na sua escola houver um colega com essa especialidade, mesmo que não tenha a Licenciatura em música, aproveite esta experiência, mesmo que amadora, para aconselhar, enriquecer e, se possível, participar das suas atividades.

Estamos atentos às oportunidades de contribuir com os professores e também aprender com as suas experiências. Para isso, o Projeto Piano Brasil disponibiliza o endereço branco@brancoproducoes.com para vocês nos enviarem suas dúvidas, críticas e sugestões.

Obrigado por toda a sua atenção e tomara que a música torne-se uma aliada amorosa e poderosa nos desafios que, diariamente, vocês enfrentam com suas turmas. Até breve!



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal