Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: a produção de recursos visuais digitais por professores surdos 1



Baixar 0.64 Mb.
Página1/11
Encontro19.12.2019
Tamanho0.64 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11




Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: a produção de recursos visuais digitais por professores surdos 1.
Cristiane Correia Taveira2
Resumo

A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem) evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento. Investiga-se a questão visual, a necessidade de se ler a imagem como texto e as pistas visuais de contexto. Percebemos, por parte dos sujeitos surdos, concepções pedagógicas e refinamentos de apropriação no universo espontâneo das redes sociais que é concomitante à necessidade de colaboração e de divulgação do uso de produtos visuais. É uma questão de sobrevivência da língua minoritária, dos costumes por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas. Concluímos que a perspectiva imagética e visualmente criativa, longe de ter homogeneidade ou unidade de ação, está sendo discutida e partilhada. Foi prioritário estuda-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores surdos ao aplica-las.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal