Plano de ensino



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Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Departamento de Expressão Gráfica



PROGRAMA DE ENSINO1


Código

Disciplina

EGR7107

História da Arte




H/A

Créditos

Créditos Teóricos

Créditos Práticos

54

3

0

3




Pré-requisito

Equivalência

Ofertada ao(s) Curso(s)

---

EGR5035 ou

EGR5100


Design




Ementa

Estudos dos diferentes movimentos artísticos ocidentais. Artes visuais no Brasil. Estudo comparativo entre os vários movimentos artísticos com ênfase na cultura ocidental e contemporânea.

Objetivos da disciplina

Compreender a arte em diferentes contextos sociais, históricos e culturais e sua relação com o design.

Conteúdo Programático

Apresentação da disciplina aos alunos: bibliografia, programa, avaliação;

O que é arte: conceitos. Fruição da arte.Design: arte pura e aplicada;

Pré- historia: as origens, o naturalismo na arte ou registro rupestre;

Arte egípcia: regras estilísticas de representação, as cores e seus códigos, a função das imagens;

Arte grega e romana: cânones de beleza, representação do divino, a pintura como narrativa;

Arte na idade media: arte e religião, objetividade gráfica e funções das imagens. Românico e Gótico

Renascimento: inspiração clássica; a perspectiva. Arte e conhecimento. “Imitar com inovação”;

Barroco: valorização das cores, luz, sombras e movimento.Proporção e harmonia.Naturalismo;

Neoclassicismo: Febre romana. Tradição para inovação. Temas: histórico grego/romano e mitológico. Desenhos linhas e não com as cores;.

Realismo: Expressa as realidades do mundo em transformação. Abordagem do cotidiano, trabalho, vida no tempo presente e real;

Impressionismo: Captura o imediato: efeitos fugazes. O mutável na paisagem.A luz em diferentes momentos do dia. Abandono das técnicas e temas tradicionais. Temas: paisagens de Paris, vida ao ar livre; o presente; atividades de lazer: teatros, cafés, bailes.

Pos impressionismo: Para além do visual. Artistas exploram o vocabulário pessoal: fontes emocionais da pintura e sistema de expressão. Luz, cor, pinceladas e espaço são tratados como veículos de expressão pessoal.

Fauvismo, Futurismo e cubismo: A cor. Forma e linha: novas dimensões. Cubismo analítico x Cubismo sintético. Negação do passado;Dinamismo, fim dos museus; Figuras em movimento, tecnologia, velocidade;

Construtivismo Russo: Ideologias de vanguarda e o design.


Forma abstrata, tipografia, fotografia.
Dadaísmo; Bauhaus: Piet Mondrian e De Stijl. Primórdios Bauhaus
Princípios ideológicos e pedagógicos da Bauhaus. Bauhaus Expressionista x Bauhaus Funcionalista.

Surrealismo: André Breton lança o Manifesto dos Surrealistas- 1924-

Rejeição a idéias ou imagens suscetíveis a razão. Inspiração no subconsciente humano: ”atividade paranóico-critica”.

Expressionismo abstrato: Novo centro cultural para a arte: Nova York. Action painting. O cirtico de Arte. Abstração pictórica.


Op art: Op Art e a percepção visual. Ilusão de movimento.

Pop art: Vanguarda e kitsch. Pop design


Pós modernismo: Pluralismo: técnicas, meios e conteúdos nas artes visuais.

Bibliografia

Básica:

GOMBRICH, E.H. A história da arte. RJ: LTC, 2008;

PROENÇA, Graça. História da Arte. SP: Ática,2009;

STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao Pós-moderno. RJ: Ediouro, 2004


Complementar:

  1. ARANHA, Carmen Sylvia G. Exercícios do olhar: conhecimento e visualidade, SP: Editora UNESP; RJ: FUNARTE, 2008;

  2. ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna na Europa, SP: Companhia das Letras, 2010;

  3. BARDI, P. M. História da Arte brasileira: pintura, escultura, arquitetura e outras artes, SP: Melhoramentos, 1975

  4. CAMARGOS, Márcia. Paulicéia: Semana de 22: entre vaias e aplausos. SP: BOITEMPO, 2002

  5. CARR-GOMM, Sarah. Dicionário de símbolos na arte: guia ilustrado da pintura e da escultura ocidentais. Bauru, SP: EDUSC, 2004. (Coleção Plural)

  6. GARCEZ, Lucilla. Explicando a arte brasileira.RJ:Ediouro,2006;

  7. GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. SP: Escrituras Editora, 2009;

  8. JANSON, H.W. Historia geral da arte. S.P: Martins Fontes, 2007 (volumes 1,2,3)

  9. LICHTENSTEIN, Jaqueline (org.).A pintura: a teologia da imagem e o estatuto da pintura,vol.2,SP,:Ed. 34,2004;

  10. LIESER, Wolf. Arte digital. Globales Editoriales,Lisboa-Portugal,2009;

  11. PRETTE, Maria Carla, Para entender a arte: história, linguagem, época, estilo. SP: Globo, 2008;

  12. THEML, Neyde (org.)Linguagens e formas de poder na antiguidade, RJ: FAPERJ: Mauad, 2002;

  13. WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.(Coleção a);







1 Programa de ensino elaborado conforme recomendações da Resolução Nº 03/CEPE/84



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