Plano de desenvolvimento 1º ano – 1º Bimestre introduçÃO



Baixar 12.05 Mb.
Página1/46
Encontro24.06.2021
Tamanho12.05 Mb.
#12974
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   46



Plano de desenvolvimento

1º ano – 1º Bimestre

INTRODUÇÃO

Para a excelência da prática em sala de aula, é preciso estar atento a diferentes abordagens, métodos e temas. O aluno do Ensino Fundamental I é, potencialmente, alguém muito curioso, que tem interesses próprios. O docente precisa compreender o processo de aprendizagem ativa, em que ele não é apenas um transmissor de conhecimento, mas um facilitador e orientador da curiosidade das crianças. Por isso, incentive os alunos a se expressarem e a desejarem conhecer a si mesmos e ao mundo a seu redor. Será mais fácil a tarefa de ensinar se houver a compreensão do que mobiliza e impulsiona o aluno no processo de aprendizagem.

A sala de aula é o espaço que permite ao professor lidar com diferentes contextos, promovendo interações, influenciando e modificando posturas e conhecimentos. Para que isso ocorra, é importante ter clareza da rotina diária e que ela seja organizada antecipadamente planejando em detalhes a aula, escolhendo as atividades a serem trabalhadas, elencando os objetivos de aprendizagem a serem atingidos e selecionando estratégias metodológicas pertinentes ao assunto.

No início das aulas, é preciso elaborar um levantamento prévio dos conhecimentos do aluno para realizar a atividade proposta. Essa parte da administração da aula serve para antecipar dúvidas que possam surgir durante a realização das atividades. Já em seu decorrer, esteja preparado para intervir por meio de questões investigativas que fomentem mais discussões e, ao mesmo tempo, chequem a aprendizagem dos alunos em relação ao objeto do conhecimento abordado ou aos conhecimentos anteriormente adquiridos.

No ambiente escolar, é importante destacar a cooperação, a participação e a valorização dos conhecimentos prévios e das soluções apresentados pelo aluno.

As discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades precisam ser gerenciadas para que sejam produtivas e levem a aprendizados, evitando que os assuntos e os objetivos sejam desviados do tema central. Ao término das atividades, incentive a discussão coletiva a respeito dos resultados encontrados e permita a circulação de informações e de diferentes estratégias de solução para as tarefas propostas.





Baixar 12.05 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   46




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal