Pensamento de



Baixar 0.5 Mb.
Pdf preview
Página1/2
Encontro24.06.2021
Tamanho0.5 Mb.
#15029
  1   2


www.aquinate.net/artigos 

ISSN 1808-5733 

A

QUINATE


, n°6, (2008), 1-44 



FILOSOFIA M ORAL COM O INVESTIGAÇÃO SOBRE A M ELH OR VIDA A SE 

CONDUZIR


. E

XPOSIÇÃO BREVE E COM PLETA SOBR E O ENFOQUE ÉTICO NO 

PENSAMENTO DE 

A

RISTÓTELES E 



T

OM ÁS DE 

A

QUINO 


.

 



Giuseppe A bbà

 – Università Pontificia Salesiana.

 

Resumo:


  O  presente  trabalho  é  parte  da  obra

  Quale  impostazione  per  la  filosofia  morale?

,  do 

filósofo  italiano  Giuseppe  Abbà.  Expõe-se,  de  maneira  sintética  e  ao  mesmo 



tempo  completa,  a  perspectiva  ou  enfoque  a  partir  do  qual  Aristóteles 

desenvolveu  sua  apresentação  da  ética  –  centrada  no  desejo  humano  de 

felicidade  e  nas  virtudes  que  a  ela  conduzem  –  e  a  retomada  e  ampliação  da 

mesma operada por Tomás de Aquino. O grande mérito deste escrito é, por um 

lado,  mostrar  que  o  Aquinate  logrou  expor  a  moral  cristã  sob  a  mesma  ótica 

descoberta pelo Estagirita, deslocando o eixo da moralidade da lei moral natural 

às  virtudes.  Por  outro,  Abbà  apresenta  com  grande  agudeza  as  tergiversações 

feitas ao pensamento ético de Tomás de Aquino ao longo dos séculos, fato este 

que motivou a sua profunda investigação sobre o tema.

 

Palavras-chave:



 Filosofia Moral, Tomás de Aquino, Aristóteles.

 

Abstract:



 This work is a part of the Italian philosopher Giuseppe Abbà’s

 Quale impostazione 

per  la  filosofia  morale

.  It  is  explained here, in  a  short  and complete  manner,  the 

perspective or focal point  from which Aristotle developed his  presentation of 

Ethics – centered on the human desire of happiness and on the virtues that lead 

to  it  –  and  the  rehabilitation  and  widening  of  the  same  operated  by  Thomas 

Aquinas. The great merit of this writing is, on the one hand, to show that the 

Aquinas achieved putting forward the Christian moral under the same point of 

view  discovered  by  the  Stagirite,  displacing  the  morality  axis  from  the  moral 

natural  law  to  the  virtues.  On  the  other,  Abbà  presents  quite  accurately  the 

misinterpretations  made  on  Thomas  Aquinas’s  ethical  thinking  along  the 

centuries, what has motivated the Giuseppe Abbà’s profound research on  the 

issue.


 

Keywords:

 Moral Philosophy, Thomas Aquinas, Aristotle. 

1. O 


ENFOQUE ARISTOTÉLICO

A  idéia  de  elaborar  uma  disciplina  filosófica  específica,  denominando-a 



«ética»,  foi  de  Aristóteles  (384-322  a.C.).  Segundo  R.  A.  Gauthier 

,  a 



Este escrito corresponde ao capítulo II – intitulado “Ricognizione storica delle principali 

figure  di  filosofia  morale”  –  do  livro:  A

BBÀ


,  G.

  Quale  impostazione  per  la  filosofia  morale?

Roma:  LAS,  1996.  A  tradução  para  o  português  é  de  Frederico  Bonaldo,  bem  como  a 



elaboração do subtítulo deste escrito.


www.aquinate.net/artigos 

ISSN 1808-5733 

A

QUINATE


, n°6, (2008), 1-44 

elaboração  foi  feita  em  duas  etapas;  encontrando-se  retirado  na  Ásia  Menor 



após a morte de Platão (347 a.C.), Aristóteles compilou um primeiro curso de 

ética que resultou na

 Ética a Eudemo

; restabelecendo-se em Atenas após o ano 

335,  retomou  o  curso  de  ética,  introduzindo-lhe  modificações  e  inovações; 

isso  resultou  na

  Ética  a  Nicômaco

.  Contemporaneamente  aos  dois  cursos  de 

ética, ministrou cursos de política que resultaram na

 Política

A  idéia  de  construir  essa  disciplina  filosófica  específica  surgiu  para  dar 



resposta – com o método propriamente aristotélico de investigação filosófica 

–  aos  problemas  práticos  da  vida  na

  polis

,  evitando,  por  um  lado,  as 

dificuldades  em  que,  segundo  Platão,  incorria  a  proposta  dos  Sofistas  e,  por 

outro,  prosseguindo  sobre  a  linha  iniciada  por  Sócrates  –  mas  superando  as 

suas insuficiências. 

A progressiva constituição das

 poleis

 gregas, a partir do séc. VIII a.C. fez 

surgir  problemas  de  convivência  e  de  colaboração  entre  os  seus  habitantes, 

para cuja resolução o

 ethos

 celebrado pelos poemas homéricos – compostos ao 



longo do séc. IX a.C. e cujo texto se fixou por volta da metade do séc. VI – se 

demonstrava cada vez mais insuficiente. O

 ethos

 dos poemas homéricos estava 



baseado na

 areté


 dos chefes das famílias aristocráticas; a sua

 areté


 ou excelência 

consistia  principalmente  na  capacidade de  fazer-se  valer  pela  palavra  ou pelo 

valor  guerreiro  e  de  tirar  disto  honra  e  prestígio.  Mas,  frente  às  novas 

exigências  de  colaboração  introduzidas  pela  vida  nas

  poleis

,  tal


  ethos

  foi  se 

revelando inadequado, já que era fonte de conflitos e de rivalidade 



Para  dar  resposta  aos  novos  problemas  práticos  surgiram  nas

  poleis


 

iniciativas  de  legislação.  A  introdução  do

  nomos

  ou  lei  exigia  «que  se 

constituíssem novas formas de capacidade, novas virtudes, mais adaptadas do 

que  as  velhas

  aretai

  agônicas  ao  contexto  racionalizado  da

  polis

  e  do  seu 

equilíbrio  governado  pela  boa lei» 

.  O  novo  tipo de



 areté

 requerido  consistia 

precisamente  na  capacidade  de  moderar  os  próprios  desejos,  a  própria 

agressividade  e  as  próprias  emoções  individuais  de  modo  a  ater-se  aos 

requerimentos da lei. 

Todavia, a solução por via de lei para os conflitos entre os habitantes da

 

polis


  se  revelou  precária,  e  a  própria  lei  foi  submetida  a  crítica  na  Atenas  do 

séc. V a.C. por obra dos Sofistas. Estes, mestres de retórica, tendo vivido em 

grande  número  de  cidades,  advertiram  a  diversidade  e,  portanto,  o  caráter 

G



AUTHIER

,  R.A.


  L’Éthique  à  Nicomaque

.  Tome  I,  première  partie:

  Introduction

.  Louvain: 

Publications Universitaires – Paris: Béatrice-Nauwelaerts, 1970, pp. 46-54. 

Neste  perfil  histórico  sobre  as  origens  da  ética  atenho-me  a:  V



EGETTI

,  M.


  L’etica  degli 

antichi


. Roma-Bari: Editori Laterza, 1989. 

V



EGETTI

,

 o.c.



 42.


www.aquinate.net/artigos 

ISSN 1808-5733 

A

QUINATE


, n°6, (2008), 1-44 

convencional das leis, chegando a considerá-las como expressão do poder do 



mais forte. 

Daí  a sua proposta à  juventude ateniense: o que conta na vida da

 polis

 é 


ter sucesso, e o sucesso é assegurado pela

 techne


 retórica por eles ensinada; de 

fato, esta  permitia  argumentar  persuasivamente  de  modo  a obter  o  consenso 

sobre  as  próprias  opiniões  e  sobre  as  próprias  propostas  nos  debates  e  nas 

assembléias deliberativas. 

Mas  a  proposta  dos  Sofistas  encontrou  um  formidável  adversário  em 

Sócrates  (469-399  a.C.).  Aqui  nos  interessam  o  personagem  e  o  pensamento 

de Sócrates, tais como são compreendidos e apresentados por Platão, porque 

só  se  forem  vistos  sob  esta  luz  nos  permitem  perceber  qual  é  a  linha  de 

investigação e quais são os nós problemáticos que Platão herdou de Sócrates. 

Tudo  isso  já  está  contido  a  modo  de  síntese  germinal  na  obra  platônica

 

Apologia  de  Sócrates



;  nela,  Sócrates  contrapôs-se  dramaticamente  ao  seu 

auditório  ateniense,  aos  seus  acusadores  e  aos  seus  juízes  como  aquele  que 

exibe  no  pensamento,  na  palavra,  na  conduta  o  verdadeiro  saber  acerca  da 

justiça, e que desmascara e denuncia o saber falso e aparente – a opinião – que 

se esconde por trás das pretensões do seu auditório. 

No  drama  final  consuma-se  o  duplo  programa  perseguido  por  Sócrates 

na sua vida de filósofo: refutar a pretensão sofista de possuir na

 techne


 retórica 

o  saber  acerca  das  virtudes  e  de  podê-lo  transmitir;  a  refutação  consiste  em 

tornar  patente  a  ambivalência  desse  saber,  que  pode  servir,  igualmente  bem, 

para  cometer  a  injustiça.  A  parte  positiva  do  programa  consiste  na 

investigação  e  na  exibição  de  um  saber  alternativo,  verdadeiro,  unívoco  e 

eficaz  acerca  da  justiça,  saber  similar  à  infalível  competência  do  artesão  ao 

produzir a sua obra 



Fazendo  recurso  a  essa  ciência  singular  acerca  da  justiça,  Sócrates 

pensava estar respondendo ao problema prático posto pela vida na

 polis

. Se a 


justiça  devia  consistir  na  moderação  dos  desejos  e  dos  prazeres  para  poder 

viver  segundo  os  requerimentos  da  lei  da  comunidade  política,  então  a 

experiência  e  a  crítica  sofista  estavam  demonstrando  que,  se  desse  modo  se 

vive,  não  se  realiza

  eudaimonia

  ou  felicidade  alguma.  A  manobra  de  Sócrates 

consistiu em apropriar-se do cuidado  da  alma, introduzido na

 polis


 e contra  a

 

polis



, a partir do séc. VI, por obra do orfismo e do pitagorismo. Ele extraiu do 

contexto  religioso  o  pensamento  da  alma,  fazendo  dele  o  fulcro  do  discurso 

moral  no  ambiente  da

  polis


,  para  «fundar  sobre  a  concepção  da  alma  como 

Na exposição da linha platônica e, a seguir, da aristotélica de investigação sobre esse saber 



infalível sobre a justiça atenho-me aos resultados da pesquisa de T

HOMSEN


, D.

 «Techne» als 

Metapher und als Begriff der sittlichen Einsicht. Zum V erlältnis von V ernunft und Natur bei Platon und 

Aristoteles

. Freiburg-München: Karl Alber, 1990.



www.aquinate.net/artigos 

ISSN 1808-5733 

A

QUINATE


, n°6, (2008), 1-44 

“verdadeiro  eu”  aquela  equação  de  justiça  e  felicidade  que,  sem  esse 



suplemento, como se viu, parecia não poder com os golpes da crítica sofista» 



A  justiça  realiza  sim  a

  eudaimonia

,  mas  só  na  alma,  e  isto  graças  a  uma 

«vida refletida», vida regulada por uma

 episteme

, uma ciência sobre a justiça que 

sabe  discernir  o  que  é  verdadeiramente útil  e  o  realiza  infalivelmente.  A  essa 

ciência  devem  ser  atribuídas  as  múltiplas  virtudes  ou  excelências  (

aretái

);  ela 


mesma  é  a

  areté


, e  de tal  modo  que  quem  a  possui não  pode  cometer  culpas 

voluntariamente; por sua vez, quem as comete não pode cometê-las senão por 

ignorância. 

A  equação  justiça-felicidade-ciência-virtude  na  alma  podia  valer  para 

Sócrates, porque considerava a alma estranha ao tempo da vida e da

 polis


; por 

isto, era possível ser felizes no insucesso. O resultado do cuidado socrático da 

alma  e  da  vida  refletida  revelava,  porém,  uma  dificuldade  interna  que  a 

sucessiva  investigação  platônica  não  só  não  resolveu  como  até  mesmo 

acentuou:  entre  Sócrates  e  a

  polis


  abria-se  um  dissídio  insanável,  e  a

  polis


 

rejeitava a mediação socrática entre alma e

 polis

. A condenação do filósofo por 




Baixar 0.5 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal