Palavra-chave: Começo. Primeira promessa messiânica



Baixar 13.34 Kb.
Página1/2
Encontro08.10.2019
Tamanho13.34 Kb.
  1   2

GÊNESIS

Autor: Moisés

Tema Principal: O pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida.

Palavra-chave: Começo.

Primeira promessa messiânica: Gn 3:15

Nomes preeminentementes relacionados:

Adão e Eva – Caim e Abel – Abraão e Ló – Isaque e Ismael – Esaú e Jacó – José e seus irmãos.



Cinco grandes personagens espirituais:

Enoque: o homem que “caminhou com Deus”.



Noé: o construtor da arca.

Abraão: o pai dos fiéis.

Jacó: o homem cuja vida foi transformada pela oração.

José: o filho de Jacó, que de escravo se tornou em governador do Egito.

O livro das Origens: O título Gênesis vem do grego e quer dizer “origem”, e a primeira palavra do Gênesis em hebraico se traduz “no princípio”. Gênesis relata o começo de tudo, menos de Deus. É um registro da origem do nosso universo, do gênero humano, do pecado, da redenção, da vida em família, da corrupção da sociedade, das nações, dos diferentes idiomas, da raça hebraica, etc. Sem ele nosso conhecimento de um Deus criador seria lamentavelmente limitados e seríamos tristemente ignorantes do início do nosso universo. Não é inteiramente história; é uma interpretação espiritual da história.

Em dois capítulos Deus apresenta a narrativa da criação do mundo e do homem, depois temos a história da Redenção, ou seja, Deus trazendo o homem de volta ao seu regaço.

Gênesis é o registro do fracasso humano, primeiro num ambiente ideal (Éden), depois sob o domínio da consciência (da queda até o dilúvio), e finalmente sob o governo patriarcal (Noé a José). Em cada caso de fracasso humano, porém, Deus supriu a necessidade do homem com as maravilhosas promessas de graça soberana. É apropriado, portanto, que o primeiro livro da Bíblia nos mostrasse o fracasso do homem, resolvido pela salvação de Deus, em todas as circunstâncias.

No livro de Gênesis Deus age. Ele cria o mundo, cuida das pessoas e mostra interesse pelo seu povo. Deus julga e castiga os maus e abençoa os que lhe obedecem.



O livro termina com a história de José, um dos filhos de Jacó, que fez com que os seus irmãos e o seu pai fossem morar no Egito.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal