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gina



1

 

VII Simpósio Nacional de História Cultural 



HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, 

LEITURAS E RECEPÇÕES

 

Universidade de São Paulo – USP 



São Paulo – SP 

10 e 14 de Novembro de 2014 

 

O

 PAGODE EM DOCUMENTOS

:

 CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO 

DO CAMPO MUSICAL NOS ANOS 

1990 

 

 

Gabriela Limeira de Lacerda

*

 

 



 

 

As  relações  sociais  e  a  experiência  individual  dos  seres  humanos  estão 



conectadas a sua vivência e produção cultural. A cultura e seu estudo estão vinculados a 

uma demanda social ligada à produção, circulação, consumo, representações, ideologias, 

confrontos,  que  são  próprios  das  relações  humanas,  numa  tentativa  de  compreender 

aspectos de experiências que abrangem diversas atividades e vivências sociais, bem como 

artísticas e intelectuais.  

Essas  questões  se  manifestam  de  diversas  formas,  inclusive  na  expressão 

musical,  pois,  como  aponta  Merriam  (

apud  LEME,  2003)

  ao  tratar  da  antropologia 

musical, a música enquanto produto do homem possui uma estrutura, estrutura essa que 

não tem uma existência por si só, afastada do comportamento que a produz. Portanto, a 

produção musical está inscrita em um tempo e em um lugar, ao mesmo tempo em que diz 

musicalmente sobre esse tempo e lugar ao qual está vinculada. 

Segundo Napolitano em “História & Música” (2002), os sentidos históricos de 

uma  música  são  construídos  no  espaço  e  no  tempo,  por  isso  as  canções  devem  ser 

entendidas  como  um  conjunto  que  engloba  palavra,  música,  performance  vocal  e 

                                                           

*

   Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará.  




VII Simpósio Nacional de História Cultural 

Anais do Evento 

gina


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instrumental  e  veículo  técnico:  levar  isso  em  consideração  é  necessário  para  que  não 



ocorra uma análise que reduza a música a apenas um desses aspectos. 

Tendo em vista tais considerações, o presente trabalho tem como objetivo propor 

algumas reflexões entre história e música, buscando entender o campo musical do Brasil 

nos anos 1990. Para isso, apresentamos e discutimos alguns documentos que compõem 

esse campo musical e que ultrapassam o registro fonográfico. Tratamos, especificamente, 

do estudo do pagode baiano enquanto fenômeno musical que, entre as décadas de 1990 e 

2000 repercutiu para além dos meios midiáticos de divulgação musical, ocupando espaço 

em programas de TV, publicidades e propagandas diversas, revistas masculinas como a 



Playboy, dentre outros meios, conquistando um público de crianças e adultos, buscando 

entender como as mulheres são representadas nesse gênero musical. 




Catálogo: VIIsimposio


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