P este negra



Baixar 18.24 Kb.
Encontro12.12.2021
Tamanho18.24 Kb.
#20265
PESTE NEGRA

P ESTE NEGRA

O que é?


A Peste Negra foi um surto epidêmico que aconteceu na Europa do século XIV.
P or que recebeu esse nome?
É chamada de Peste Negra, porque a mais comum de suas manifestações, a Bubônica, tem como sintoma característico o aparecimento de pústulas sanguíneas, ou seja, de hemorragias cutâneas “bubas” de cor preta azul. Tipo de pústula ou tumor da pele.
Origem


Acredita-se que a peste negra teve inicio na Ásia Central ou Ásia Oriental.

Após a Ásia atingiu a Crimeia em 1343. De lá foi provavelmente transportadas por pulgas que viviam em ratos que viajavam em navios mercantes genoveses.

Meios de transmissão




Atualmente, a doença é conhecida por ser uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida por animais, produzida por 'Yersinia Pestis', um bacilo descoberto em 1894. Este bacilo foi transmitido por pulgas e outros parasitas de ratos, que quando convivem com pessoas, se espalham facilmente. Além disso, Yersinia Pestis não afetou apenas ratos, mas também roedores selvagens, como marmotas e esquilos, as tocas desses animais geraram um microclima propício para a sobrevivência das pulgas transmissoras. Além disso, suas pulgas são mais resistentes do que as dos ratos, sobrevivendo após a morte de seus hospedeiros. Assim, pode infectar o homem ou outros roedores.

A caça, praticada pelos povos nômades das estepes, contribuiu para a propagação do bacilo, já que as peles desses roedores silvestres foram utilizadas como roupa. 
S intomas

O período de incubação foi de três a cinco dias. A doença se espalhou repentinamente, apresentando nas pessoas sintomas como febre alta, calafrios, náuseas, sede, cansaço físico e tremores. Os restos dos sintomas dependiam da variação da praga contraída. Em sua forma



Bubônica era acompanhada de Dores de cabeça, arrepios constantes, febre, cansaço, diarréia, ínguas e também os nódulos doloridos e de cor escura. Nesta variação o bacilo causador da peste invadia o sistema linfático. O índice de mortalidade desta variação da peste era de cerca 40% a 90% . Suas vítimas aumentavam em tempos de calor e umidade, mas eles não eram contagiadas pelo ar.
Mais grave que a bubônica, com mortalidade de 90%, é a praga em sua variante pulmonar, que foi causada pela passagem do bacilo para os pulmões. Ao contrário da Bubônica, se espalhou mais durante o inverno, tornando-se suspensa no ar. Seus sintomas eram Tosse, dor abdominal, manchas roxas na pele, engasgos e cuspindo sangue. 
No entanto, o mais mortal foi o septicêmico. Não há registros de ninguém tendo ela, que sobreviveu. Causado quando o bacilo, dos bubões ou do pulmão, se espalha pelo resto do corpo, produzindo dificuldade na respiração, sensação de falta de ar, dor no peito, hemorragias cutâneas, febre alta e perda de consciência.

Baixar 18.24 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal