Origami Origem e definição Origami: Arte de dobrar o papel



Baixar 0.69 Mb.
Encontro18.03.2020
Tamanho0.69 Mb.

Origami

Origem e definição

Origami: Arte de dobrar o papel.

A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel eespírito de Deus.

Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origami”

Ori Kami

História

A História do Origami remonta à invenção do papel.

O papel surgiu na China, em 105 a.C. T´Sai Lun misturou fibras vegetais, cascas de árvores e tecidos que, depois de mergulhados em água, e colocados a secar formaram as primeiras folhas de papel.

*** Power Point :1 - História do papel

No império chinês essa técnica tornou-se segredo e foi guardada por muito tempo. No século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo,.

Utilização

  • Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
  • Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
  • Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
  • Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas,oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.

Origami em Portugal

Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros e imediatamente chega a Portugal.

No nosso país teve grande influência nas festas e romarias em que, em algumas delas, as flores naturais foram substituidas pelas de papel.

Festas de Campo Maior;

Festa da Flor na Madeira

Simbologia das formas

No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; Clica aqui

a tartaruga, a longevidade; Clica aqui

cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde. Clica aqui

tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou; Clica aqui

Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.

Diagrama Tsuru

Segue, passo a passo.

Direitos Humanos - 10 de Dezembro

Sadako Sasaki viveu o bombardeio atômico de Hiroshima com a idade de dois. Foi atingida por leucemia dez anos depois. Apesar da sua curta vida nunca deixou de lutar e de acreditar.

Baseando-se numa lenda Janponesa, que diz que quem fizer 1000 Tsurus terá satisfeito um desejo, Sadako passou os seus últimos dias a fazê-los.

Acabou por morrer, mas deixou viva a crença da cronstrução dos Tsurus e, para além de tudo, continua a fazer-nos refletir sobre a guerra.

Através de Sadako Sasaki, pessoas de todo o mundo têm vindo a compreender como a guerra torna as crianças sofrem, em particular, a infelicidade que lhe foi infligida pelo bombardeio atômico. E ter coragem a partir da imagem de Sadako lutar contra a leucemia e agarrado a sua esperança de vida até o fim.

Para veres o video de motivação Clica aqui



Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal