ObservaçÕes sobre tiana, a primeira princesa negra da disney



Baixar 113.58 Kb.
Pdf preview
Página1/6
Encontro11.10.2020
Tamanho113.58 Kb.
  1   2   3   4   5   6


 

 

 



OBSERVAÇÕES SOBRE TIANA, A PRIMEIRA PRINCESA NEGRA DA DISNEY 

 

João Paulo Baliscei - Universidade Estadual de Maringá (UEM) 

Giane Rodrigues de Souza Andrade - Universidade Estadual de Maringá (UEM) 

 

 

 

Literatura infantil e os contos de fadas: da oralidade às produções cinematográficas 

 

A literatura infantil, especificamente os contos de fadas, tem um significado relevante 



para  o  desenvolvimento  infantil.  Pesquisas  no  âmbito  da  psicologia  têm  demonstrado  isso 

(BETTELHEIM, 2002), embora sua repercussão já tenha sido percebida empiricamente desde 

a época em que esses contos eram narrados oralmente por adultos que os utilizavam como um 

meio de manterem vivas as tradições culturais, assim como alertar as pessoas sobre os perigos 

iminentes. 

Em  meados  do  século  XVIII,  com  as  mudanças  ocorridas  na  sociedade,  sobretudo 

decorrentes do crescimento da produção industrial, foi se consolidando uma nova concepção 

de  criança  na  qual  a  infância  é  concebida  como  um  estado  constante  de  irracionalidade  ou 

ausência  da  razão,  atributos  contrários  àqueles  próprios  dos  indivíduos  adultos  (SARAT, 

2009). Segundo Cunha (2011), a literatura infantil acompanhou as mudanças da concepção de 

infância  e  contribuiu  para  sua  consolidação.  Histórias  que  antes  eram  contadas,  sobretudo, 

através  da  oralidade  foram  transcritas,  transformando-se  em  obras  literárias  destinadas, 

principalmente, ao público infantil. Estas narrativas passaram a estar presentes, inclusive, no 

espaço escolar, fazendo parte do cotidiano das crianças.  

Embora  essas  histórias  contribuam  para  o  desenvolvimento  infantil,  chama-nos  a 

atenção  o  fato  de  que  representações  estereotipadas  inerentes  aos  contos  de  fadas  oferecem 

padrões  de  comportamentos  que  são  imitados  pelas  crianças.  Por  vezes,  quando  as  histórias 

retratam  figuras  femininas,  as  chamadas  mocinhas,  representam-nas  magras,  altas,  loiras, 

brancas,  com  cabelos  longos  e  lisos.  São  apresentadas  também  como  fracas  e  incapazes  de 

sobreviver aos perigos sem alguém que lhes proteja: um homem.  

Estas  constatações  são  recorrentes  nos  estudos  de  autores  e  autoras  como  Baliscei 

(2014;  2015),  Cunha  (2008;  2011;  2014),  Giroux  (1995;  2001;  2013),  Nunes  (2010)  e 




 

 

Sabat(2002),  que  investigaram  os  discursos  e  representações  presentes  nas  personagens  de 



contos de fadas, desenhos animados e filmes voltados ao público infantil. 

Dentre os muitos artefatos visuais, neste estudo, discutimos sobre a história A Princesa 



e o Sapo

1

(2009) por se tratar da primeira produção cinematográfica da Disney que apresenta 

um casal negro como protagonista, diferente dos príncipes e princesas de filmes anteriormente 

produzidos  pela  empresa.  Em  razão  disso  questionamos:  Quais  as  representações  sobre 

negritudes são produzidas, oferecidas e divulgadas pelo filme A Princesa e o Sapo

Para debater sobre essa questão, selecionamos onze cenas do filme, considerando que 

nelas podemos identificar e problematizar os modos como personagens negras e brancas são 

apresentadas para o público infantil. 




Catálogo: resources -> anais
anais -> Microsoft Word 1279112989 arquivo artigoXencontrodehistoria doc
anais -> Microsoft Word 1372718783 arquivo artigofazendogenero doc
anais -> Raija maria vanderlei de almeida
anais -> A vida exemplar de Sor. Maria de Jesus, uma agostiniana estigmatizada do Convento de Santa Mônica de Goa (1604-1683)
anais -> Microsoft Word 1364428483 arquivo xxviisnh-aaplicacaodeconhecimentosuniversitariosnapraticaprofissional docx
anais -> Os moreira salles, os setúbal e os villela: a trajetória das principais famílias empresariais do setor bancário brasileiro
anais -> Quem conta a história é quem dá o tom ou narrativas sobre as bonecas abayomi: ancestralidade e resistência das mulheres negras ou romantizaçÃo da escravidãO?
anais -> Cultura africana
anais -> Eliane alves leal
anais -> São caetano do sul e a construçÃo de suas memórias ao longo do século XX


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal