Objeto de conhecimento



Baixar 104.66 Kb.
Página1/13
Encontro07.10.2019
Tamanho104.66 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13



SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3

Falando, escutando, lendo e escrevendo com contos de fadas

4 AULAS


EIXO

Educação literária

UNIDADE TEMÁTICA

Categorias do discurso literário

OBJETO DE CONHECIMENTO

Elementos constitutivos do discursivo narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e recursos expressivos

A. INTRODUÇÃO

Os contos de fadas estão presentes na infância, há séculos, pois são histórias que tematizam vários aspectos da existência humana. Eles nasceram orais e estão presentes em diversos países, pois se adaptaram às tradições e valores de cada lugar. Foram escritos depois da invenção da imprensa e hoje continuam vivos, em diferentes linguagens: cinema, teatro, ópera etc.

Um trabalho, na escola, que contemple os contos de fadas, as relações entre “alfabetização e letramento” e os eixos do ensino de língua portuguesa propicia, aos alunos, uma aprendizagem contextualizada e significativa, na direção de viverem diferentes papéis enunciativos: leitores, produtores, contadores, ouvintes de histórias.

Como a imaginação, a fantasia e o maravilhoso constituem os elementos de expressão dos contos de fadas, os alunos não somente aprendem sobre e com os contos de fadas, mas também brincam com eles, uma vez que a abordagem didática pode dialogar com esse universo, proporcionando que os alunos “aprendam brincando” ou “brinquem aprendendo”.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal